eTwinning
Pretendemos com este trabalho divulgar junto dos professores, alunos, pais e funcionários os projetos eTwinning implementados na nossa escola.
A partilha de boas práticas estará evidenciado no projeto europeu eTwinning. E será igualmente uma oportunidade para nos familiarizarmos com os recursos da plataforma.

It's our aim to inform teachers, students, parents and the school staff about the eTwinning projects that are implemented in our school.
Good practices will be shared and the eTwinning European project will be highlighted. This event will also be an opportunity to get acquainted with the platform's features and be encouraged to register.
Edição Digital - Jornal de Turma (BEACO)
12 - 03 - 2024
A democracia depende de informação livre e de qualidade acessível a todos os cidadãos.
O jornalismo é a principal forma de produzir e disseminar essa informação, todavia, o seu estado atual tem vindo a deteriorar-se, em grande parte devido ao impacto das tecnologias digitais. Grandes empresas dominam as redes sociais, a publicidade e monopolizam a atenção do público.
A quantidade massiva de informação reduziu o valor do jornalismo e as tecnologias de informação diminuíram o papel dos tradicionais meios de comunicação.
Daqui resulta um desafio cada vez maior para educadores ...para a Biblioteca Escolar conferindo importância significativa a projetos como NewStories Channel - RBE e NewStories Channel EU - eTwinning.
É neste contexto que se partilha o resultado de uma atividade CRBE-NewStories Channel desenvolvida na turma 8H em articulação com a professora de Português, Ângela Salgado.
Co-elaboração de uma edição digital de um Jornal de Turma, disponível aqui.
Projeto NewStories Channel - 2.º Ano
27 - 02 - 2024
Integrada nas atividades do projeto de Literacia da Informação e dos Media, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, realizou-se uma nova sessão de News Streaming. A equipa cresceu, tornando-se mais profissional e alargando os seus horizontes ao transformar-se também em projeto europeu eTwinning.
Após vários ensaios, testes e gravações, é com grande orgulho que apresentamos a mais recente edição , completamente gravada e produzida pela nossa equipa, agora composta por 25 alunos, um representante de cada turma do 5.º ao 9.º ano. Todos os elementos desempenharam as necessárias funções no processo de produção, desde a produção e edição até à fotografia, câmara, reportagem, apresentação, locução, assistência técnica. O vídeo foi elaborado com base em atividades e trabalhos realizados em colaboração com o Centro de Recursos da Biblioteca Escolar Adriano Correia de Oliveira. O conteúdo e o texto são da responsabilidade conjunta da equipa de professores do NSC, professores colaboradores e pivots do NewStories, preparados tanto individualmente como em grupo, com a colaboração de colegas de diversos departamentos curriculares. Além disso, incluem-se as valiosas contribuições dos nossos parceiros eTwinning. Os pivots, professores colaboradores e a equipa de professores do NewStories Channel desempenharam um papel crucial na recolha e organização do conteúdo, abrangendo uma variedade de rubricas, desde Desporto, Arte & Cultura, Sociedade, Informação Local, Ciência & Tecnologia, My Europe, Meteorologia e por último, Escolha do Editor. Um critério fundamental na elaboração do vídeo foi garantir a inclusão da voz e participação de todos, refletindo assim a diversidade de pronúncia, dicção e expressão da nossa região e comunidade. Jovens de diversas origens, características e idades uniram-se para realizar um projeto comum verdadeiramente significativo, que os aproxima da escola e facilita a sua realização pessoal e académica. Todos tiveram a oportunidade de apresentar factos, comentários, histórias e notícias das diversas atividades realizadas desde o início do ano letivo, apresentando assim a segunda sessão gravada diretamente dos estúdios da Biblioteca Escolar Adriano Correia de Oliveira. Sabemos que bons leitores em voz alta e bons comunicadores exigem treino, experiência e repetição. O ato de ouvir a si mesmo e aos outros, com atenção especial, mediada por LUZ, CÂMARA, SOM... AÇÃO!!, desempenha um papel fundamental nesse processo de desenvolvimento. Agradecemos ao Diretor, Coordenação, Assistentes Operacionais, Pais e Encarregados de Educação pelo apoio contínuo e encorajamento. Parabéns a toda a equipa do NewStories Channel pelo excelente trabalho realizado !
📽📺📻📳 🎞📽
Receção ao grupo italiano (eTwinning Joint Venture 2 Win)
15 - 02 - 2024

Entre os dias 5 e 11 de fevereiro, a Escola Secundária foi frequentada por 5 alunos e 2 professores da IPS de Ravizza, em Itália, devido à parceria que têm com a turma 12ºD no projeto eTwinning ‘Joint Venture 2 Win’.
Entre momentos mais lúdicos, em que os levamos a conhecer a nossa cidade, os nossos costumes e as nossas iguarias gastronómicas, marcaram presença na Cozinha Pedagógica, onde, no seguimento do projeto, confecionaram vários tipos de bolachas, e na Mostra Educativa, não só fazendo o circuito de uma turma do 9º ano para conhecerem o que a nossa escola tem para oferecer, mas também com a elaboração de um quiz em Inglês sobre a Itália, dando oportunidade aos diferentes grupos de competirem uns com os outros.
Foi uma semana bastante enriquecedora para os nossos alunos uma vez que puderam estar em contacto com diferentes abordagens profissionais ao mesmo tempo que comunicavam em Inglês, em situação real.
Quem sabe, no próximo ano letivo, a situação não se inverte e somos nós a ir lá… Fingers crossed!

