A missão da Escola é proporcionar aos seus alunos aprendizagens e conhecimentos adequados ao seu estado de desenvolvimento, desenvolver competências de natureza relacional e social, entre muitos outros aspetos, que permitam a sua integração na sociedade como sujeitos proativos para que possam contribuir para a sua evolução, como sociedades mais solidárias e agregadoras em torno de objetivos comuns.
Tudo o que se faz no Agrupamento de Escolas Gaia Nascente procura ir nessa direção, seja na forma como está organizado o ano letivo, seja na proposta das atividades que se desenvolvem durante o ano.
Esperamos, com a nossa atuação, que os alunos, pais e encarregados de educação, docentes, assistentes técnicos e assistente operacionais se sintam parte integrante do Agrupamento contribuindo para sua melhoria constante.
Desejamos a todos umas boas férias, suficientemente retemperadoras para que possamos regressar em setembro cheios de energia para dar continuidade ao trabalho que, por todos tem sido desenvolvido.

SOMOS TODOS AEGN!

🌄Caminhada AEGN | Somos Gaia Nascente
A 29 de julho, a Caminhada AEGN levou-nos a explorar vistas únicas do Porto, num percurso repleto de beleza e boa energia.
Partimos de Gaia e atravessámos as freguesias da Sé, Vitória, Miragaia e Massarelos, com paragens em miradouros verdadeiramente inspiradores:
🌿 Jardim do Morro
🏰 Rua Escura
⛪ Igreja dos Grilos
🔭 Vitória
🌅 Virtudes
🌊 Bandeirinha
🌇 Vilar

Foi um momento de convívio, descoberta e partilha, com paisagens de cortar a respiração e o verdadeiro espírito de "Somos Gaia Nascente" sempre presente.

💚 Obrigado a todos os participantes por tornarem esta caminhada tão especial!
Um agradecimento muito especial ao nosso guia, o professor Joca, pela sua disponibilidade, entusiasmo contagiante e energia positiva que trouxe a cada passo desta caminhada.

Fotos
Festa de Final de Ano - Adriano Correia de Oliveira
Iniciativa da Professora Isabel Curralo e Coordenação das Professoras Laura Guerra e Maria Armanda Machado.
Festa de final de ano com professores 2024-2025 e professores de anos anteriores que sempre regressam. A Direção também não deixou de marcar presença com a Professora Sandra Rodrigues.
Entre doces, salgados, música e bastante calor, uma festa vestida de branco ...

No próximo ano, nos encontraremos de novo.

Até lá, BOAS FÉRIAS e merecido VERÃO.

Vídeo
Bibliotecas Escolares - Reunião Final 2024-2025
No dia 22 de julho, as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente marcaram encontro online. O momento de partilha e reflexão permitiu fazer o balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano, reforçando a importância da articulação constante entre as bibliotecas escolares nos domínios da Leitura e Literacia, Projetos e Parcerias e Gestão.

Graças ao trabalho colaborativo, foi possível dinamizar atividades comuns, resolver desafios associados aos diferentes PAAs e dar especial destaque às iniciativas Escola a Ler, que envolveram toda a comunidade educativa. Um agradecimento especial aos professores Emília Cortinhas, Helena Fernandes e Vítor Soares pelo apoio prestado ao longo do percurso.

Boas leituras!
Equipa CRBE 24/25 |EBACO
O papel da biblioteca escolar na promoção da mudança positiva é inegável: promove a inclusão, questiona perceções ultrapassadas e desenvolve competências para navegar a complexidade do mundo digital. É neste contexto que se inscreve o trabalho da Equipa CRBE .
Uma pequena mas diversificada equipa que se revela um fator decisivo no sucesso das atividades dinamizadas em articulação com os departamentos curriculares.
Composta por profissionais com experiência, iniciativa e elevado dinamismo — Isabel Rodrigues, Joana Monteiro, Helena Monteiro, Salomé Fernandes, Fátima Garcia, Georgete Santos e Sara Leal — a equipa demonstrou grande capacidade de colaboração, criatividade e compromisso com os objetivos definidos para o ano que termina agora

Obrigada a todas, também … à D. Susana.
Caça ao Tesouro EBACO - entrega de prémios
Encontro com os participantes na Caça ao Tesouro, alunos e professores para entrega do diploma de participação e os prémios ...
Um projeto coordenado pela Biblioteca Escolar / Grupo de Educação Física que envolveu as quatro turmas do 7.º ano, uma equipa de professores e assistentes operacionais.
Os alunos foram desafiados a seguir pistas estrategicamente escondidas, resolver enigmas, cumprir diversas tarefas no melhor tempo possível entregando as respostas/provas recolhidas.
No final, o Júri avaliou o cumprimento dos desafios nos quais a destreza, a habilidade, a inteligência e o trabalho em equipa foram colocados à prova.
A equipa Amarela recebeu o Ouro !! Muitos Parabéns !!

Registo de imagens
Entrega de Diplomas aos Melhores Leitor@s em Voz Alta
Numa celebração dedicada à leitura em voz alta, realizou-se a cerimónia de entrega de diplomas aos finalistas da Maratona da Leitura 2024/2025, uma atividade que envolveu todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento. Ao longo do ano, 21 turmas do 5.º ao 9.º ano participaram nesta iniciativa, dinamizada pelo Centro de Recursos da Biblioteca Escolar em articulação com os professores de português e os diretores de turma.

Parabéns a todos os participantes pelo entusiasmo, empenho e amor pelos livros!

Registo de imagens
Diagnóstico da Fluência Leitora (DFL) no 2ºano
Os alunos do 2.º ano do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente participaram na implementação do Diagnóstico da Fluência Leitora (DFL), uma iniciativa resultante de uma parceria entre o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A ação decorreu entre 2 e 20 de junho e com a colaboração ativa das bibliotecas escolares do agrupamento, em estreita articulação com a Direção, a Coordenação do 1.º ciclo e as Professoras titulares de turma.
Para além da aplicação do DFL, a iniciativa proporcionou um momento de valorização da leitura e de partilha em torno da figura de Camões, vida e obra. Através de atividades diversificadas e criativas, promoveram-se as competências de leitura expressiva e compreensão leitora. Apresentam alguns desses trabalhos, resultado do entusiasmo e empenho dos alunos com destaque para o papel fundamental das bibliotecas escolares na promoção da literacia.

