Recuperada a normalidade, e após o final de mais um letivo onde ainda se fizeram sentir os efeitos negativos de uma doença que afetou a humanidade, cremos estarem criadas as condições para que a presença dos alunos nas escolas, volte a ser algo de agradável e proveitoso para todos.

Há a necessidade imperiosa de se recuperarem as aprendizagens que ficaram para trás, de se recuperarem formas de estar adequadas a um ambiente propício para que elas possam acontecer e de voltarmos a ter alegria nas escolas.

Em todo este processo, se a escola é importante porque fornece o “alimento” para que seja possível às crianças e jovens a concretização dos seus sonhos, as famílias tem um papel decisivo, uma vez que devem ser o suporte emocional para que elas possam lutar por esses sonhos.

Desejo umas óptimas férias para todos e para todas, no pressuposto que o regresso à Escola no próximo ano letivo será verdadeiramente um novo começo.

SOMOS TODOS AEGN!






“Desafios” da SeguraNet
Agrupamento de Escolas Gaia Nascente Vencedor!

Informa-se que, pelo terceiro ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente faz parte dos Agrupamentos/Escolas Vencedores, a nível nacional, do Projeto “Desafios” da SeguraNet, cujo principal objetivo consiste manter na comunidade educativa uma política de utilização esclarecida, crítica e segura das tecnologias em geral e da Internet em particular.
Este projeto envolveu três Bibliotecas Escolares do AEGN (Escola Básica Anes de Cernache, Escola Secundária Gaia Nascente e Escola Básica Adriano Correia de Oliveira).

PARABÉNS a todos os intervenientes!
“A Natureza Recupera Território”
Concurso de Fotografia “A Natureza Recupera Território” 2022 da ESGN

O concurso de fotografia #anaturezarecuperaterritorio 2022 enquadra-se no trabalho do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, particularmente do Projeto CALMA, da Biblioteca Escolar e do Projeto Eco-Escolas da ESGN.
A emergência ambiental, confirmada por manifestações naturais que ocorrem à vista de todos, tem um impacto negativo nos direitos à vida, à alimentação, à água e à saúde. Se observarmos atentamente o que nos rodeia, vemos que a força da natureza está bem presente. Por isso, observar e perceber essa mensagem contribui para proteger o planeta e os nossos direitos.
O concurso foi aberto a jovens do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, bem como à comunidade escolar da Escola Secundária Gaia Nascente (ESGN). Cada participante pôde concorrer com um máximo de três fotografias, tendo sido submetidas a concurso 80 fotografias.
O júri da 1ª fase do concurso selecionou 31 fotografias (28 fotografias de alunos do ensino secundário e 3 fotografias da comunidade escolar) para a 2ª fase. A votação do público decorreu durante a exposição-instalação das fotografias selecionadas, patente no pátio do bloco A da ESGN, de 4 de maio a 9 de junho de 2022.
No final da visita à exposição, o público pôde votar em três fotografias: uma para 1º lugar, outra para 2º lugar e outra para 3º lugar. Cada fotografia votada em 1º lugar foi cotada com três pontos, as votadas em 2º lugar com dois pontos e as eleitas em 3º lugar com um ponto. Puderam votar todos os membros da comunidade escolar da Escola Secundária Gaia Nascente.
A urna foi aberta na presença de um membro de cada entidade promotora e em meados de junho foram conhecidos os resultados finais: três alunos do ensino secundário e um professor, a quem foram atribuídos prémios!

Vejam aqui as fotografias selecionadas.
Vejam aqui as fotografias premiadas.

Parabéns a todos os participantes e aos premiados!
A personagem da minha vida
Que personagem literária representa cada uma destas mascotes?

Interpretação das personagens que marcaram as leituras dos alunos do 12ºF do Curso de Artes Visuais.
Trabalhos realizados na disciplina de Oficina de Artes, lecionada pela professora Telma Rodrigues em articulação com a disciplina de Português, lecionada pelo professor Rafael Tormenta.

Trabalho no âmbito do Projeto CALMA em articulação com a BE.
Parabéns a todos!
Sucesso Escolar no Ensino Profissional
No final do ano letivo foi realizada a recolha e avaliação dos dados referentes ao sucesso escolar. Os resultados podem ser consultados no documento produzido que se encontra aqui.

Saliente-se o seguinte:




Mariz no Parque da Lavandeira
As meninas e os meninos do Jardim de Infância de Mariz, no dia 29 de junho visitaram o Parque da Lavandeira, onde passearam, viram os animais e as suas crias, brincaram, treparam, rebolaram, fizeram um piquenique e… portaram-se muito bem!

Foi um dia fantástico!
Robótica no 1º ciclo
Neste ano letivo, pela primeira vez, o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente teve a oferta complementar de TIC e Robótica no 1º ciclo. Os mais pequenos, tiveram a oportunidade de dar os primeiros passos no mundo da programação. Criaram as suas próprias histórias e jogos interativos. No processo, eles aprenderam a estruturar e a organizar ideias, a resolver problemas, a conceber projetos e a expressarem a sua criatividade no computador. O que elas aprendem ao programar, servirá ao longo da sua vida e não apenas para dominar a tecnologia lecionada.
Aqui ficam alguns projetos maravilhosos de alunos das escolas Eb1 Cabanões e EB1 do Freixieiro. São apenas alguns porque eram muitos mais, mas é impossível conseguir partilhar todos.

Nem imaginam os projetos fantásticos que eles foram capazes de criar!