Fotos
Projeto eTwinning ‘Joint Venture 2 Win’
15 - 02 - 2024


No âmbito do programa eTwinning, este ano letivo, o 12ºD está a desenvolver o projeto ‘Jointoventure’ em parceria com uma escola italiana de Ravizza. O objetivo é, juntos, criarem uma empresa recorrendo aos recursos naturais e humanos de cada escola.
Assim, e porque as macieiras da nossa escola estavam carregadas de maças, a parte de Cozinha-Pastelaria da turma colheu-as e confecionou uma deliciosa compota, enquanto a parte de Multimédia foi responsável pelos registos de vídeo e fotográficos da confeção do produto e pela criação de vários logótipos e slogans de promoção, que foram a votação na escola italiana. Já os parceiros italianos, que também estão na área de Cozinha e Pastelaria, comprometeram-se a imaginar receitas de tostas, bolachas ou biscoitos para acompanhar a compota.
No dia 6 de fevereiro, aquando da vinda à nossa escola, e após 2 horas na cozinha, foi a vez dos alunos do 12ºD provarem e escolherem as bolachas que preferiam.
No final deste ano letivo, todo este percurso ficará registado num site construído pelas duas escolas e partilhado com ambas as comunidades escolares.

Foto
eTwinning: 1Turma, 2Projetos, 8Discipinas, 20Alunos
30 - 01 - 2024

Os alunos da turma 8ºE envolveram-se ativamente nos projetos eTwinning Citius Altius Fortius - Getting ready for Paris 2024 e NewStories Channel Europe.
Ambos os projetos integram diversas disciplinas da turma articulando com projetos interdisciplinares realizados ao longo do ano.
Apesar de constrangimentos ainda existentes na nova plataforma europeia, os alunos têm desenvolvido tarefas curriculares de forma colaborativa com os parceiros das outras escolas. O desenvolvimento da literacia digital com recurso às tecnologias, a aquisição de competências essenciais em diversas áreas, concretizam-se numa aprendizagem significativa e motivadora através do eTwinning.
A participação da turma no projeto NewStories Channel EU irá decorrer durante o próximo semestre em estreita parceria com a equipa de pivots NewStories Channel, os alunos do Clube Europeu e da Academia Junior eTwinning.

Registo de momentos
etwinning - Selos europeus de qualidade AEGN
17 - 01 - 2024

É com grande orgulho que anunciamos que o Agrupamento Escolas Gaia Nascente foi agraciado com três prestigiosos Selos europeus de qualidade, em reconhecimento ao excecional e inovador trabalho realizado por nossos dedicados professores e alunos nos projetos eTwinning 'Upcycling Designs', 'Storytelling for Impact' e ´Europe Alphabet´. Essa conquista destaca não apenas a excelência educacional, mas também a capacidade de nossos educadores e alunos em transcender fronteiras e criar impacto positivo por meio de projetos colaborativos.
Parabéns a todos os envolvidos por essa notável realização!

eTwinning Citius, Altius Fortius e NewStories Channel EU
15 - 01 - 2024

No âmbito dos projetos eTwinning Citius, Altius Fortius e NewStories Channel EU desenvolvidos em articulação com os projetos interdisciplinares do 8.º ano, foi organizada a troca de Postais de Natal com mensagens em Inglês, Francês e Português.
Os nossos cartões já foram enviados ... e mensagens de Natal já começaram a chegar à Escola Adriano Correia de Oliveira!

Registos
eTwinning Citius Altius Fortius II - Getting Ready for Paris 2024
10 - 12 - 2023

A valorização do desporto contribui para a integração e inclusão da comunidade escolar, criando motivação extra para a prática desportiva, a saúde, a harmonia e bem-estar ...o sucesso educativo.
Vídeo conferência realizada no dia 6 de Dezembro um espaço de comunicação e encontro para a aprendizagem colaborativa entre alunos europeus mediados pelos respetivos professores.
eTwinning - Selos Nacionais de Qualidade 2023
19 - 09 - 2023

Enquanto agrupamento eTwinning continuamos a promover projetos educativos relevantes para alunos e professores, inspirando outras escolas e a comunidade, tendo-nos sido atribuído os selos nacionais de qualidade 2023, nos projetos:

- "Storytelling for Impact: Our Heritage" (EBACO)
- "Upcycling Designs" (EBACO)
- "Europe Alphabet" 1º ciclo (EB Aldeia Nova e EB Fernando Guedes)
- "100Flavours0Waste" Ensino Profissional (ESGN)

Estes projetos evidenciaram de forma clara os critérios de qualidade em avaliação.
Parabéns a todos os envolvidos e um agradecimento especial à professora Laura Guerra, pela sua preciosa colaboração no projeto "Upcycling Designs".
Selo nacional de qualidade | eTwinning "100Flavours0Waste"
26 - 07 - 2023

No dia 13 de julho foi atribuído o selo nacional de qualidade ao projeto eTwinning "100Flavours0Waste", em que participaram as turmas do 11ºD e do 12ºC, dos cursos profissionais de Cozinha-Pastelaria e Multimédia sob a orientação dos professores Emanuel Silva, Sónia Sousa e Sara Carvalho, em parceria com uma turma de uma escola italiana.
Para além de terem a oportunidade de aprender de uma forma inovadora e em contexto real de comunicação, verem o seu trabalho reconhecido e recompensado é sempre muito gratificante.
Parabéns a todos os envolvidos!

Site do projeto "100Flavours0Waste"
eTwinning Citius, Altius, Fortius - Getting Ready for Paris 2024
30 - 06- 2023
Citius, Altius, Fortius - Getting Ready for Paris 2024 idealiza a valorização do desporto, contribui para a integração e inclusão da comunidade escolar, criando motivação extra para a prática desportiva.
Projeto eTwinning desenvolvido na Escola Adriano Correia de Oliveira, no âmbito curricular das disciplinas de Matemática, Português, Inglês, Educação Física, Ciências, Físico-Química, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento, criou espaço para a aprendizagem colaborativa entre alunos europeus mediados pelos respetivos professores.
Implementado em articulação com as atividades Matem@cias - CRBE, apresenta-se aqui o trabalho da turma G do 8.ºano: tochas olímpicas originais e criativas com a aplicação prática dos princípios da geometria e da matemática.
O projeto deverá continuar no ano letivo de 23-24 com mais novidades...
Vídeo
Selo Digital Escola etwinning
26 - 06- 2023




Parabéns a todos os envolvidos, pelo excelente trabalho realizado!
100Flavours0Waste
10 - 06- 2023
Quase na reta final do projeto eTwinning 100Flavours0Waste convidamos toda a comunidade a conhecer o projeto e todas as etapas do mesmo.