Ver a apresentação
“Comunicação e Trabalho de Equipa” |PND da EBACO
O Gabinete de Mediação e o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) promoveram o Workshop “Comunicação e Trabalho de Equipa”, com o pessoal não docente da Escola Adriano Correia de Oliveira.
Falámos de comunicação, relações humanas, confiança, motivação e do papel essencial de cada elemento para que o trabalho em contexto escolar aconteça de forma fluida, respeitosa e colaborativa.
Porque nenhuma escola se constrói sozinha... e porque todos merecem ser ouvidos, valorizados e motivados!
Foi uma tarde de partilhas genuínas, onde reforçámos laços e semeámos um caminho mais coeso para todos.
O nosso sincero obrigado a todos os participantes, pelo envolvimento, pelas reflexões e pela vontade de crescer em equipa!

Ver fotos
NewStories Channel EU
Projeto eTwinning que envolveu 3 países e várias escolas europeias.

Esperamos ter desenvolvido competências transversais de forma natural e motivadora, enquanto explorámos diferentes áreas do saber. Procurámos promover a consciência pública, nacional e mundial, incentivando a aquisição de conhecimentos sobre o mundo dos media e das suas profissões. Ao partilharmos informação com a escola e a comunidade — através de artigos, entrevistas, documentários, histórias, podcasts e vídeos — aprendemos, criámos e comunicámos com propósito.

O eBook apresenta aqui as fases do processo assim como alguns momentos relevantes do projeto desenvolvido no Twinspace.

Parabéns a todos os participantes!
Uma cara nunca vem só…
Uma composição coletiva de emoções singulares.
A exposição presente neste espaço representa uma galeria de expressões, resultante de uma composição coletiva de emoções singulares. O trabalho apresentado foi desenvolvido por alunos do 5.º ano, que deram forma a emoções utilizando o rosto como ponto de partida para a comunicação visual.
Cada “cara” é composta por duas metades desenhadas por diferentes alunos, que expressaram sentimentos distintos através da pintura e do desenho. Esta justaposição revela rostos únicos que refletem a diversidade de emoções humanas — tristeza, alegria, surpresa, medo — e evidencia como, mesmo em fragmentos, é possível construir um todo com significado.
Este projeto envolveu interpretação e comunicação, incentivando os alunos a expressar ideias através de diferentes meios e processos. Permitiu o desenvolvimento do pensamento crítico e analítico dos alunos, incidindo em apreciações fundamentadas relativamente aos seus trabalhos e aos dos seus pares, utilizando uma linguagem adequada. Facilitou a compreensão e a intencionalidade das suas experiências plásticas.
No âmbito da experimentação e criação, foi permitido aos alunos a exploração de soluções (através da experimentação de técnicas e materiais, ajustando- os à intenção expressiva das suas representações).
Mais do que “caras”, nesta construção coletiva, revelam-se emoções partilhadas— um retrato sensível e expressivo daquilo que nos liga enquanto seres humanos.

Ver vídeo com os trabalhos e registo de imagens
Quando a Arte fala
No âmbito da disciplina de EV, os alunos do 9.º ano reinterpretaram obras de arte de diferentes movimentos artísticos utilizando a técnica do "tunnel book", uma abordagem tridimensional que cria narrativas visuais em profundidade.
A atividade promoveu o desenvolvimento da criatividade, da expressão pessoal e da compreensão crítica da história da arte, incentivando a ligação entre o passado e presente. Através da pesquisa e do contacto com os livros, a biblioteca tornou-se, de novo, o espaço de descoberta e inspiração, onde a arte e o conhecimento se encontraram.
Os alunos do 8.º ano foram levados a conhecer a técnica e apreciar os trabalhos em exposição.

Registo de imagens
III Jornadas Pedagógicas AEGN - Educar para o Sucesso
Dia 16 de julho, decorreram as III Jornadas Pedagógicas AEGN - Educar para o Sucesso, na presença de docentes do agrupamento e convidados, um momento de partilha, reflexão e construção colaborativa em torno dos desafios e caminhos da educação.
No Auditório da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, o Diretor abriu a sessão e deu início a uma manhã enriquecedora, dedicada à reflexão sobre temas cruciais para a prática docente atual:
🔹Tecnologia e Inteligência Artificial Aplicada à Aprendizagem
🔹Planear para Melhorar: Construir Caminhos Estratégicos para o Sucesso Escolar
As intervenções permitiram abrir horizontes e promover o debate sobre a integração pedagógica das tecnologias emergentes e a importância de estratégias de planeamento eficazes na educação para o sucesso.
Durante a tarde os trabalhos prosseguiram na Escola Secundária Gaia Nascente, por grupos disciplinares, permitindo uma abordagem colaborativa mais específica sobre as práticas pedagógicas e os temas abordados. As III Jornadas Pedagógicas do AEGN reforçaram o compromisso com uma educação de qualidade, inovadora e centrada nos alunos. Continuamos a construir juntos os caminhos para o sucesso educativo!

Ver Programa e Fotos
"Queridos/as, Mudámos a Escola!", na EBACO
Sábado, 5 de julho, foi uma manhã de cor, partilha e espírito de equipa na Escola Básica Adriano Correia de Oliveira.

A EBACO foi palco de uma iniciativa especial que juntou membros da comunidade escolar em torno de um objetivo comum: transformar o espaço exterior da escola num ambiente mais acolhedor, estimulante e cheio de vida.
A atividade, promovida pelo Clube Ubuntu ACO, Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e Gabinete de Mediação, foi batizada de "Queridos/as, Mudámos a Escola!" e propôs-se a renovar o espaço com elementos decorativos e jogos pintados no chão que incentivam a prática de atividade física e o convívio entre os alunos.
Durante a manhã, entre pincéis, tintas e sorrisos, foi possível ver o empenho e a criatividade de todos os que quiseram contribuir para este projeto. Mais do que embelezar o espaço, a iniciativa procurou reforçar os laços entre os diferentes elementos da comunidade educativa num verdadeiro espírito de entreajuda e pertença. Contamos ainda com a colaboração da Associação de Pais, na pessoa do seu Presidente, Sr. Rui Barbosa, que se juntou com entusiasmo à dinamização da atividade e ao apoio logístico necessário, reforçando a importância da ligação entre escola e famílias.
Agradecemos ainda a oferta das tintas pelas Tintas CIN, naturalmente aspeto imprescindível para a concretização deste projeto!
Este foi mais um passo no caminho para tornar a nossa escola um lugar onde todos se sintam bem e parte de algo maior. Porque quando pintamos juntos, construímos mais do que jogos: construímos relações, memórias e um sentido de comunidade.
Obrigado a todos os que participaram! 💛

Ver Fotos
PCE AEGN |Mote 2025/26 - Votação
Como previsto no Plano Cultural de Escola AEGN – Fermento, o mote/tema a explorar de forma transversal a cada ano letivo é submetido à votação de toda a comunidade educativa.