Vejam
- Robótica 1º ciclo_1
- Robótica 1º ciclo_2
- Robótica 1º ciclo_3
- Robótica 1º ciclo_4
- Robótica 1º ciclo_5
Jardim de Infância de Mariz
No último dia de aulas, Festa de Final de Ano Letivo, a Associação de Pais de Mariz, proporcionou às crianças um espetáculo cómico e de magia, no qual as crianças participaram com muita alegria.

Foi uma Festa muito divertida!
Satisfação dos Alunos do Ensino Profissional
No final do ano letivo de 2021/2022 foi realizado um inquérito de satisfação aos alunos do ensino profissional, sobre a sua percepção acerca do seu desempenho, da avaliação das disciplinas e a avaliação do desempenho dos professores.
Escala de 1 a 4, em que 1 avaliação mais baixa/discordo e 4 avaliação mais alta/concordo.

Os resultados desse inquérito podem ser consultados na integra no documento - satisfação dos alunos, salientando-se o seguinte:




Satisfação dos EE do Ensino Profissional
Pela primeira vez, foi realizado, no final do ano letivo de 2021/2022, um inquérito de satisfação aos Encarregados de Educação dos alunos do ensino profissional, este versava sobre a satisfação do Encarregado de Educação com a Escola, com o Diretor de Turma e Diretor de Curso.

O documento na integra pode ser consultado aqui!
Saliente-se o seguinte:




Focus Group 2022 - EQAVET
No dia 31 de maio, foi realizado o terceiro FOCUS GROUP da ESGN com o objetivo de refletir com as diferentes partes interessadas sobre a situação atual da escola em matérias de Garantia da Qualidade, tendo por base o Referencial EQAVET, por forma a identificar áreas de melhoria a abordar.
Conheça aqui o relatório da iniciativa.
Reunião de Balanço 21/22 do Ensino Profissional
No dia 7 de julho, foi realizada a reunião de balanço do ensino profissional com todos os professores que lecionaram esta modalidade de ensino no agrupamento. A apresentação que serviu de base à reunião pode ser consultada aqui!
Necessidade de Formação - Ensino Profissional
No dia 7 de julho foi entregue à coordenadora da formação de docentes um relatório com as necessidade de formação dos professores do Ensino Profissional.
Construção de Marionetas
Construção de marionetas inspiradas nas personagens das Obras do PNL "Ulisses", "O Cavaleiro da Dinamarca" e "O Príncipe Nabo". Esta atividade, desenvolvida com as turmas do 6.°A, 6.°B e 6.°E, nas aulas de Ev e Et, resulta da exploração do tema definido em Equipas Educativas.
No próximo ano letivo, com a colaboração da Biblioteca BEAC e em articulação com as disciplinas de Português, Ev e Et, serão criadas as dramatizações das obras.

Parabéns!
Permacultura
No âmbito do Projeto CALMA realizou-se, na disciplina de Área de Integração, a formação para as turmas dos cursos profissionais do 10ºD e 11ºD das áreas de Cozinha/ Pastelaria e de Multimédia, acerca de um dos modos de agricultura sustentável - a Permacultura.
Esta formação foi dinamizada pela Engª Carmen Moreira, com a sua ajuda os alunos criaram um espaço inovador na nossa escola - uma horta pedagógica com ervas aromáticas e produtos hortícolas que serão utilizados na confecção de iguarias, na cozinha e restaurante pedagógicos.
O desafio foi superado e envolveu ativamente as duas turmas, permitindo-lhes o desenvolvimento da autonomia e da entreajuda, bem como da consciência cívica na implementação de boas práticas ambientais e sustentáveis.
Escola a Ler
Escola a Ler - Escola de Cabanões
Agrupamento Escolas Gaia Nascente


Vejam aqui.
Bora Lá, Ler e Escrever+
Reunião de Avaliação do projeto "Bora Lá, Ler e Escrever+" , apoiado pela Rede Bibliotecas Escolares.


Consultem o site.

Ténis de Mesa
Força às alunas Inês Matos, Matilde Pinto e Júlia Leal!

As seleções femininas continuam invencíveis no Campeonato da Europa de Jovens que decorre em Belgrado (Sérvia), tendo vencido a Ucrânia (sub15) e Israel (sub19).

Vejam aqui.
Eco-Código
O Poster Eco-Código é um compromisso de toda a comunidade escolar na preservação do nosso Planeta. Optamos por uma abordagem holística, com uma visão sistémica da Terra nos seus vários subsistemas (Água - Hidrosfera; Ar - Atmosfera; Biodiversidade - Biosfera).
O poster simboliza a árvore da vida, do nascimento à velhice, as estações do ano, o ciclo e os elementos da natureza.
O eco-código foi construído faseadamente, com o contributo de várias turmas do ensino secundário ao longo do ano, em articulação com várias atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Eco-Escolas.
O compromisso da escola é visível nas frases escritas no desenho do poster, numa simbiose entre a imagem e a palavra.
Na elaboração do eco-código participaram os alunos das turmas do 10ºB, 11ºB e E, 12ºC, D, E e F. Uma das frases do eco-código (разом збережемо нашу планету, juntos salvem o nosso planeta) encontra-se escrita em ucraniano, pela aluna Kateryna Vynokurova, do 10ºB, que chegou recentemente a Portugal devido à guerra na Ucrânia. O desenho do poster esteve a cargo da aluna Inês Teixeira e a escrita das frases do eco-código da aluna Sofia Gonçalves, ambas da turma do 10ºB. Na coordenação, organização e orientação do Poster Eco-Código estiveram envolvidos os professores Maximina Miranda (Geografia), Dulce Farinha (Artes Visuais) e Fernando Gonçalves (Artes Visuais).