O projeto pode ser seguido nas seguintes páginas web:
Site da escola Ravizza Novara
Site da escola Gaia Nascente
"NewStories Channel" e 7 Dias com os Media
17 - 05- 2023
A literacia da informação e dos media é fundamental nos dias de hoje. Com a quantidade de informação disponível nos diversos meios de comunicação, é importante que os alunos desenvolvam competências críticas para filtrar e avaliar as notícias que consomem e tornarem-se jovens informados e participativos.
No âmbito das atividades previstas no projeto NewStories Channel, associando-se à operação do Grupo de Informação e Literacia Mediática - 7 Dias com os Media, os alunos das turmas do 6.º ano com os professores de Português e Cidadania, observaram, selecionaram e comentaram pequenas peças com a colaboração dos pais e Encarregados de Educação.
Os trabalhos fazem parte de uma exposição sobre a importância do jornalismo realizada em simultâneo com os alunos do 9.º ano.

Ver aqui
Dia da Europa com "Breakout Room"
17 - 05- 2023
9 de Maio - Dia da Europa - Celebração da paz e da unidade do continente europeu Numa época tão preocupante, torna-se essencial recordar valores fundamentais: a liberdade, a democracia, o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, incluindo a igualdade perante a lei, a solidariedade e o Estado de Direito.
Dia da Europa com Breakout Room realizado em articulação com Clube Europeu - Adriano Correia de Oliveira para o Dia da Europa 2023

Descobre tu também se és um verdadeiro cidadão europeu! >>> Aqui
“EUROPE ALPHABET” Projeto Etwinning 22/23 (Inglês 1º Ciclo EB)
05 - 06 - 2023
Ao longo deste ano letivo, no âmbito da disciplina de Inglês 1º Ciclo, as turmas 4FG (EB Fernando Guedes) e 4S (EB do Sardão) colaboraram no projeto etwinning “Europe Alphabet”, em parceria com escolas de Itália e Turquia. Este projeto teve como fio condutor a realização de atividades colaborativas, a partir das letras da palavra EUROPE: E… like Esafety; U… like Union; R… like Rhythm; O… like Origami; P… like Poetry; E… like Earth. Entre os objetivos estão o desenvolvimento de competências nas diversas áreas do saber, a promoção de atitudes corretas perante o nosso planeta, o aperfeiçoamento de competências ao nível da língua inglesa, a promoção de uma cidadania europeia e, de uma forma geral, o desenvolvimento, em inglês, das competências comunicativa, intercultural e estratégica.
O nosso agradecimento a todos os intervenientes (alunos, professores titulares e Enc. Educação).
> Livro colaborativo: “E… like Esafety”
> Canção colaborativa: “If you´re happy…”
Academia Júnior eTwinning
28 - 04 - 2023
<>

No segundo ano da Academia Júnior eTwinning reúnem-se neste vídeo alguns momentos das atividades e projetos desenvolvidos do Agrupamento Escolas Gaia Nascente.