A votação para o ano letivo 2025/26 encontra-se disponível até 31 de julho, aqui

A sua participação é essencial para continuarmos a construir um projeto cultural coletivo, dinâmico e significativo para todos.
Contamos com a sua colaboração!
Books and Places |Leituras em Inglês com a biblioteca
No âmbito do projeto de leituras em Inglês com a biblioteca, Books and Places, a professora Salomé Fernandes dinamizou uma sessão especial com as turmas F, G, H e I do 5.º ano. A atividade decorreu no CRBE no dia 2 de junho e teve como ponto de partida a divertida história The Enormous Crocodile, de Roald Dahl. Com expressividade e entusiasmo, a professora deu voz às diferentes personagens.
O crocodilo muito malvado, esse acabou... no espaço!
A leitura dramatizada foi acompanhada por música, jogos, ilustrações, trabalhos de escrita e momentos de grande atenção e envolvimento por parte dos alunos. Esta iniciativa proporcionou uma forma criativa e motivadora de aprender inglês, despertando o gosto pela leitura e promovendo o desenvolvimento de competências linguísticas e artísticas.
Matem@cias – Projeto STE[A]M
No encerramento do ano letivo, o CRBE promoveu uma exposição e a fez publicação dos resultados do projeto Matem@cias – Projeto STE[A]M, dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Esta iniciativa multidisciplinar, que integrou as áreas da Matemática, Ciências, Tecnologias e Arte, contou com a realização de cinco desafios ao longo do ano letivo, concebidos pelos grupos disciplinares de Matemática e Ciências, sob coordenação das professoras Fátima Rei e Alexandra Pereira, em articulação com o CRBE.
Através da participação ativa dos alunos, foi possível destacar aqueles que mais se distinguiram, quer pela qualidade das respostas apresentadas, quer pela sua assiduidade e compromisso. Os vencedores em cada ciclo receberam uma pequena lembrança. O vídeo com os principais momentos e resultados desta iniciativa está disponível aqui.

Parabéns !!
Alan Turing |Conclusão de projeto eTwinning
Assinalamos a conclusão do projeto eTwinning “Alan Turing, Enigma Codebreaker – Maths Used as a Powerful Weapon to Win the War”, desenvolvido em colaboração com escolas parceiras de vários países europeus. Mais do que uma homenagem ao extraordinário contributo de Turing para a vitória dos Aliados na 2.ª Guerra Mundial e a ciência computacional, o projeto reuniu alunos e professores numa viagem partilhada de descoberta, criatividade e desenvolvimento do pensamento crítico.
Ao longo do ano letivo, através de atividades colaborativas, narrativas digitais e aprendizagens interdisciplinares, explorámos o poder e valor do conhecimento, do trabalho em equipa, desenvolvendo competências e atitudes.
A elaboração conjunta de um livro digital documenta e celebra os momentos mais significativos do projeto.
Unidos por um objetivo comum, honramos o legado de Turing e o impacto duradouro da sua obra na história, na tecnologia e na compreensão humana.

Vídeo
eBook
SPO |AEGN conclui 2ºano de Avaliação do Clima Escolar
Entre março e maio de 2025, o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente levou a cabo, pelo segundo ano consecutivo, um Projeto de Avaliação do Clima Escolar, em parceria com a Universidade Lusíada.
Esta iniciativa teve como objetivo recolher informação junto de alunos (do 3.º ao 12.º ano de escolaridade), docentes, assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos especializados e encarregados de educação, procurando compreender as suas perceções sobre o ambiente educativo e o processo de ensino e aprendizagem no Agrupamento.
Através da aplicação de questionários anónimos, foi possível identificar fatores que contribuem para o bem-estar e sucesso educativo, bem como áreas de melhoria na convivência escolar e na relação entre os diferentes intervenientes da comunidade educativa.
Com base nos resultados obtidos, o Agrupamento poderá reforçar práticas já positivas e implementar estratégias mais eficazes, promovendo uma educação de qualidade, inclusiva e centrada nas pessoas.
Este projeto insere-se no compromisso contínuo do Serviço de Psicologia e Orientação, e do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, com o desenvolvimento de uma cultura escolar mais participativa, reflexiva e colaborativa.
✨ Parabéns aos nossos alunos!
Nas aulas de EV e ET, os alunos das turmas da professora Isabel Costa mostraram toda a sua criatividade e empenho!
No 1.º semestre, participaram no concurso nacional "Giotto és tu: todos lutamos contra o bullying" com incríveis trabalhos em 3D feitos em grupo.
No 2.º semestre, criaram desenhos e pinturas inspirados no património local para o concurso “Desafios d’Arte”, promovido pela APEVT, em parceria com a Faber-Castell e o Museu da Carris.
Apesar de não terem sido premiados, os nossos artistas merecem todo o reconhecimento pelo talento, dedicação e excelentes criações que realizaram.

Trabalhos dos alunos
Mural na Junta: A Arte dos Jovens a Celebrar a Freguesia
É com enorme orgulho que apresentamos o Mural de Homenagem à Freguesia de Oliveira do Douro, criado pelos alunos do 10.º ano do Curso de Artes Visuais, no âmbito do projeto AEGN_com_ARTE, integrado no Plano Cultural de Escola.
Mais do que uma pintura, esta obra retrata a identidade da freguesia, onde cada símbolo conta uma história: a oliveira, que nomeia a terra; o Rio Douro, que molda as vidas; os Arcos do Sardão, testemunhos do tempo; o peixe, lembrança dos pescadores do rio; os potes de barro, tributo aos artesãos; o xaile, símbolo das coletividades que se entrelaçam para tecer a comunidade; e ainda a pomba da paz e o cravo da liberdade, que elevam o mural à esperança e à memória.