Frases do Poster Eco-Código
- A Terra tem recursos limitados.
- Só percebemos o valor da água quando a fonte seca.
- O Oceano deu-nos vida, agora está na hora de retribuirmos.
- Preservar o Planeta é preservar a vida.
- Precisamos de plantar mais e colher menos.
- Nós colhemos o que plantamos, não espalhes lixo, espalha sementes!
- Preservar a Natureza é a chave para manter o equilíbrio ambiental.
- Proteger a Natureza deverá ser a nossa prioridade.
- Разом збережемо нашу планету, «Juntos salvem o nosso planeta».
- O aroma do vento é a memória da Natureza.
Tabela Periódica em 3D
Mais uma atividade realizada pelos alunos do 10ºA.
Desta vez os alunos nas aulas de Física e Química A, em colaboração com a BE- ESGN (atividade inserida no projeto CALMA), construíram cubos com materiais reciclados, fazendo a partir daí elementos químicos da Tabela periódica em 3D.
A tabela periódica 3D será colocada numa estante da BE-ESGN, onde poderá ser consultada como uma excelente fonte de informação sobre o tema.

Vejam aqui.

Parabéns!
Ecologia e Sustentabilidade
O projeto final, da turma do 9°H na disciplina de Ateliê das Formas e do Design, constou em dar uma segunda vida às cápsulas (café) de alumínio, no âmbito da temática Ecologia e Sustentabilidade, criando objetos muito diversificados.
Alguns dos trabalhos expostos assemelham-se a peças de ourivesaria.

Parabéns!
“Construção de ninhos e comedouros”
No âmbito do tema Projeto, da disciplina de Ateliê das Formas e Design, a docente Dulce Farinha dinamizou, com a turma do 9.ºH, a atividade “Construção de ninhos e comedouros”, nas instalações do Parque Biológico, que tinha como objetivo sensibilizar os alunos para a biodiversidade, nomeadamente, na proteção de aves dos nossos habitats, para que estas se possam fixar nos espaços verdes, principalmente da nossa escola.
Parabéns!
Ler sem medo
O blogue da BE que acompanha todas as atividades desenvolvidas na biblioteca da ESGN, todas as parcerias e todos os momentos felizes aqui vividos.

Vejam aqui.

Obrigado a todos que diariamente colaboram com a BE.
“A Maior Flor do Mundo”
Em articulação entre o projeto CALMA; a área de Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca escolar, foi lançado um repto às vinte e duas turmas que compõem a Escola Secundária Gaia Nascente: Leitura e analise do obra A Maior Flor do Mundo, de José Saramago, ponto de partida para a reflexão, da frase "fazer uma coisa maior do que o seu tamanho e de que todos os tamanhos", de José Saramago.
A atividade decorreu ao longo de algumas semanas, tendo os alunos tomado contacto com o conto "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago, no Centenário do seu Nascimento, através de vários suportes.
Foi pedido a cada turma que refletisse sobre a temática e que escrevesse uma frase que remetesse para uma ação transformadora do Mundo. Esta frase foi posteriormente escrita, pelos alunos, numa pétala gigante. A finalização deste processo, de enorme importância para a consciencialização ambiental e construção de Cidadania em cada aluno, assim como para o conhecimento do único Prémio Nobel da Literatura português, decorreu no dia 7 de junho, no Bloco A , com a performance de construção d`A Maior Flor do Mundo.

Vejam aqui.
Arraial Gaia Nascente
Arraial Gaia Nascente!!!

Neste ano, em que se comemoram os 40 anos da Escola e os 10 anos do Agrupamento, também voltamos a celebrar o arraial de final de ano.

Obrigado a todos os que contribuiram para este momento.

Obrigado pela vossa presença!

Vejam como foi divertido.
"Muros com Vida" - Desafio Eco escolas
Trabalho do 12ºF - Curso Científico Humanístico de Artes Visuais

Este mural representa ambientes marinhos e terrestres. Corais, peixes, anfíbios, plantas e moluscos ilustram estes ambientes. Tentamos uniformizar o fundo, representando o mar e o ar.
Desta forma representamos a Biodiversidade.

Agradecemos a todos os que contribuíram para a realização deste projeto.
Parabéns a todos!!!

Vejam aqui
"O Mar começa Aqui" - Desafio Eco escolas
Trabalho do 11ºF - Curso Científico Humanístico de Artes Visuais

A "Calula" (nome da nossa tartaruga) representa as espécies marinhas que sofrem com os nossos erros. Neste trabalho vemos os detritos, de várias categorias, espalhados pela água e a envolverem a "Calula". A sua carapaça partida, simboliza a fragilidade de todos os seres marinhos, que sofrem com esta atrocidade, ao mesmo tempo que representa o caminho do lixo desde que é deitado ao chão (sarjeta), segue até ao mar e regressa às praias.

Parabéns pelo trabalho!!
Escola de Aldeia Nova a LER
Escola de Aldeia Nova a LER

Alguns momentos.


Vejam aqui
Ténis de Mesa
PARABÉNS!

A seleção nacional feminina formada por Shao Jieni, Inês Matos e Matilde Pinto, conquistou a primeira medalha de Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, ao vencer a Sérvia por 3-1 no jogo de disputa pela medalha de bronze.

Foto: COP

Vejam aqui
Ténis de Mesa
Parabéns!!!