Ver vídeo
Projeto Líderes Digitais - Dia da Internet +Segura 2023
07 - 03- 2023
Os Líderes Digitais do AEGN assinalaram a data partilhando o resultado do seu trabalho acerca de questões de Cidadania Digital e Segurança Online.
Os Benjamins - turmas 4aFG e 4S - prepararam Comics acerca do tema na disciplina de Inglês. Decidiram os temas em estreita ligação com o projeto etwinning "Europe alphabet" no qual colaboram, trabalharam em grupos, exploraram a aplicação ToonyTool e partilharam os seus trabalhos. No fim, organizaram uma votação, selecionaram os favoritos e apresentaram os trabalhos numa exposição.
Na Escola Adriano Correia de Oliveira, após a apresentação presencial e online à comunidade educativa em Outubro 2022, os Líderes Digitais reuniram-se em grande grupo em diversas ocasiões: i) fizerem ponto da situação, trocaram impressões, definiram plano de trabalho para o ano em curso; ii) organizaram e ultimaram material, acederam a novas aplicações, enfim... juntos para resolver problemas e esclarecer dúvidas...Sob a coordenação da equipa de professores responsáveis, os alunos mais velhos e com mais experiência deram apoio aos mais novos...
As atividades realizadas (criação de avatares com recurso a novas aplicações, acesso e utilização de email e ferramentas da Google Drive, partilha de espaços colaborativos como GDrive, Padlet, Genially, Canva, Powtoon) foram uma oportunidade para estes alunos se aperceberem das questões de direitos de autor, de como carregar e editar fotografias, imagens, aplicar backgrounds, enfim, envolverem-se num projeto comum, experimentarem técnicas e ferramentas digitais num ambiente digital seguro de forma crítica e criativa.
Don't forget ... Connect, Reflect, Protect...!
eTwinning - Citius, Altius, Fortius 2 ∞
23 - 02- 2023
Projeto eTwinning "Citius, Altius, Fortius 2 ∞", em articulação com as disciplinas de Português,Inglês, Matemática, Ciências, Físico-Química, Educação Visual, Educação Física, Música e Cidadania, com as turmas 9ºI, 9ºH e 8ºG.
Depois do recente encontro online, os eTwinners CAF 2 enviaram as suas propostas para a escolha da imagem que representará o projeto. De entre 22 propostas recebidas, elaboradas por alunos e professores, selecionou-se a proposta n.º22 :)
Publicam-se agora os cinco mais votados.
Projeto etwinning "100flavours0waste" - Cursos Profissionais
30 - 01- 2023
Os alunos das turmas 11ºD, de Cozinha e Pastelaria e Multimédia, e 12ºC, de Multimédia, estão, desde novembro, a trabalhar em parceria com uma escola de Itália no projeto "100Flavours0Waste".
O projeto valoriza os produtos locais e a importância de os usarmos para diminuir a pegada ecológica, para além disso tem ainda por objetivo tornar os jovens mais conscientes da importância de reduzir o desperdício de alimentos na cozinha e mais confiantes para cozinhar e experimentar novas receitas, melhorar as suas capacidades técnicas e pessoais (nomeadamente em Cozinha, Inglês, Multimédia, trabalho em equipa e comunicação) e fazê-los compreender melhor a importância dos valores europeus.
E o que eles já fizeram!!!
Começaram por se apresentar uns aos outros através da publicação de um texto sobre si próprios em Inglês num padlet e, em dezembro, fizeram o mesmo mas falando sobre as tradições de Natal que vivem nos seus países.
Paralelamente, os alunos do 12ºC criaram vários logotipos para o projeto e especificaram os critérios de seleção para que os alunos italianos elegessem o que mais lhes agradasse e passasse a ser o rosto do projeto.
Posteriormente, foi feita a escolha dos 3 ingredientes típicos e sazonais que cada escola apresentou na reunião online que teve lugar no dia 25 de janeiro, e para a qual os alunos de Multimédia elaboraram um cartaz de promoção.
Tudo isto poderá ser visto no site desenvolvido para o projeto pelos alunos Italianos.
O que se seguirá? Sim, porque não fica por aqui… Em breve haverá mais novidades… Curiosos? Ótimo…
Projeto eTwinning "20.º aniversário do Dia Europeu das Línguas"
13 - 01- 2023
Vamos celebrar juntos o 20.º aniversário do Dia Europeu das Línguas !
Queremos promover a diversidade linguística e cultural dos povos europeus. Por isso, alunos de diferentes países trocam postais com mensagens na sua língua materna e em inglês, partilham algo sobre si mesmos, a sua cidade natal e algumas palavras-chave na sua língua materna. Prepararam-se exposições, veem-se vídeos, partilham informação e idiomas que aprenderam com seus novos amigos europeus.
eTwinning Homepage
Projeto eTwinning "Citius, Altius, Fortius, 2 ∞"
13 - 01- 2023
Citius, Altius, Fortius, 2 ∞ é uma viagem histórico-geográfica pelos Jogos Olímpicos, os seus símbolos e o seu impacto na História, especialmente com os próximos Jogos de 2024 em Paris.
O objetivo principal é aumentar a motivação e o interesse dos alunos pela história, igualdade de gênero e ciências, cidadania através do desporto. Pretende-se que os alunos descubram e investiguem sobre diferentes marcos históricos, a origem e história dos jogos, arte e mitologia, atletas famosos.
Este projeto visa o envolvimento dos alunos na atividade desportiva através de um trabalho pedagógico interdisciplinar e a organização de um evento desportivo no final do ano com atletas de renome. Os valores olímpicos e seu lema serão aprendidos, apresentados, praticados e compartilhados de forma motivadora e dinâmica envolvendo professores, pais e comunidade local.
eTwinning Homepage
Projeto eTwinning "Frankenstein or The Modern Prometheus"
13 - 01- 2023
A leitura extensiva de obras clássicas contribui para a garantia de uma aprendizagem de qualidade, estimula as competências de leitura nos alunos e aumenta o conhecimento.
"Frankenstein or The Modern Prometheus" de Mary Shelley é uma volta ao mundo e leva o leitor numa aventuras extraordinária. Alunos e professores de diferentes países realizam trabalho de projeto colaborativo por meio de uma abordagem interdisciplinar. Cria-se a oportunidade para conhecer o autor, as personagens, o enredo e temas como sociedade e classe, ciência e tecnologia, homem e mundo natural, relações pessoais, países e cidades onde o romance se passa. Desenvolvem-se competências de leitura e escrita em L2 usando diferentes meios, por através do trabalho colaborativo com recurso a diferentes ferramentas digitais. Partilham, simultaneamente, informação sobre si mesmos, gostos, passatempos, hábitos de leitura,…
eTwinning Homepage
Projeto eTwinning "Storytelling for Impact: Our Heritage"
15 - 11- 2022


Projeto eTwinning "Storytelling for Impact: Our Heritage"

Em desenvolvimento na Escola Básica Adriano Correia de Oliveira e em parceria com 14 países.

Vídeo do segundo webinar, que decorreu no dia 14 de novembro: ver aqui
Etwinning no Ensino Profissional: como começar?
10 - 11- 2022
No dia 9 de novembro realizou-se uma ação de formação com todos os docentes do ensino profissional do agrupamento sobre o eTwinning.
A formação iniciou com a apresentação do que é o eTwinning: a sua universalidade, plasticidade e utilidade para professores e alunos.
Foi dado a conhecer os passos necessários para a realização de um projeto eTwinning e de seguida foi exibido a reportagem realizada com a comitiva portuguesa que participou no Seminário Multilateral eTwinning “Wine and food tourism”, decorrido em Alba, Itália, entre os dias 04 e 06 de outubro de 2022.
Posteriormente e em trabalho síncrono os docentes realizaram a sua inscrição na plataforma https://school-education.ec.europa.eu/pt, tendo sido auxiliados pelos dinamizadores desta disseminação.
No final, foram mostrados diversos projetos e o processo necessário para neles participar.
Selo Nacional de Qualidade eTwinning
21 - 10- 2022
Selo Nacional de Qualidade eTwinning entregue aos eTwinners 🥇🥇 pelos projetos:
- Breath for Nature
- SEA
- Intruder Alert
- Books and Places
- Many Tongues, One Union - DEL 2021

Muitos Parabéns !

"Pupil Quality Label" - ver vídeo
Selo Nacional de Qualidade (SNQ) eTwinning
04 - 10- 2022
A Direção Geral de Educação e o Serviço Nacional de Apoio eTwinning reconheceram com Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2021-2022 os seguintes projetos:
SEA, A Breath For Nature, Books and Places is Back - Prof. Lucinda Cardoso
A Breath For Nature, Books and Places is Back - Prof. Maria João Rios
Intruder Alert. - Prof. Sandra Santos e Prof. Manuela Costa
Languages Travel Through Europe, Books and Places is Back, A Breath For Nature - Prof. Ana Maria Cruz
O trabalho desenvolvido é relevante à luz de cinco critérios:inovação pedagógica, integração curricular, colaboração entre escolas parceiras, utilização das tecnologias, resultados, impacto e documentação.
Obrigada aos colegas envolvidos pela dedicação, disponibilidade e profissionalismo.