A todos os que contribuíram, direta ou indiretamente, para que este projeto ganhasse forma, deixamos um agradecimento sentido.
Um agradecimento muito especial à Junta de Freguesia Oliveira do Douro, pela confiança depositada e pelo apoio incondicional, e ao Agrupamento Escolas Gaia Nascente, que continua a ser um espaço de liberdade criativa e de experiências marcantes para os alunos.

Viveram-se momentos de alegria, de partilha e acima de tudo de entreajuda. Nem sempre as condições atmosféricas estiveram a favor, o que fez com que a execução da obra se prolongasse um pouco no tempo, mas ser paciente, também é uma aprendizagem. Os nossos alunos aprenderam, criaram, superaram, viveram momentos que ficam para a vida.
A arte encontra a comunidade, a aprendizagem ganha vida e transforma-se em legado.
Parabéns ao 10.ºC!

Fotos
O Curso de Artes Visuais tem uma nova Mascote!
O curso de Artes Visuais orgulha-se de apresentar a sua nova mascote. Foi criada a partir dos registos gráficos e expressivos dos alunos da Educação Especial que integram a turma de Artes do 12º ano, na disciplina de Desenho A.

O projeto valoriza a diversidade e o potencial criativo de todos os estudantes.
A mascote simboliza a inclusão, a liberdade criativa e o espírito de partilha que caracterizam o curso. A imagem final reflete a identidade do curso, mostrando que a riqueza artística nasce da diferença e da colaboração.
A mascote foi apresentada na nossa mostra educativa externa.

Projeto etwinning "Seasons through the lens"
A turma 12ºD, nas disciplinas de Projeto Multimédia e de Área de Integração, participou no projeto eTwinning "Seasons through the lens".
Este projeto teve como principal objetivo explorar as quatro estações do ano através da fotografia. Os alunos dos diferentes países observaram e registaram as mudanças na natureza do ano - os alunos da Escola Secundária Gaia Nascente observaram e registaram as alterações observadas nas árvores do recinto escolar.
Ao longo do projeto foram utilizadas ferramentas digitais para editar e partilhar imagens, desenvolvidas competências artísticas e tecnológicas. O projeto promoveu uma consciência ecológica e uma apreciação estética da natureza, incentivando a cooperação entre pares e o respeito pela diversidade cultural e ambiental.

As docentes envolvidas fizeram a candidatura ao Selo Nacional de Qualidade Etwinning.

Trabalho final elaborado pelos alunos portugueses
Árvores do recinto escolar trabalhadas pelos alunos
Projeto eTwinning | Women Who Wrote History
As turmas, 10ºC, nas disciplinas de Inglês e de Desenho A, e 12ºD, na disciplina de Área de Integração, com os alunos de Multimédia, participaram no projeto Etwinning "Women Who Wrote History".
Este projeto teve como objetivo valorizar e dar visibilidade ao papel das mulheres que marcaram a história em diversas áreas, como ciência, literatura, política e direitos humanos. Através da colaboração entre escolas de diferentes países, os alunos investigam e partilham biografias de figuras femininas influentes, promovendo a igualdade de género e o respeito pela diversidade cultural. O projeto permitiu estimular a pesquisa, o pensamento crítico e a comunicação em línguas estrangeiras, contribuindo para uma educação mais inclusiva e consciente.
O logo vencedor para este projeto foi o criado pelos alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Gaia Nascente. As docentes envolvidas fizeram a candidatura ao Selo Nacional de Qualidade eTwinning.

Escolas envolvidas
Vídeos: Brown Simple History Intro e WOMEN
Queridos/as Mudamos a Escola! - EBACO
O Gabinete de Mediação, o SPO e o Clube Ubuntu da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira lançaram o desafio a toda a comunidade escolar para participar no sábado, dia 05/07/2025, num projeto de pintura do espaço exterior da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, intitulado "Queridos/as Mudamos a Escola!"
Pretende-se criar um ambiente mais acolhedor e estimulante para os nossos alunos/as com jogos que permitam o trabalho em equipa, a prática de atividade física e um ambiente de partilha e interação entre todos/as.
O convite foi dirigido a todos os alunos/as, Encarregados de Educação, Associação de Pais, Docentes e Não Docentes, tendo sido pedida uma inscrição prévia para organização dos trabalhos.
A Escola é de todos nós por isso contamos sempre convosco.
Obrigada!
Cíclicas d´Arte 2024/2025 na ESGN
Os alunos do 12.ºC do Curso de Artes Visuais dinamizaram, ao longo do presente ano letivo, o ciclo de exposições Cíclicas d´Arte, integrado no Plano Cultural de Escola.
Estas mostras, realizadas com trabalhos produzidos nas disciplinas de Desenho A e Oficina de Artes, estiveram patentes nos átrios A e B da Escola Secundária Gaia Nascente. De forma rotativa, a cada quinze dias, uma nova exposição era inaugurada, proporcionando uma constante renovação visual e cultural do espaço escolar.
Esta iniciativa evidenciou o talento, a criatividade e o empenho dos alunos, promovendo o contacto da comunidade educativa com a produção artística desenvolvida em contexto letivo, assim como o compromisso da escola com a promoção da cultura, da criatividade e da cidadania, consolidando-se como uma prática educativa relevante e de continuidade desejável.
SPO | "Salto de Gigante" — Alunos do 4.º ano
Alunos do 4.º ano preparam-se para a transição ao 2.º ciclo no AEGaiaNascente.