Pares mistos sub 19
Silas Monteiro / Tiago Abiodun, Inês Fernandes / Mariana Costa, David Bessa / Patrícia Santos (sub19) e Ary Aguiar (APAE Mundão) / Rodrigo Nunes (CTM Mirandela), Inês Calixto / Maria Ruivo e Lucas Adão / Margarida Conde (sub12) são os novos campeões nacionais de pares, depois de terminada a prova realizada no Pavilhão Municipal dos Pousos, em Leiria.

Vejam aqui
Ténis de Mesa
Parabéns Silas Monteiro!!

Campeão Nacional pares masculinos sub-19 com Tiago Abiodun.

Vejam aqui
“A Natureza, os seres vivos - Interações com o Meio”
Exposição do projeto de Articulação e Desenvolvimento Curricular - Equipas Educativas do 5.° Ano - Escola Adriano Correia de Oliveira.

“A Natureza, os seres vivos - Interações com o Meio” nasce da pesquisa, análise, descrição de plantas e animais do Parque Biológico em Avintes. Os alunos descobriram a sua origem e localização nas diversas regiões do planeta. A ligação das ciências naturais e exatas às ciências sociais, às línguas e à arte surge naturalmente …

Oceanos de Lixo
No 3° período, a equipa educativa do 8° ano da Escola Secundária Gaia Nascente focou-se na Educação Ambiental, nomeadamente na consciencialização das atitudes que cada um de nós pode ter no seu quotidiano para prevenir a poluição nos rios e mares. Depois de duas visitas de estudo muito do agrado de todos os intervenientes, decoraram uma vitrine no polivalente, a que chamaram 'Oceanos de Lixo', alertando para os perigos que alguns dos nossos pequenos gestos podem trazer.

Ficou gira, não ficou?
Concurso de Talentos na BEAC
No último dia de aulas, a Biblioteca apresentou um Concurso de Talentos que abrangeu diferentes áreas: música, leitura, desenho, dança, humor, palestra...
Foram muitos os participantes e com muita qualidade! O júri pontuou e escolheu os seus favoritos, mas o importante foi terem participado!
Vencedores do Concurso de Talentos:
Rui Lucas, 9ºD, Leitura;
Matilde Lima, 5ºD, Leitura;
Pedro Castro, 5ºA, Palestra;
Sofia Cunha, 5ºD, Karaté;
Vinícia, 6ºD, Canto;
Mariia, 6ºC, Desenho.
No final, foram entregues os certificados e um pequeno prémio.
A Associação de Pais também esteve presente. A Coordenação e a Biblioteca agradeceram por todo o envolvimento ao longo do ano, por toda a disponibilidade e empenho. Com todo o carinho, oferecemos uma flor e um marcador de livros.
Obrigada a todos!
Noite de Poesia na EBAC
No dia nove de junho, entre as 21h e as 23h decorreu a Noite de Poesia, na Biblioteca Anes de Cernache. Juntou o Clube de Leitura e o Clube dos Amigos da BE. Tivemos poesia portuguesa, brasileira e angolana. As famílias também participaram e encheram a biblioteca!
Foram momentos de partilha, convívio e animação. Todos adoraram e pediram mais iniciativas deste género.
Todos pelo prazer de ler e dizer Poesia!

Agradecemos a participação dos alunos, famílias, Associação de Pais, Coordenação!
PEE de 8ºAno da Escola Básica Anes de Cernache
Projeto da Equipa Educativa de 8ºAno da Escola Básica Anes de Cernache

A denominação do projeto prendeu-se com a simplicidade e atualidade do termo In que tanto pode ser um prefixo na língua portuguesa como significar “dentro “na língua inglesa. Considerou-se que era válido pela sua abrangência e transversalidade. A inclusão e a integração foram os vocábulos complementares porque devem estar presentes em todas as disciplinas, fazendo jus à escola inclusiva. O Projeto visa desenvolver nos alunos uma cultura de cidadania sustentada no princípio da tolerância e no respeito pelos direitos humanos. Numa época de multiculturalidade, pautada por migrações forçadas urge cimentar os princípios da inclusão e de integração.
DAC na escola Adriano Correia de Oliveira
O ano letivo de 2021-2022 terminou com a exposição presencial dos trabalhos realizados no âmbito dos projetos de Desenvolvimento e Articulação Curricular na escola Adriano Correia de Oliveira.
O vídeo reúne alguns exemplos e registos partilhados com a comunidade educativa fruto do trabalho das equipas educativas do 8.º ano.
No próximo ano daremos continuidade a este projeto que tanto tem contribuído para mais e melhores aprendizagens dos alunos e também para o sucesso do agrupamento.

Vejam aqui
Pó de Estrelas
Os alunos do 7.ºG e 7.ºH da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira no âmbito do “Matem@cias 7&8”, baseado no livro de poemas intitulado “Pó de Estrelas“, de Jorge Sousa Braga que, fala do Universo e da maneira como constelações e estrelas são vistos da Terra, foram desafiados a dar a conhecer uma “Estrela”: o nome, as características, imagens e, a distância à Terra escrita em notação científica e, em quilómetros.
A atividade realizou-se em articulação com as professoras de Matemática, Fátima Rei e Paula Fonseca em colaboração com as professoras Ana Maria Cruz (CRBE), Isabel Rodrigues e Manuela Ortiz.