Apresentação sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano: Vídeo
Multilateral eTwinning Seminar for VET teachers
25 - 10- 2022
Nos dias 4,5 e 6 de outubro decorreu o evento Multilateral eTwinning Seminar for VET teachers “Wine and food tourism” em Itália. Este teve a participação de dois professores do Ensino Profissional do Agrupamento.
A participação neste seminário tinha como principal objetivo a internacionalização do ensino profissional do agrupamento, com a inclusão de projetos eTwinning no desenvolvimento da formação.
O evento era dedicado ao ensino profissional na área do turismo, cozinha/pastelaria e restaurante/bar, apesar disso participaram no evento professores de diferentes áreas disciplinares que tinham como ponto em comum a lecionação nas suas escolas da temática do vinho, alimentação e turismo. Para além da participação da delegação portuguesa, estiveram no evento professores de vários países: Albânia, Chipre, Itália, Líbano, Países Baixos, Polónia, Sérvia e Eslovénia.
Os trabalhos foram iniciados com uma receção na Scuola Enologica “IISS Umberto I” Alba, seguida de uma atividade designada de speed-Twinning, que permitiu um primeiro contacto com professores de outras nacionalidades, esta atividade correu muito bem e foram imediatamente estabelecidas sinergias entre os participantes. A atividade permitiu aos nossos professores uma comunicação direta com 12 participantes de diferentes nacionalidades e o facto é que de uma dessas “conversas” surgiu a ideia para o projeto que submeteram no último dia dos trabalhos e o qual já teve aprovação.
No segundo dia, os trabalhos começaram com uma atividade ao ar livre que consistiu na vindima de vinhas da escola enológica, sendo que, cada grupo de professores foi acompanhado por um aluno da escola enológica, que por sua vez era supervisionado por um professor. A atividade foi curta e atingiu o objetivo a que se destinava: promover o trabalho colaborativo entre todos, num ambiente descontraído.
Posteriormente seguiram os trabalhos em sessão plenária, com uma curta apresentação, seguida de dois exemplos relevantes de projetos eTwinning, assim como uma comunicação sobre as linhas que os projetos devem seguir para terem sucesso.
O almoço foi realizado com lugares marcados, misturando-se as diferentes nacionalidades e também serviu para o estabelecimento de contactos. Da parte da tarde os participantes reuniram-se em grupos, desenvolvendo os projetos que anteriormente tinham acordado.
Os professes de Gaia Nascente deram continuidade ao projeto que tinham aflorado no speed-Twinning - “100flavours0waste”. Tendo-se juntado ao projeto 1 cipriota, 1 neerlandês e 3 italianos.
No último dia do seminário o projeto foi submetido e apresentados aos restantes participantes.
Agora iremos fazer a disseminação desta participação, contando que mais professores se juntem ao projeto e que outros comecem novos projetos que venham a melhorar as competências dos nossos alunos.
Vídeo de Apresentação
Books and Places is Back!
14 - 06 - 2022
São 60 os trabalhos elaborados na disciplina de Educação Visual pelos alunos das turmas 8G, 8H e 8I.
Cada aluno escolheu uma frase da obra de Mary Shelley, 'Frankenstein, or The Modern Prometheus' e reinterpretou-a tornando-a uma obra pessoal e única.
Cada aluno revela uma perspectiva singular e original!
Afinal, A R T E é isto mesmo!
Um conjunto extraordinário que nos leva ao longo da narrativa.
Os autores decidiram organizar um questionário aberto a todas as turmas para selecionarem os trabalhos preferidos, tendo em conta elementos como Criatividade, Apresentação, Complexidade, Materiais...
O resultado será publicado esta semana...
#eTwinning AJE - Desafio 2
14 - 06 - 2022

#eTwinning AJE - Desafio 2

Exposição de cartazes criados pelos alunos Academia Júnior eTwinning (AJE) do Agrupamento Gaia Nascente.
O cartaz elaborado em conjunto pelos dois grupos do 1.º Ciclo foi selecionado para representar AJE do agrupamento.

