Evolução ao longo do ano

Alfarrobeira

Em Portugal, a alfarrobeira floresce no final da primavera e início do verão, desenvolve frutos durante o verão, que amadurecem no final do verão e início do outono, mantendo-se verde durante todo o ano.


alfarrobeira

Davi Rocha

Medronheiro

O medronheiro (Arbutus unedo) é uma espécie impar, com um ciclo de desenvolvimento fora do habitual. Com um período de floração muito longo, as suas flores surgem no outono, ao mesmo tempo que ocorre a frutificação. Por isso é comum verem-se flores e frutos, em simultâneo na mesma planta.


medronheiro

Telmo Pascoal

Ameixeira japonesa

A ameixeira japonesa floresce na primavera, exibe frutos coloridos no verão, perde as folhas no outono e permanece despida no inverno.


ameixeira japonesa

Iara Silva

Carvalho Roble

As suas folhas, que no verão são verdes e brilhantes, começam a mudar gradualmente de cor, passando por tonalidades quentes de amarelo, dourado e castanho-avermelhado. Os frutos, conhecidos como bolotas, amadurecem e adquirem uma tonalidade acastanhada. A árvore aprenseta ramos despidos durante o inverno.


carvalho roble

Paulo Leonor

Pereira

A pereira floresce com delicadas flores brancas na primavera, dá frutos suculentos no verão, perde as folhas no outono e permanece em dormência no inverno.


carvalho roble

Pedro Leal

Cerejeira

A cerejeira enche-se de flores rosadas ou brancas na primavera, ganha folhas verdes no verão, perde-as no outono e exibe ramos nus no inverno.


carvalho roble

Gonçalo Pascoal

Macieira

Na primavera a florada; no verão os frutos; no outono as folhas caem e, no inverno, é tempo de dormir. Assim é o ciclo da macieira que no inverno está em fase de dormência, com atividade fisiológica reduzida ao mínimo, para guardar as reservas para um novo ciclo produtivo.


macieira

Miguel Caetano

Hibisco Branco

O hibisco branco floresce intensamente na primavera e verão, reduz a floração no outono e entra em dormência parcial no inverno.


hibisco branco

Julio Lira

Diospireiro

O diospireiro floresce na primavera, desenvolve frutos no verão, amadurece-os no outono e entra em dormência no inverno.


diospireiro

João Costa

Carvalho

O carvalho brota na primavera, cresce ativamente no verão, perde as folhas no outono e permanece em dormência no inverno.


carvalho

Gonçalo Flor

Tília

O carvalho brota na primavera, cresce ativamente no verão, perde as folhas no outono e permanece em dormência no inverno.


tilia

Isis Ramalho

Bétula Branca

A bétula branca brota na primavera, cresce ativamente no verão, perde as folhas no outono e entra em dormência no inverno.


bétula

Sophia Portela