Os trabalhos realizados encontram-se reunidos num Padlet e, foram reproduzidos em marcadores de livros.
Ténis de Mesa
Parabéns Júlia e Beatriz!
Pódio do Europe U13 Challenge, Podgorica, Montenegro
Júlia Leal: Medalha de Prata
Beatriz Pinto: Medalha de Bronze

Vejam aqui
e aqui
Impressive Monet & Brilliant Klimt
Espetáculo Impressive Monet & Brilliant Klimt , na Alfândega do Porto.
No dia 9 de junho de 2022 a Unidade de Multideficiência de Anes de Cernache foi assistir ao espetáculo Impressive Monet & Brilliant Klimt na Alfândega do Porto.
Esta atividade teve um impacto muito positivo no grupo, proporcionando-lhes o contacto com estímulos variados e especialmente a importância de estar em público, aprendendo em ação o saber estar. Desde a viagem de metro, o deslocarmo-nos a pé até à Alfândega, o assistir ao espetáculo e o piquenique que fizemos foram momentos únicos vividos com alegria.
Esta deslocação só foi possível com a colaboração da empresa de transporte Travel, da empresa metro do Porto e da empresa Immersivus. A estas entidades fica o nosso agradecimento.
Foi um dia inesquecível.
Ténis de Mesa
Parabéns Julia Leal e Carlos Gonçalves!
A Seleção Nacional de sub13 venceu o grupo D do Europe U13 Challenge que está a decorrer em Podgorica (Montenegro), ao vencer os três encontros disputados.
No terceiro jogo, Portugal alcançou um triunfo por 5-0 frente à Macedónia do Norte. Nos encontros anteriores, a equipa lusa tinha derrotado a Suíça e a Croácia, ambas por 4-1.

Vejam aqui
40 |10
No passado dia 12 de junho festejou-se o 40º aniversário da Escola Secundária de Oliveira do Douro/Escola Secundária Gaia Nascente e o 10º aniversário do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente.
O evento juntou antigos professores e presidentes dos conselhos executivos/direções, os membros do conselho geral atual e que terminaram funções, os membros do conselho pedagógico, os coordenadores de estabelecimento, os representantes do pessoal não docente e os representantes autárquicos das três juntas de freguesia a que pertence o agrupamento e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Na celebração foi descerrada uma placa comemorativa pelo vereador da Juventude de Gaia, Dr. Elísio Pinto, o Delegado Regional da DGEstE, Sérgio Afonso e o diretor do agrupamento Dr. Rui Vanzeller.
Após este momento, a cerimónia decorreu no espaço verde da Escola Secundária, uma área bastante agradável, que permitiu aos presentes conviverem de forma descontraída, animados pela atuação musical por alunos da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira.
O evento teve a cobertura fotográfica de alunos do Curso Profissional de Multimédia e foi servido por alunos do Curso Profissional de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria do agrupamento.
Vejam aqui
Semana da Leitura
Entre 7 e 11 de Março decorreu a Semana da Leitura, uma iniciativa nacional promovida pelas Bibliotecas Escolares, no âmbito do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e integrada nas atividades do PAA - AEGN - Escola a Ler do Plano 21I23 .
O mote "Ler Sempre, Ler em qualquer lugar!" foi abraçado pelas Bibliotecas Escolares do AEGN.

Fernando Guedes, Adriano Correia de Oliveira, Anes de Cernache, Gaia Nascente marcaram encontro no dia 9 de Março para uma sessão dupla de leituras "Blended Mode" onde os alunos partilharam todo o género de textos: poemas, contos, teatro, textos informativos e até artigos científicos ....
A repetir, seguramente !!
#eTwinning AJE - Desafio 2
#eTwinning AJE - Desafio 2

Exposição de cartazes criados pelos alunos Academia Júnior eTwinning (AJE) do Agrupamento Gaia Nascente.
O cartaz elaborado em conjunto pelos dois grupos do 1.º Ciclo foi selecionado para representar AJE do agrupamento.

Parabéns a todos os eTwinners!
ERASMUS+: +Sucesso +Emprego
E assim, de repente, passaram 6 semanas… e a aventura chegou ao fim.

Graças ao projeto de Mobilidade do programa Erasmus +, ”+Sucesso +Emprego”, 24 alunos do 12º ano dos três cursos profissionais da nossa escola tiveram oportunidade de fazer 200 horas de Formação em Contexto de Trabalho em empresas da sua área de estudo na cidade de Milão, em Itália.
Na bagagem, para além de todos os seus artigos pessoais, trazem novas competências profissionais e pessoais, horizontes mais abrangentes, sensações inimagináveis, sentimentos levados ao limite, experiências para contar, a descoberta de um mundo que nem imaginavam existir e novos sonhos para realizar.

Será, sem dúvida, uma aventura para mais tarde recordar!
Books and Places is Back!
São 60 os trabalhos elaborados na disciplina de Educação Visual pelos alunos das turmas 8G, 8H e 8I.
Cada aluno escolheu uma frase da obra de Mary Shelley, 'Frankenstein, or The Modern Prometheus' e reinterpretou-a tornando-a uma obra pessoal e única.
Cada aluno revela uma perspectiva singular e original!
Afinal, A R T E é isto mesmo!
Um conjunto extraordinário que nos leva ao longo da narrativa.
Os autores decidiram organizar um questionário aberto a todas as turmas para selecionarem os trabalhos preferidos, tendo em conta elementos como Criatividade, Apresentação, Complexidade, Materiais...
O resultado será publicado esta semana...
Semana da Leitura 2022
Atividades realizadas durante a Semana da Leitura 2022 - Cartaz Interativo
Biblioteca Escola Adriano Correia de Oliveira

Ler Sempre e em Qualquer Lugar

Partilhamos aqui algumas experiências vividas entre 7 e 11 de Março promovidas pelo CRBE que envolveram a comunidade educativa.