Parabéns a todos os eTwinners!
'Frankenstein; or, The Modern Prometheus', Mary Shelley
14 - 06 - 2022
Os alunos da turmas E e F do 9.º ano da Escola Adriano Correia de Oliveira participaram numa sessão Google Maps, com o Professor José Ramiro Pimenta da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Aprenderam a usar a ferramenta, reconstruiram as viagens de Victor Frankenstein, identificaram o espaço onde a obra se desenrola, (re)conheceram monumentos, personalidades, factos culturais, históricos a partir das referências textuais e informação recolhida na obra analisada em sala de aula.
A Literatura associada à Ciência da Cartografia e às Tecnologias Digitais... A atividade realizou-se em articulação com as professoras de Inglês, Físico-Química e Clube Europeu em colaboração com o Centro de Recursos Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto #RBE e #eTwinning 'Books and Places is Back'.
aqui e aqui
Videoconferência projeto eTwinning
14 - 06 - 2022
Books and Places is Back!
eTwinners reuniram-se para apresentar o produto final, partilhar resultados e feedback.
Um pequeno vídeo resumiu o projeto. Os alunos deixaram o seu testemunho acerca da obra e da experiência eTwinning através de um pequeno questionário. Criaram nuvens de palavras de forma colaborativa e no final todos se divertiram a jogar um escape game escolhido e elaborado pelos próprios alunos.
'Frankenstein - The Game' - Organizados em grupo, os alunos da turma 8I criaram desafios, definiram as questões sobre as diferentes disciplinas envolvidas: Inglês, Física-Química, Geografia, Educação Visual, Português e TIC.
Obrigada a todos os professores e a todos os alunos envolvidos!
Aceita tu também o desafio. Vê aqui
O Jornal de Notícias veio de novo à Escola
14 - 06 - 2022
Entre 3 e 9 de maio de 2022 assinalamos os 7 Dias com os Media.
Desenvolveram-se atividades que contribuem para melhorar a forma como os jovens se relacionam com/através dos media. Procura-se promover o conhecimento do universo dos diversos meios de comunicação (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Redes Sociais, Videojogos…) contribuindo para uma maior capacitação da comunidade educativa em relação aos media.
O Jornal de Notícias veio de novo à Escola.
As turmas E e F do 8.° ano em articulação com a disciplina de Português analisaram e comentaram notícias, perceberam melhor como se valida informação, o papel do jornalista e dos Media. Os alunos elaboraram comentários sobre o tema que transformaram em podcasts partilhados na G Classroom, redes sociais e site da biblioteca. Em articulação com os professores de inglês do 8.° ano deu-se início à construção de um mural com o tema "My favourite social media is ...". A turma I do 8.º ano inaugurou a exposição.
Os Líderes Digitais também se associaram à iniciativa. Dia 9 de Maio visitamos os Líderes Digitais Benjamins na Escola de Aldeia Nova para finalizar o conjunto de iniciativas previstas nesta semana, com uma sessão de esclarecimento sobre ‘Digital Safety and Netiquette’, a sua relação com os Media Tradicionais, a Internet, as Redes Sociais e "Games".
Os mais velhos apresentaram o projeto SeguraNet, partilharam Boas Práticas e alguns exemplos da sua atividade realizada junto da comunidade educativa ao longo deste ano.
Os Benjamins tiveram a oportunidade de colocar algumas questões aos mais crescidos, trocaram-se ideias e sugestões que os ajudarão à realizar a atividade prevista para o 3.º período junto dos pais, professores e seus pares.
Este foi também um encontro de eTwinners no qual se fez o ponto da situação das atividades no âmbito da Academia Júnior eTwinning - AEGN.
Trata-se de formar jovens, autónomos, responsáveis e cidadãos ativos.
Para finalizar o CRBE e os Líderes Digitais produziram, apresentaram e partilharam online um pequeno vídeo sobre os Media de uma forma bastante original. A imprensa escrita, livro, cinema, rádio, televisão, Web mas também as redes sociais, Games e outras plataformas e ferramentas de comunicação digital e interativa.
Escuta e descobre quais foram as suas escolhas !! Vejam aqui
Books and Places - Leituras em Inglês com a Biblioteca
14 - 06 - 2022


The Adventures of Tom Sawyer com as turmas F, G, H, I e J do 6.º ano em articulação com as professoras de Inglês.
No final da leitura em sala de aula os alunos vieram conhecer um pouco melhor um dos mais famosos autores americanos, Mark Twain, os locais onde cresceu, as personagens que o inspiraram e o rio Mississippi ... tudo se confunde com a história da nação americana.
Vejam aqui
Projeto eTwinning “Intruder Alert!"
27 - 05- 2022

No âmbito da disciplina de Inglês 1º Ciclo, as turmas 4FG (EB Fernando Guedes) e 4AN (EB Aldeia Nova) colaboraram no projeto etwinning “Intruder Alert!”, em parceria com escolas de Itália, Grécia e Turquia.
Entre os objetivos estão a sensibilização dos alunos sobre o tema “Media Literacy and Disinformation” e o desenvolvimento, em inglês, das competências comunicativa, intercultural e estratégica. Os alunos participaram ainda na ”Academia Júnior etwinning” e em “Líderes Digitais Benjamins” com a elaboração de um poster identificativo e folhetos com “Netiquette” (segurança online).
O nosso agradecimento a todos os intervenientes (alunos, professores titulares e Enc. Educação).
Vejam aqui
eTwinning SEA
09 - 05 - 2022




Os alunos da turma H do 8ºano, no âmbito do projeto eTwinning SEA (Strong, Effective and Amazing) têm desenvolvido alguns produtos de modo colaborativo.
Segue os links e encontra uma amostra desses trabalhos.

Vejam aqui
e aqui
Ada Lovelace

Ada Lovelace, o algoritmo e a linguagem do computador .
Exposição com os trabalhos realizados na disciplina de Inglês com a turma I do 8.º ano integrada nas atividades Codeweek e Dia de Ada Lovelace assinalando-se o mês da Cibersegurança.
Pretende-se dar destaque ao papel da mulher na ciência, tecnologia, engenharia e matemática ao mesmo tempo que aprendem a língua de Shakespeare.
Uma estrela para cada projeto premiado

Estamos de Parabéns

!! Uma estrela para cada projeto premiado


Veja aqui a Apresentação!
Labels
Snack Attack

Children tend to have junk food with a lot of packaging with two problems, health, and rubbish.
We want to work through problem-solving methodology in order to lead the children to identify the problem and find different solutions (0 km food, reduction of waste and rubbish) to different problems., (allergies and obesity, pollution, etc). The students will synergically work through surveys and research to investigate the reality, they will discuss and debate to find solutions, they will create leaflets and materials to disseminate their research and products among the school community and beyond.

Homepage
Citius, Altius, Fortius

Citius, Altius, Fortius ∞ is a journey through the Olympic and Paralympic Games which intends to increase students’ interest for Mathematics and apply their principles to sports.
Students are expected to develop English language skills and communicative competences; learn about the story of Olympic Games and Paralympics; get acquainted with the different torches and draw new ones using mathematical concepts.
In short students are to get involved in sports activity through cross-curricular-pedagogical work.

Homepage
New Books same Places

The Common European Framework of Reference for Languages (CEFR) provides a method of learning, teaching and assessing which applies to all languages in Europe.
Extensive reading helps to stimulate students’ reading skills and increases their cross-curricular knowledge in a challenging way.
Moreover, this practice provides cultural information, vocabulary and enables us to explore a wide range of topics through English.
Classic novels in English literature are a tour around the world and the beginning of an adventure. Students will have the opportunity to know the country-(ies)/city(ies) where the novel takes place.
Our purpose is to create learning opportunities through collaborative work among and between colleagues of different subjects and learners at different levels in and out of the classroom through the critical and safe use of ICt tools.