Todos os alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente participaram no programa “Salto de Gigante”, uma iniciativa orientada pelas psicólogas do SPO, com o objetivo de preparar os mais novos para a transição para o 2.º ciclo.
A atividade foi desenvolvida após as visitas dos alunos às escolas de 2.º ciclo do agrupamento e pretendeu ajudar a clarificar dúvidas, diminuir ansiedades e promover uma adaptação mais tranquila à nova etapa escolar. Sob os lemas “Dizer xau à minha escola”, “Caminhar e Crescer” e “Salto de Gigante” o programa abordou questões emocionais, sociais e académicas associadas a esta mudança. Foram discutidas as principais transformações que os alunos vão enfrentar — como a maior carga horária, novos professores e regras, novos colegas e mudanças sociais mais complexas — assim como sentimentos frequentes como medo, curiosidade e expectativa. A sessão reforçou também hábitos de vida saudáveis: sono, alimentação equilibrada, desporto, higiene e sobretudo, a importância do diálogo com os pais, professores e psicólogos.
Esta preparação representa um passo essencial para um crescimento saudável e um percurso escolar mais positivo. Como referido no programa: “Esta etapa é um período de oportunidades e desafios que, geridos com sucesso, promovem o desenvolvimento equilibrado dos jovens.”!

Ver fotos
Projeto eTwinning “Festival Food Traditions”
O projeto eTwinning "Festival Food Traditions" terminou com uma celebração especial que reuniu virtualmente todas as escolas parceiras. Este momento permitiu partilhar os principais resultados e refletir sobre todo o percurso desenvolvido em colaboração com os países envolvidos – Portugal e Turquia.
Ao longo do projeto, alunos e professores exploraram tradições gastronómicas típicas de cada país, tendo oportunidade de preparar e saborear diversas iguarias. Esta experiência promoveu o intercâmbio cultural e reforçou a valorização da diversidade alimentar, contribuindo para uma aprendizagem significativa e memorável.
A sessão virtual não serviu apenas para apresentar os produtos finais, mas também para celebrar a cooperação, o empenho e o entusiasmo partilhados em torno do património culinário comum. O balanço é extremamente positivo e todos os participantes terminam o projeto mais ricos em conhecimento, experiências e laços de amizade.
O projeto foi submetido à candidatura ao Selo de Qualidade e convidamos todos a conhecerem os resultados finais consultando o site do projeto.
"What Flowers... What Feelings?" - fase final
Chegou ao fim o projeto eTwinning "What Flowers... What Feelings?", uma colaboração internacional entre Portugal e a Turquia que uniu alunos e professores em torno da linguagem simbólica das flores e das emoções que evocam.
Alunos de Multimédia do 11.ºF e 12.ºD participaram em atividades colaborativas, como a partilha de apresentações culturais sobre flores preferidas, desenvolvendo as competências em inglês, fotografia, comunicação, empatia e compreensão intercultural.
Os produtos finais refletem o empenho, a sensibilidade e a criatividade dos alunos, expressos através de materiais digitais construídos individual e coletivamente, desde os avatares e fotografias das flores preferidas, até documentos partilhados, que espelham o caminho de aprendizagem percorrido.
O projeto termina com a certeza de que flores e sentimentos cruzaram fronteiras e deixaram uma marca positiva em todos os participantes.
Os professores envolvidos submeteram a candidatura do projeto ao Selo Nacional de Qualidade eTwinning.

E-Book produzido pelos alunos
Programa DROPI, pelo Serviço de Psicologia e Orientação
Serviço de Psicologia e Orientação: De março a junho, todas as turmas do 1.º ano participaram no Programa DROPI

Ao longo de 10 sessões, os alunos foram convidados a embarcar numa viagem diferente — uma viagem ao mundo das emoções, da empatia e da cooperação! O Programa DROPI investe no desenvolvimento socioemocional das crianças através de atividades dinâmicas, práticas e divertidas, baseadas na educação não formal.
Sabe-se hoje que as competências socioemocionais são essenciais para o sucesso escolar e pessoal. Aprender a reconhecer e regular emoções, lidar com frustrações ou a colaborar com os outros e trabalhar em equipa são aprendizagens fundamentais para crescer de forma equilibrada e feliz. E a escola é um local magnífico para apostar nestas aprendizagens!
Neste ano letivo, o programa chegou a 182 alunos do 1.º ano que, em cada sessão, revelaram envolvimento, curiosidade e entusiasmo. Também as/os professoras/es se revelaram parceiras/os fundamentais nesta experiência, apoiando ativamente a sua implementação.

Dá o Salto com o DROPI — porque crescer emocionalmente também faz parte de aprender!

Ver fotos
Arraial AEGN 2025
Uma noite especial entre colegas!
Dia 30 de junho, a partir das 19h, professores e funcionários do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente reuniram-se para celebrar o final do ano letivo com um arraial cheio de animação, boa disposição e verdadeiro espírito de equipa! Entre sardinhas assadas, música, partilhas e muitas gargalhadas, vivemos uma noite descontraída e muito bem passada — um merecido momento de convívio depois de mais um ano de trabalho intenso. 🙏
Um grande obrigado a todos os que organizaram e participaram neste encontro. Estes momentos fortalecem os laços que fazem do nosso agrupamento uma verdadeira comunidade. Já contamos os dias para o próximo!

#SomosTodosAEGN

Ver fotos e vídeos
Festa de Finalistas na EB Fernando Guedes
No dia 27 de junho, pelas 18h30, teve início a Festa de Finalistas na EB Fernando Guedes, alusiva ao tema “A Sétima Arte”. Os alunos finalistas do pré-escolar e do 1.º ciclo encantaram a Comunidade Escolar com dramatizações e coreografias inspiradas em filmes icónicos, levando os espectadores a uma viagem por diferentes épocas e estilos cinematográficos.
A montagem do espetáculo esteve a cargo dos alunos finalistas e respetivas docentes, que contaram com a preciosa colaboração da Associação de Pais e de toda a comunidade escolar, refletindo o espírito inclusivo e de entreajuda vivido ao longo do ano. As aprendizagens feitas e as competências adquiridas pelos alunos ao longo do 1º ciclo foram essenciais para a qualidade da apresentação e para o sucesso deste momento tão especial.
Para o ano serão atores noutro filme, vivendo novas e profícuas aventuras!