Obrigada a todos!
'Frankenstein; or, The Modern Prometheus', Mary Shelley
Os alunos da turmas E e F do 9.º ano da Escola Adriano Correia de Oliveira participaram numa sessão Google Maps, com o Professor José Ramiro Pimenta da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Aprenderam a usar a ferramenta, reconstruiram as viagens de Victor Frankenstein, identificaram o espaço onde a obra se desenrola, (re)conheceram monumentos, personalidades, factos culturais, históricos a partir das referências textuais e informação recolhida na obra analisada em sala de aula.
A Literatura associada à Ciência da Cartografia e às Tecnologias Digitais... A atividade realizou-se em articulação com as professoras de Inglês, Físico-Química e Clube Europeu em colaboração com o Centro de Recursos Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto #RBE e #eTwinning 'Books and Places is Back'.
aqui e aqui
Bora Lá - Escola a Ler e Escrever+
No âmbito das atividades do projeto Bora Lá - Escola a Ler e Escrever+
No final do ano, já com sabor a férias e mar, os alunos da turma H do 7.° ano leram a obra, elaboraram comentários e resumos do conto de Sophia de Mello Breyner .
No final, os alunos ainda ajudaram a montar a exposição.

Obrigada a todos!
Videoconferência projeto eTwinning
Books and Places is Back!
eTwinners reuniram-se para apresentar o produto final, partilhar resultados e feedback.
Um pequeno vídeo resumiu o projeto. Os alunos deixaram o seu testemunho acerca da obra e da experiência eTwinning através de um pequeno questionário. Criaram nuvens de palavras de forma colaborativa e no final todos se divertiram a jogar um escape game escolhido e elaborado pelos próprios alunos.
'Frankenstein - The Game' - Organizados em grupo, os alunos da turma 8I criaram desafios, definiram as questões sobre as diferentes disciplinas envolvidas: Inglês, Física-Química, Geografia, Educação Visual, Português e TIC.
Obrigada a todos os professores e a todos os alunos envolvidos!
Aceita tu também o desafio. Vê aqui
O Jornal de Notícias veio de novo à Escola
Entre 3 e 9 de maio de 2022 assinalamos os 7 Dias com os Media.
Desenvolveram-se atividades que contribuem para melhorar a forma como os jovens se relacionam com/através dos media. Procura-se promover o conhecimento do universo dos diversos meios de comunicação (Imprensa, Rádio, Televisão, Internet, Redes Sociais, Videojogos…) contribuindo para uma maior capacitação da comunidade educativa em relação aos media.
O Jornal de Notícias veio de novo à Escola.
As turmas E e F do 8.° ano em articulação com a disciplina de Português analisaram e comentaram notícias, perceberam melhor como se valida informação, o papel do jornalista e dos Media. Os alunos elaboraram comentários sobre o tema que transformaram em podcasts partilhados na G Classroom, redes sociais e site da biblioteca. Em articulação com os professores de inglês do 8.° ano deu-se início à construção de um mural com o tema "My favourite social media is ...". A turma I do 8.º ano inaugurou a exposição.
Os Líderes Digitais também se associaram à iniciativa. Dia 9 de Maio visitamos os Líderes Digitais Benjamins na Escola de Aldeia Nova para finalizar o conjunto de iniciativas previstas nesta semana, com uma sessão de esclarecimento sobre ‘Digital Safety and Netiquette’, a sua relação com os Media Tradicionais, a Internet, as Redes Sociais e "Games".
Os mais velhos apresentaram o projeto SeguraNet, partilharam Boas Práticas e alguns exemplos da sua atividade realizada junto da comunidade educativa ao longo deste ano.
Os Benjamins tiveram a oportunidade de colocar algumas questões aos mais crescidos, trocaram-se ideias e sugestões que os ajudarão à realizar a atividade prevista para o 3.º período junto dos pais, professores e seus pares.
Este foi também um encontro de eTwinners no qual se fez o ponto da situação das atividades no âmbito da Academia Júnior eTwinning - AEGN.
Trata-se de formar jovens, autónomos, responsáveis e cidadãos ativos.
Para finalizar o CRBE e os Líderes Digitais produziram, apresentaram e partilharam online um pequeno vídeo sobre os Media de uma forma bastante original. A imprensa escrita, livro, cinema, rádio, televisão, Web mas também as redes sociais, Games e outras plataformas e ferramentas de comunicação digital e interativa.
Escuta e descobre quais foram as suas escolhas !! Vejam aqui
Books and Places - Leituras em Inglês com a Biblioteca
The Adventures of Tom Sawyer com as turmas F, G, H, I e J do 6.º ano em articulação com as professoras de Inglês.
No final da leitura em sala de aula os alunos vieram conhecer um pouco melhor um dos mais famosos autores americanos, Mark Twain, os locais onde cresceu, as personagens que o inspiraram e o rio Mississippi ... tudo se confunde com a história da nação americana.
Vejam aqui
Qualifica 2022
As turmas 8E e 8H da Escola Adriano Correia de Oliveira marcaram presença na 13ª edição da Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego.
A Direção Geral da educação promoveu um debate sobre o tema da Guerra associado aos domínios dos Direitos Humanos, Segurança, Defesa e Paz. Os alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas do Cerco dinamizaram esta sessão, apresentaram alguns registos, colocaram questões, lançaram desafios... o resultado foi a criação de um texto digital comum a partir da contribuição de todos. Os nossos alunos corresponderam, participaram e deixaram testemunho do qual o nosso patrono se orgulharia.