Homepage
Christmas Card Exchange


Christmas is coming and it's the best time to change good wishes and beautiful cards
Pupils all over Europe will exchange self-made Christmas cards by traditional mail e digitalin order to create a product (a poster, a calendar, ebook map). Pupil decorate their postcards, write a brief description wish a Merry Christmas in their mother tongue and also with an English translation. Students will meet online to send Christmas wishes and sing Christmas Carrols of their countries.

Homepage
Frames For Films
The activities in this project aim at enhancing pupils’ English writing, speaking and presentation skills. Pupils are expected to engage in activities that promote collaborative learning.
Pupils will learn about:
  1. Cinema and Films (European and national): sts will be encouraged to watch films from a variety of sources and types
  2. Jobs and activities related to cinema, parts of the film , soundtrack, Sts will enhance Visual and Media Literacy: Pupils should understand how the film and moving image they consume make meaning
  3. Differences and similarities Films and Books (scenes / excerpts)
  4. Censorship: What is it? Is there still any form of banning?
  5. Get inspired to create one
They’ll develop self-directed learning, social, civic and cultural competences, vocabulary, language skills and raise awareness of a number of different topics: Science, (Jurassic Park) History, (The Queen, The King’s Speech), Art, Geography, Biographies, Law , Fiction...

Homepage
Light me the way
Students from different countries will carry out collaborative project work, to make a final product about the the importance of knowing well the light to exercise active citizenship and prevent climate change. The subject of light will be examined through interdisciplinary studies.
The topic of light will be investigated in every possible aspect:
  • Astronomy - KNOWING THE UNIVERSE THROUGH THE LIGHT;
  • Environmental :Light and green houses, Light pollution, climate change and light and new photovoltaic panels with organic compounds;
  • Chemical: Photochemical reactions;
  • Biological: The importance of photosynthesis for all living thing. Investigations into photosynthesis;
  • Physical: refraction and reflection of light and electromagnetic waves;
  • Mathematical: description of the Mathematical Model of refraction and reflection;
  • Artistic:Light and Shadow....
  • Financial: Sun light and electricity or energy by solar photovoltaic panels or solar heaters.

Homepage
In line with scientists
12 - 04 - 2020


This project aims to increase students' awareness of science by acquiring accurate information and to contribute to their scientific literacy skills. In the world we live in, contemporary science, art and philosophy are the basis of humanly living. Within the scope of the project, practical activities that will contribute to the creative, critical thinking and entrepreneurship skills of the students will also be held.

Homepage
Many Tongues One Union - European Day Of Languages 2020
12 - 04 - 2020


A short term project – celebration of European Day of Languages 2020.
The main purpose is to promote the linguistic and cultural diversity of European peoples. Students in a creative and pleasant way present themselves, their hometowns in English and share some key vocabulary from their mother tongues.
Everybody writes a postcard/draw a picture/make a poster. They are completed and send off to all project partners.
On Twinspace, the partners share pictures of their work, present themselves, their schools, cities, countries. They prepare videos with a song in their mother tongue.
Finally, there are exhibitions of postcards received in every partner school, the students share informations and languages they have learnt from their new European friends.
Homepage
Cerimónia de entrega de prémios nacionais eTwinning
23 - 12 - 2020


No dia 15 de dezembro celebrou-se online a entrega de prémios nacionais eTwinning. Esta cerimónia foi acompanhada em direto pelos docentes e alunos envolvidos, bem como pelo Sr. Diretor Rui Vanzeller, no auditório da Escola Fernando Guedes. O nosso agrupamento foi galardoado com Prémios Nacionais em duas categorias:

1º Ciclo- projeto “Box of stories: once upon a time”, desenvolvido pela turma 4C da EB1 Cabanões
3º Ciclo- projeto “Chemistry behind bread” desenvolvido nas turmas 5I e 8F da EBACO

Obrigada a todos pela vossa presença! Link para o vídeo: https://animoto.com/play/fhj0hF26Z715Zp4H8IJjVA
Prémios nacionais etwinning - Chemistry Behind Bread
18 - 12 - 2020


Vídeo apresentado na cerimónia de entrega de prémios nacionais etwinning, realizada no dia 15 de dezembro de 2020 e ilustrativo das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Chemistry Behind Bread, vencedor na categoria 3ºciclo.

Veja o vídeo aqui!
Prémio Nacional Etwinning 2020 - Categoria do 1º Ciclo do Ensino Básico
03 - 11 - 2020

No dia 2 de novembro foram divulgados os Prémios Nacionais Etwinning 2020.
O projeto “Box of stories: Once upon a time…” após ter sido distinguido com Selo Nacional de Qualidade e Selo Europeu de Qualidade, recebeu também o Prémio Nacional Etwinning na categoria do 1º CEB.
Este projeto foi desenvolvido pela professora de Inglês, Sandra Santos, com a turma 4C da EB1 Cabanões em colaboração com 6 países (Itália, Eslováquia, Turquia, Roménia, Croácia e Bulgária) e duas parceiras nacionais do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco, num total de 16 docentes e 154 alunos.
Obrigada a todos pela colaboração!
Segue-se a divulgação dos prémios:https://video.link/w/Lazvb
Prémio Nacional eTwinning 2020
03 - 11 - 2020




O projeto “Chemistry Behind Bread” coordenado pela professora Lucinda Cardoso do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, recebeu no dia 2 de novembro, o Prémio Nacional eTwinning 2020, na categoria relativa ao 3ºCiclo do Ensino Básico.
Participaram neste projeto 9 países (Portugal, França, Grécia, Jordânia, Turquia, Espanha, Roménia, Arménia e Itália) com 130 estudantes e 15 professores. Teve ainda como parceiros nacionais as professores Ana Maria Cruz, Isabel Rodrigues (Agrupamento de Escolas Gaia Nascente) e Elisa Saraiva (Agrupamento de Escolas D.Maria II).
Já lhe tinha sido atribuído o Selo Nacional de Qualidade e o Selo Europeu de Qualidade.
O trabalho desenvolvido neste projeto foi considerado muito relevante à luz de cinco critérios avaliados: inovação pedagógica, integração curricular, colaboração entre escolas parceiras, utilização das tecnologias, resultados, impacto e documentação.
Obrigada a todos os colegas envolvidos pela dedicação, disponibilidade e profissionalismo.
Selos Europeus de Qualidade
28 - 10 - 2020


O Agrupamento de Escolas Gaia Nascente foi distinguido com os Selos Europeus de Qualidade pelo excelente trabalho desenvolvido nos projetos eTwinning " Chemistry Behind Bread" e "Let´s Measure Our Water FootPrint" dinamizados no passado ano letivo. Isto significa que obtivemos um reconhecimento ao mais alto nível europeu.