Ver fotos
Trabalho experimental no 1.º Ciclo – Gelado Científico!
Os pequenos cientistas, alunos da professora Fernanda Heleno, da turma 3aFG, no último dia de aulas, estiveram dedicados a fazer um gelado científico. Usaram leite, cacau, “mistura com sabor a morango”, gelo, sal e sacos de plástico. Desta forma, investigaram como se consegue transformar o leite, no estado líquido, num gelado delicioso!
Cada um dos quatro grupos efetuou duas doses de gelado: uma com sabor a morango e outra a chocolate. Descobriram que, ao colocar os ingredientes necessários para o gelado dentro de um saco pequeno, fechá-lo bem, pô-lo dentro de outro saco maior (com duas chávenas de gelo, um quarto de chávena de sal, e agitar durante 15 min.), o leite muda do estado líquido para uma consistência de gelado! Isto acontece, porque a mistura do gelo e sal reduz a temperatura ao redor do saco com a mistura do leite.
Todos adoraram a experiência e, num dia de tanto calor, deliciaram-se com o gelado científico confecionado pela turma!
No próximo ano, continuaremos a efetuar mais trabalho experimental e partilhá-lo-emos convosco! Boas férias!

(Turma 3aFG, 27 de junho de 2025)

Ver fotos
Projeto eTwinning “Challenge Accepted!”
Ao longo do ano letivo a turma do 10ºE participou no Projeto Etwinning “Challenge Accepted!”, no âmbito da disciplina de Animação e Lazer – Aeróbica, sob a orientação da professora Marta Santos. Este projeto teve como objetivos principais: aprimorar as habilidades de comunicação dos alunos no mundo real; integrar as TICs por meio de ferramentas colaborativas online para criar e compartilhar conteúdos; promover a compreensão intercultural e a consciência global e incentivar a iniciativa e a resolução de problemas por meio de desafios elaborados pelos alunos.
Tivemos como parceiros escolas de Espanha, Grécia, Polónia e Turquia.
Os nossos alunos desafiaram os seus colegas a reproduzirem uma coreografia feita nas aulas de aeróbica, em que foi utilizada uma música portuguesa para que todos tivessem contacto com a nossa língua. Parte desta coreografia foi apresentada pelos alunos no Sarau Desportivo do agrupamento.
Como resposta a um dos desafios os alunos apresentaram o “Regadinho”, dança tradicional portuguesa. Foi criado o logotipo do projeto, uma história colaborativa em inglês, uma carta de despedida enviada para uma das escolas da Turquia, entre muitos outros desafios que podem ser vistos no padlet.
No final do projeto e em jeito de despedida recebemos várias lembranças enviadas pelos alunos do Jardim de Infância da Turquia.
Link do projeto
Portefólio digital
Registos do projeto
Festa de Final de Ano na EB de Vilar
26 de junho foi mais um dia memorável na escola de Vilar! Pelas 10:30h, abriram-se os portões do recinto escolar às famílias das nossas crianças. Cada turma acompanhada do respetivo docente dirigiu-se para o campo de jogos.
A coordenadora do estabelecimento deu as boas vindas aos convidados e assim se iniciou a festa! Dois alunos do 4º ano (Gonçalo e Alice) tiveram a missão de nos anunciarem o que cada turma iria fazer começando pela educação pré-escolar e seguindo-se, por ordem crescente, as turmas de cada ano de escolaridade.
O grande final foi quando os alunos que concluíram a educação pré-escolar e o 4º ano de escolaridade receberam dos respetivos docentes, um “diploma”. Este documento vem comprovar que o trabalho e o esforço despendido ao longo de vários anos valeu a pena, pois as dificuldades foram superadas, os objetivos alcançados… permitindo-os enfrentar o futuro próximo com entusiasmo e coragem!
Todos os intervenientes foram presenteados com um bolo delicioso oferecido pela Associação de Pais/Encarregados de Educação.
Crescer é isto, deixar algumas coisas para trás e levá-las apenas no nosso coração!

Ver vídeos com imagens da festa.
Festa de final do ano letivo na EB do Sardão
No dia 26 de junho, a Escola Básica do Sardão celebrou o final do ano letivo com uma festa alegre e cheia de partilha.
O evento contou com a preciosa colaboração da Associação de Pais, que ajudou na organização e decoração da festa. Houve momentos de grande animação com atuações dos alunos, que apresentaram canções, danças e poemas.
No final, os finalistas da Pré e do 1ºciclo receberam os diplomas.
Esta festa foi o reflexo do verdadeiro espírito de comunidade, onde escola e famílias uniram esforços para proporcionar um dia inesquecível para todos.

Ver fotos
Festa de Finalistas - EB Cabanões
No dia 26 de Junho, realizou-se a Festa de Finalistas da EB Cabanões, para encerramento do ano letivo.
A festa pretendeu reavivar memórias de outros tempos e de mostrar que “O que é Nacional, é bom…”.
Os alunos finalistas, receberam o tão aguardado diploma, símbolo de mais uma etapa conquistada. De seguida, deu-se lugar aos artistas que apresentaram as suas coreografias e levaram o público ao delírio.
No final do espetáculo, houve lugar à sempre saudável confraternização entre toda a comunidade educativa, com a preciosa ajuda da Associação de Pais.
Foi mais um momento que ficará registado na memória de todos…!
Boas férias e bom descanso…!

Ver fotos
Trabalho experimental no 1.º Ciclo
Investigação sobre a influência dos fatores do meio na vida das plantas

Os alunos da professora Fernanda Heleno, da turma 3aFG, continuaram dedicados na realização de trabalho experimental. Partilhamos convosco algumas fotografias da investigação, sobre alguns fatores do meio (água, luz solar, ar…) no desenvolvimento das plantas.
Estas atividades permitiram que os alunos efetuassem aprendizagens utilizando as diferentes etapas do método científico. A realização das mesmas, proporcionou-lhes um encorajamento para o levantamento de questões e procura de respostas, através de experiências e de pesquisas simples. Todos os alunos aderiram com muito entusiasmo ao trabalho desenvolvido, ao longo de várias semanas, e revelaram grandes índices de motivação e interesse, com as aulas “vividas” em contacto com a Natureza!
(Turma 3aFG, junho de 2025)

Fotos
eTwinning 'Learning About our Country's History Via Pictures'
No desenvolvimento do Projeto eTwinning 'Learning About our Country's History Via Pictures', a turma F do 11º ano fez, no passado dia 16 de junho, a apresentação final do projeto através de uma videochamada com a escola parceira da Grécia.
Nesta apresentação os alunos publicaram as fotografias que tiraram em diferentes atividades que ilustram a História e Cultura do nosso país.
O projeto foi submetido à candidatura ao Selo de Qualidade eTwinning.