Um exemplo de Boas Práticas a replicar.
Parabéns!
Ténis de Mesa
Mariana Santa Comba (CTM Mirandela) sagrou-se, este sábado, campeã nacional de sub15, na prova disputada no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso.

Parabéns!

Vejam aqui
União Académica de Avintes
No fim da manhã do dia 7 de junho, no auditório da nossa escola, a União Académica de Avintes falou com os alunos do 12º ano do ensino regular, sobre o acesso e frequência no ensino superior.

As questões abordadas foram de grande interesse, permitindo aos alunos tirarem dúvidas sobre a nova etapa que se avizinha.
“Maruxa”
No dia 31 de maio, na biblioteca da escola Anes de Cernache, pelas 10h, os alunos da UAAEM apresentaram a história “Maruxa”. A utilização de dispositivos eletrónicos portáteis e um programa de comunicação Alternativo/Aumentativo como auxiliares de comunicação foi a metodologia utilizada para facilitar a interiorização/identificação das personagens.
A concretização deste projeto foi o culminar do trabalho colaborativo/cooperativo entre todos os técnicos que trabalham com estes alunos. Eles foram os verdadeiros atores/atrizes que se entregaram muito bem aos papéis atribuídos.
A todos quantos trabalharam para o êxito deste projeto o nosso agradecimento pelo empenho, dedicação e entrega. Um agradecimento especial ao Terapeuta da Fala Paulo Phillips pela sua disponibilidade em fazer as falas do personagem Zezinho e a Priscila De Paula que idealizou as falas das outras personagens.
Red Nose
Nos dias 31 de maio, 2 e 3 de junho celebrou-se o Red Nose Day – Dia do Nariz Vermelho – nas Escolas Básicas de Aldeia Nova, Cabanões, Freixieiro, Sardão, Vilar e no JI de Mariz. Alunos, professores e pessoal não-docente uniram-se à causa solidária “Operação Nariz Vermelho” com o objetivo de atenuar o sofrimento de crianças hospitalizadas, levando-lhes um sorriso através dos Doutores Palhaços.
A nossa ‘Doutora Palhaço’, a professora Sara Carvalho, e dois alunos da turma do 11º ano de Multimédia dirigiram-se a cada uma destas escolas, para tirar uma fotografia com todas as turmas envergando o nariz vermelho que tinham adquirido e um grande sorriso. No final do dia, com 1800€ para entregar à instituição, ficou a sensação de dever cumprido, de solidariedade, de entreajuda, de grandeza de coração, até nos mais pequeninos.
Obrigada a todos!
Cerimónia de entrega dos diplomas
A cerimónia de entrega dos diplomas de valor e de excelência e de conclusão do ensino secundário, decorreu no dia 4 de junho no polivalente da Escola Secundária Gaia Nascente.

Parabéns a todos!
Obrigada aos que contribuíram para a sua realização.

Album I
Album II
Album III
Album IV
Album V
Relógio de Sol
A equipa da biblioteca conseguiu arranjar uma pedra mármore e um gnomo em aço corten, materiais essenciais para colocarmos mãos à obra e iniciar a construção definitiva do nosso relógio de Sol. O trabalho iniciou-se com pesquisas realizadas pelos alunos do 8J. Posteriormente, numa aula de Cidadania e Desenvolvimento e num trabalho colaborativo entre professores da equipa da biblioteca e os alunos, foram feitas as marcações necessárias. Falta agora arranjar um local com bastante sol, no "jardim das ciências e da poesia" da nossa escola, para o colocar.

Vejam aqui
e aqui!
Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu
A Escola Secundária Gaia Nascente esteve presente em Sintra no 1° Encontro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu.

A ESGN esteve representada por sete Embaixadoras Juniores e pela Embaixadora Sénior Professora Sandra Rodrigues.
Parabéns às nossas Embaixadoras Juniores, como sempre estiveram à altura do desafio, representaram de forma exemplar o trabalho desenvolvido na escola para a promoção dos valores e cidadania europeus.
Agradecemos a toda a equipa da Escola Secundária Leal da Câmara pela receção e organização fantásticas.
Quinta de Santo Inácio
No dia 6 de junho, os alunos da EB Cabanões, realizaram uma visita de estudo à Quinta de Santo Inácio, conforme previsto no Plano Anual de Atividades.

Alunos, professores e assistentes operacionais, viveram um dia cheio de aprendizagens, alegria, convívio, partilha e contacto com a natureza.
Os alunos, alguns como primeira visita ao parque, estavam eufóricos e deliciaram-se com a experiencia de ver de perto alguns animais e de poderem conviver num espaço bem diferente de uma sala de aula. Foi um dia singular, animado e uma experiência fantástica para todos.
Visita de estudo - Arte na Cidade
Curso Profissional de Multimédia 10/11º Ano
No dia 26 de maio, os alunos visitaram o Centro Histórico do Porto, começando pelo Centro Português de Fotografia na antiga Cadeia da Relação. Viram as obras de vários artistas contemporâneos premiados e tiveram acesso ao espólio de material fotográfico do Museu.
Seguiram para o Museu Soares dos Reis onde puderam ver obras dos mais importantes artistas Portugueses do Romantismo ao Realismo, culminado com os contemporâneos, André Gomes e Pedro Calapez.
Na Rua de Miguel Bombarda percorreram as várias galerias de arte contemporânea aí existentes.
Entre elas a Ó Galeria (ilustração), a Galeria Quadrado Azul , Ap’Arte Galeria, a Galeria Fernando Santos e a Galeria Cruzes Canhoto.
Ténis de Mesa
PARABÉNS

Inês Matos
Campeã Nacional Individual

Aluna UAARE aegnascente


Vejam aqui!