Obrigada a todos os parceiros destes fantásticos projetos!

Prémios eTwinning - AEGN 2020
24 - 09 - 2020

A Direção Geral de Educação e o Serviço Nacional de Apoio eTwinning reconheceram com Selo Nacional de Qualidade (SNQ) eTwinning 2020 os seguintes projetos do nosso agrupamento:

  • The Box of Stories: once upon a time... coordenação da professora Sandra Santos, Escola EB1 de Cabanões
  • Let´s measure our water footprint, coordenação da professora Lucinda Cardoso, Escola Adriano Correia de Oliveira, Avintes
  • Chemistry Behind Bread, coordenação da professora Lucinda Cardoso, Escola Adriano Correia de Oliveira, Avintes
  • Dia Europeu das Línguas 2019, coordenação da professora Ana Maria Cruz, Escola Adriano Correia de Oliveira, Avintes
  • Works and Days, coordenação da professora Ana Maria Cruz, Escola Adriano Correia de Oliveira, Avintes
  • Books and Places II, coordenação da professora Ana Maria Cruz, Escola Adriano Correia de Oliveira, Avintes
  • Building Models between Takes, coordenação da professora Ana Maria Cruz, Escola Adriano Correia de Oliveira, Avintes

O reconhecimento eTwinning e os estes resultados expressam a qualidade crescente do trabalho colaborativo dos docentes envolvidos nos projetos em questão.

Lista dos Projetos reconhecidos com SNQ eTwinning 2020 [consultar Padlet]




eTwinning News
01 - 08 - 2020



Consulte as notícias eTwinning aqui.
Projeto eTwinning “Box of stories”
19 - 06 - 2020

Durante este ano letivo, a turma 4C de Cabanões desenvolveu, em parceria com colegas de Itália, Eslováquia, Turquia, Croácia, Roménia e Bulgária o projeto “Box of stories”. Ao longo deste período de confinamento, o projeto não parou e só foi possível a sua conclusão com a ajuda preciosa de alguns Encarregados de Educação da turma. O meu agradecimento a todos os envolvidos pela disponibilidade e acompanhamento que, na medida do possível, proporcionaram aos seus educandos.
Partilho o link de disseminação de alguns trabalhos realizados no âmbito deste projeto:
https://sites.google.com/view/etwinning-the-box-of-stories-o/home-page
Projeto eTwinning “Box of stories”
19 - 06 - 2020

Durante este ano letivo, a turma 4C de Cabanões desenvolveu, em parceria com colegas de Itália, Eslováquia, Turquia, Croácia, Roménia e Bulgária o projeto “Box of stories”. Ao longo deste período de confinamento, o projeto não parou e só foi possível a sua conclusão com a ajuda preciosa de alguns Encarregados de Educação da turma. O meu agradecimento a todos os envolvidos pela disponibilidade e acompanhamento que, na medida do possível, proporcionaram aos seus educandos.
Partilho o link de disseminação de alguns trabalhos realizados no âmbito deste projeto:
https://sites.google.com/view/etwinning-the-box-of-stories-o/home-page
Projeto etwinning "Let´s Measure our Water Foot Print"
06 - 06 - 2020

Video-Rap song, elaborado no âmbito do projeto etwinning "Let´s Measure our Water Foot Print", alertando para a utilização racional da água, com a colaboração do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente.

eTwinning School Labels for 2020-2021 have been announced!
19 - 03 - 2020

Congratulations! Your school has been awarded with the eTwinning School Label 2020-2021 and this is a great achievement by the eTwinning team in your school!
The official announcement will be made on the eTwinning.net Portal this week and on other eTwinning and European Commission's news channels.

Parabéns! A sua escola recebeu o eTwinning School Label 2020-2021 e esta é uma grande conquista da equipa eTwinning na sua escola!
O anúncio oficial será feito no portal eTwinning.net esta semana e noutros canais de notícias do eTwinning e da Comissão Europeia.
Mais informação aqui!
Visita de Estudo ao Museu do Pão
13 - 03 - 2020

No âmbito do projecto etwinning “Chemistry Behind Bread” no passado dia 6 de março, os alunos da turma F do 7ºano e os alunos do ensino especial, deslocaram-se ao Museu do Pão em Seia. Nesta visita foram acompanhados pelos docentes Lucinda Cardoso (coordenadora do projecto), Jorge Magalhães, Andreia Fecha, Carmo Cruz e Eduarda Monteiro.
O Museu do Pão, sediado em Seia, na Quinta Fonte do Marrão, é um museu privado que pretende recolher, preservar e exibir os objetos e o património do pão português nas suas vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística.
Foram percorridas as diferentes salas Expositivas: O Ciclo do Pão, o Pão Político, Social e Religioso, a Arte do Pão e Espaço Temático, tendo os alunos participado no final, num workshop, onde confecionaram um pão muito especial e personalizado.
Sessão sobre Google Maps
03 - 03 - 2020

Sessão sobre Google Maps com as turmas 9ºD, 9ºE e 9ºF com Professor José Ramiro Pimenta da Faculdade de Letras do Porto e professora Andreia Santos.
Os alunos realizaram mapas online acerca das obras estudadas em Inglês com a professora Cláudia Candeias em colaboração com o CRBE.
'Around the world in 80 Days' de Jules Verne e 'The strange case of Dr Jekyll and Mr Hyde' de Stevenson analisadas sob o ponto de vista do espaço.
Aqui temos alguns exemplos: Os alunos "got really involved"!