Ver fotos
Livro de receitas e Exposição "Traços de Criatividade"
No passado dia 6 de junho, pelas 18h, a comunidade educativa teve a oportunidade de apreciar um evento especial que reuniu a apresentação do livro de receitas Cozinha (dos) Fantásticos e a exposição artística intitulada "Traços de Criatividade". A iniciativa, que aconteceu na Casa da Cultura de Avintes, procurou valorizar o trabalho desenvolvido pelos alunos de medidas adicionais da EBACO, promovendo um espaço de convivência e inspiração para todos os visitantes.
O livro foi apresentado com enorme entusiasmo, destacando todas as receitas elaboradas nas aulas de Atividades de Vida Diária - Cozinha. Já a exposição "Traços de Criatividade" trouxe uma variedade de “obras” dos alunos, evidenciando a riqueza de talentos presentes na nossa comunidade.
A combinação dessas duas atividades proporcionou um final de tarde repleto de cultura, sabor e criatividade, reforçando a importância de valorizar e incentivar a expressão artística e cultural da nossa escola.
Os alunos e as docentes agradecem a todos que participaram e apoiaram este evento, que certamente ficará na memória de quem esteve presente.
Esperamos que eventos como este continuem a fortalecer os laços e a promover aquilo que melhor se faz na escola, promovendo o orgulho da nossa comunidade.

Ver fotos
Clube de Música EBACO |Grupo de Cavaquinho
No âmbito do Clube de Música da EBACO, foi criado no final do ano letivo de 23_24 o Grupo de Cavaquinho, por sugestão do pessoal não docente que sempre quis, de alguma forma, associar às atividades desenvolvidas pelo Clube.
Esta tem sido uma experiência de sucesso para todos, muito gratificante e exemplo de integração de todos os elementos da comunidade educativa, numa perspetiva alargada que envolve também alunos e docentes, em atividades com impacto não só na escola mas também fora de portas.
Os ensaios realizaram-se às quartas feiras, sempre que possível, e à custa da forte motivação de todos(as) que, realizando as suas tarefas de forma célere, ainda conseguiram ter algum tempo para ensaiar.
Esta dedicação manifestou-se também na disponibilidade que demonstraram para representar o Clube de Música e a nossa escola em diversas atuações, nomeadamente no Centro Social Mário Mendes da Costa, no Lar Adventista de Avintes e na Associação Recreativa e Cultural de Serzedo.
Esta ação junto da comunidade educativa e do meio social envolvente, tem o potencial de desenvolver em todos um sentimento de realização e pertença, que democratiza a cultura e a cidadania e é sem dúvida uma mais valia para a escola e para o agrupamento, pelo que merece ser acarinhada.

Ver vídeo com o resumo da atividade realizada ao longo deste ano letivo.
4ºano da EB do Sardão no Museu do Carro Elétrico
No dia 12 de junho, os alunos do 4ºano da Escola Básica do Sardão visitaram o Museu do Carro Elétrico.
Durante a visita, os alunos aprenderam sobre a sua evolução histórica e o seu funcionamento. Conheceram também vários modelos de carros elétricos e compreenderam a importância deste meio de transporte para a mobilidade urbana e o património cultural do Porto.
No final da visita, os alunos realizaram um passeio especial no elétrico.

Ver fotos
Teatro na EB do Sardão
No dia 02 de junho, para comemorar o Dia da Criança, todos os alunos da Escola Básica do Sardão assistiram na escola à peça de teatro "Diário de um banana", apresentada pela companhia Des...Ato.

Esta atividade foi muito divertida e enriquecedora, permitindo aos alunos uma aproximação ao mundo das artes e da cultura.

Ver fotos
🏓🥇 Parabéns Núria, Parabéns Júlia!
Núria Madeira (sub13), aluna do 7°I, e Júlia Leal (sub19), aluna do 10ºA, são campeãs nacionais de 2024-2025 na modalidade de Ténis de Mesa.

Muitos parabéns pelo empenho, dedicação e compromisso! 👏👏👏

Ver fotos
🏅Juntos pelos valores olímpicos!
Prémio Literário Garrett
No passado dia 18 de junho, teve lugar mais uma edição do Prémio Literário Garrett, promovido pela Junta de Freguesia de Oliveira do Douro.
Dos 5 contos inéditos que foram levados a concurso, ganhou o primeiro lugar na categoria C a nossa aluna Carolina Silva, do 12ºB.

Parabéns, Carolina! 👏👏👏
🍽 Descobre o mundo pelo paladar!
"Receitas que Nascem” é um livro muito especial, criado pelas mãos, pelas memórias e pelas experiências dos nossos alunos.
Nele encontras uma viagem culinária pelos quatro cantos do planeta, dos pratos tradicionais às sobremesas que atravessam gerações, tudo escolhido com amor, curiosidade e orgulho pelas comunidades que formam a nossa família educativa.
Mais do que um mero livro de receitas, é um hino à diversidade, à união e às trocas culturais, mostrando que a gastronomia é uma porta para o conhecimento, para a tolerância e para a partilha.
Experimenta, saboreia e leva um pouquinho do mundo para a tua cozinha!

Ver aqui
"Culturas de Nascem" |Junho 2025
Este é um número cheio de histórias, conquistas, cultura e diversidade!

Descobre nas nossas páginas:
⚽ A paixão pelo desporto, com o beisebol e o futebol
🎶 A arte nas comunidades, a música, o cinema e as lendas que atravessam gerações
🤝 A união na diversidade, a Manta da Família, o Gabinete de Mediação e a Semana da Interculturalidade
👑 Uma mulher que brilha a nível internacional
🏟 Os caminhos de um dos clubes de Marrocos

Uma jornada pelas vivências que nos unem, pelas raízes que compartilhamos e pelas emoções que nos movem.
Não percas esta nova edição! Lê, descobre e inspira-te!

Parabéns, professora Etelvina !
No âmbito do projeto educativo Escola Ciência Viva Gaia, uma parceria entre a Agência Nacional Ciência Viva e a Câmara Municipal de Gaia, no passado dia 17 de junho, os professores da Escola deslocaram-se à EB Fernando Guedes para entregar um certificado à professora Etelvina Filipe, pelo desempenho de mérito durante a participação nas atividades.👏👏
Como prémio, a turma recebeu também uma atividade relacionada com Magnetismo, dinamizada pela equipa da Escola Ciência Viva.