Escalada
Os alunos do curso profissional de desporto participaram no 3° Open de Escalada.

Ouro - Alfredo Martins
Prata - Diogo Rodrigues

Parabéns a todos!!
"Pontes D'Escrita, Letras que se tocam"
Os agrupamentos de Escolas Gaia-Nascente (Oliveira do Douro) e Rio Tinto n. 3 estabeleceram uma parceria ao nível da Educação Especial, desenvolvendo notável trabalho que se concretizou na elaboração do livro "Pontes D'Escrita, Letras que se tocam".
A Junta de freguesia de Oliveira do Douro compareceu na apresentação da obra, cerimónia muito concorrida por alunos, professores, pais e encarregados de educação e amigos.
Parabéns pela excelente iniciativa!
Vejam aqui!
Dia Mundial da Criança na Escola do Sardão
O Dia Mundial da Criança foi festejado na Escola do Sardão com muita Alegria e Diversão.

Comemorar este dia é uma forma de homenagear os nossos alunos, fortalecer a afetividade entre eles e transformar a Escola num espaço mais acolhedor.

Para o ano há mais…
Escola a Ler
Escola a Ler na biblioteca Fernando Guedes
1ºciclo e Pré

A todos, o nosso OBRIGADA.

Vejam aqui!
Dia Mundial da Criança na EB Aldeia Nova
O Dia Mundial da Criança, na EB Aldeia Nova, foi vivido com grande alegria e cor.
Agradecemos a decoração à Associação de Pais da nossa escola, bem como o convite feito à Ilha Mágica para nos alegrar com a dramatização da obra "Os ovos misteriosos".

A todos, o nosso OBRIGADA.
Dia Mundial da Criança na EB Cabanões
No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, os alunos do 1º ciclo da EB Cabanões, realizaram uma caminhada ao rio Douro, conforme previsto no Plano Anual de Atividades.
Alunos, professores e assistentes operacionais, acompanhados por militares do Posto Territorial de Avintes da GNR, vivenciaram uma manhã diferente, plena de alegria, convívio salutar e contacto com a natureza.
De regresso à escola e após o almoço, os alunos desfrutaram de um concerto apresentado pelos professores Fernando (clarinete), Célia (violino) e Hugo (contrabaixo), no polivalente da escola. Os alunos vibraram e participaram ativamente num concerto muito variado e aplaudido.
Foi um dia bem divertido e repleto de emoções.
Dia Mundial da Criança com Desporto
Dia Mundial da Criança

Atividade de canoagem em Oliveira do Douro.

Os alunos do 8°ano, acompanhados pelos colegas do curso profissional técnico de desporto do 11ºE, divertiram-se na canoagem.

ANIMAR 17
No dia 26 de maio, os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Multimédia, participaram numa visita de estudo à “ANIMAR 17” em Vila do Conde.
A dinâmica da visita foi orientada para a área formativa do curso de Multimédia, dando a conhecer o evento ANIMAR 17 que decorre todos os anos em Vila do Conde.
Os alunos tiveram a oportunidade de assistir à apresentação de seis curtas-metragens do MY GENERATION e de participarem na sua votação, uma vez que estas estavam a concurso.
De seguida fizeram uma visita guiada à exposição ANIMAR 17, nos espaços da Solar - Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde que culminou na realização de uma oficina de Pixilação que permitiu aos alunos a descoberta desta técnica de cinema de animação, aprendendo a animar objetos e o próprio corpo em movimentos e situações irreais.
Para além do convite à aprendizagem, reflexão e formação de sentido crítico, contribuindo para um desenvolvimento integral, inclusivo e estruturado, a autonomia dos alunos também não foi esquecida, pois tiveram de se deslocar ao local em transportes públicos.
Conta-me um Conto
No dia 27 de maio, os alunos da turma B do 12º ano convidaram os alunos da EBJI do Freixieiro a assistirem à dramatização de um conto inédito, elaborado nas aulas de Português.
A temática da entreajuda, da fraternidade e da partilha foi amplamente explorada, não só em palco pelos alunos/atores, mas também na atividade que se seguiu: cada criança teve a oportunidade de dizer ao colega do lado, o que gostava mais nele, o que criou um momento particularmente ternurento. Comprovando que, na distribuição de afetos não há idades, etnias, géneros ou religiões, os atores e espetadores acabaram todos em palco, a cantar uma música que é um hino à amizade!
Parabéns 12º B pelo empenho!
Obrigada EBJI do Freixieiro, por virem ver o que fazemos por cá...
Somos todos AEGN!
Uma infinitude de heterónimos
No dia 25 de maio, a turma A do 12º ano apresentou à comunidade escolar uma atividade, no âmbito da disciplina de Português, com o nome «Uma infinitude de heterónimos».
Inspirados pelo fenómeno heteronímico pessoano, também estes alunos quiseram experimentar esta seiva criativa, concebendo três personalidades diferentes, com uma escrita individual: a freira Maria Teresa Vieira, o árabe Mickael Vaz Rizkallah e a espia Paula de Souza Monet. Estes, e o ortónimo, estiveram em palco à conversa, cada um expondo a sua ideologia. Houve ainda espaço para declamações de poesias do ortónimo, e uma dramatização do poema O Mostrengo da Mensagem de Fernando Pessoa.
Parabéns 12º A, não só pelo excelente desempenho, mas também por contribuírem para a perenidade da nossa literatura!