Ver fotos
Visita de Estudo Museu do Papel - EB Vilar
No dia 12 de junho, a nossa escola EB1 de Vilar participou numa visita de estudo organizada pela Associação de Pais.
De manhã o grupo visitou o Museu do papel (que era uma antiga fábrica de papel, Fábrica Custódio Pais que remonta a 1822), que se situa em Paços de Brandão, onde, com a ajuda de uma guia, aprendeu a importância da recolha e reciclagem de papel. Depois foi para uma sala onde, a partir de pasta de papel, teve a oportunidade de fazer folhas de papel reciclado - uma experiência fenomenal!
Foi interessante ver como o papel antigamente era produzido e a maquinaria que envolve este processo.,Todos ficaram impressionados com a força física que os operários, especialmente as mulheres, tinham que ter para fazer este trabalho. Carregavam à cabeça 45 quilogramas de papel húmido e subiam vários lances de escada! Depois o papel era seco e usado para fazer cartuxos.
Chegou a hora do almoço e, como estava a chover, o grupo foi cordialmente recebido na EB2/3 de Paços de Brandão, que cedeu o espaço do refeitório.
Feito isto, o sol raiou o que permitiu visitar o Parque Ambiental do Buçaquinho e terminar a viagem em contacto com a natureza. Foi mais um dia memorável!

Ver fotos e vídeo
AEC Medieval em Vilar de Andorinho
Voltar atrás no tempo é uma sensação maravilhosa! E isso aconteceu na EB1 de Vilar!
Ensaiaram-se danças, arranjou-se um guarda-roupa à medida e fomos à Feira Medieval de Vilar de Andorinho!
As crianças inscritas nas AEC, juntamente com os seus professores, ensaiaram danças durante meses, dedicando-se de corpo e alma a esta atividade. Finalmente o grande dia da exibição chegou! Dia 7 de junho, sábado, perante toda a comunidade e Corte Real, as crianças desta escola fizeram duas apresentações de danças grandiosas em plena Feira Medieval, desfilando com toda a pompa!
Segunda-feira, dia 9, as crianças, juntamente com os professores das AEC, repetiram a atuação desta feira a uma plateia constituída por turmas de outras escolas.
Não podemos deixar de agradecer aos professores das AEC responsáveis por esta atividade, aos encarregados de educação que ajudaram na consecução da mesma, comprando as roupas e acompanhando as crianças nesta aventura, à Associação de Pais que ajudou sobremaneira na organização deste evento e, claro, à Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho que nos acolheu com tanta simpatia.
Foi, sem sombra de dúvida, uma viagem no tempo extraordinária!

Texto de um aluno:
Saber como era a vida na Idade Média não é para toda a gente, mas eu e os meus colegas da Escola de Vilar tivemos essa oportunidade!
Na linda Feira Medieval de Vilar de Andorinho pudemos descobrir como eram as mantas de antigamente, que armamentos se usavam nas guerras e pudemos saber como era um guerreiro treinava.
Tivemos também a oportunidade de participar num cortejo e dançar, não só para os familiares mas também para as pessoas que visitaram a feira.
Eu e os meus colegas conseguimos mostrar a algumas escolas a nossa dança. Por tudo isto agradeço muito a todos os professores das AEC.
(Gonçalo, 4ºano).

Ver fotos e vídeo
Inspiração e Identidade | Descrição Poética
Os alunos das turmas A,B,C e D do 7º ano, da Escola Básica Anes de Cernache, na disciplina de Educação Visual, exploraram o autorretrato como forma de expressão das suas emoções e pensamentos.
A componente interdisciplinar com a disciplina de Português foi reforçada através da criação de um pequeno texto poético, no qual os alunos exploraram a linguagem simbólica, os sentimentos e a sua identidade pessoal.
Esta atividade teve como objetivo explorar a técnica da colagem como forma de autorrepresentação. Através da análise do trabalho do artista Patrick Bremer, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e refletir sobre a sua obra, desenvolvendo a criatividade e o pensamento visual e literário.
Esta abordagem permite articular as Artes Visuais com competências de leitura, escrita e interpretação.

Ver fotos
(Último) Desafio do Mês de Matemática
Os Desafios de Matemática continuaram a acompanhar os nossos alunos. O projeto foi desenvolvido mensalmente ao longo de todo o ano letivo, na disciplina de Matemática do 2º ciclo, através da atividade "Desafio do Mês", dinamizado e coordenado pela docente Marina Correia, com os objetivos de fortalecer a literacia nesta área; estimular o raciocínio lógico e a persistência; fomentar o pensamento crítico e a comunicação matemática e ajudar a desenvolver habilidades matemáticas e a criatividade dos nossos alunos, de forma divertida, interativa, colaborativa e cooperativa.
No padlet constam as resoluções apresentadas pelos alunos.
Foi fulcral e enriquecedor, a partilha de ideias, a compreensão de outros raciocínios, o despertar do interesse por novas formas de pensar e resolver problemas, além de se verificar um fortalecimento da autoestima ao conquistarem soluções difíceis.
E como não poderia deixar de ser, os alunos que se evidenciaram em cada turma, foram presenteados, no passado dia 12 de junho, com um miminho, como forma de motivação e valorização pelo empenho e persistência demonstrados.

Vencedores 5ºano
5ºA - Carolina Silva; 5ºB - Mariana Rodrigues; 5ºC - Santiago Ferreira; 5ºD - Noah Franco; 5ºE - Daniel Rodrigues; 5ºF - Afonso Chaves; 5ºG - Mariana Cardiano; 5ºH - Lourenço Moita; 5ºI - Joaquim Abreu.

Vencedores 6ºano
6ºA - David Carvalho; 6ºB - António Monteiro; 6ºC - Luna Pinto; 6ºD - Carolina Barros; 6ºE - João Carvalho; 6ºF - Mariana Silva; 6ºG - Gabriel Silva.

Parabéns a todas e a todos que se desafiaram! Ver fotos
Jovens Talentos Recriam Arte Portuguesa |Exposição no CAA
No âmbito da disciplina de Atividades de Vida Diária 2 (AVD2), os alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano de escolaridade que frequentam as atividades dinamizadas na sala do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) foram desafiados a mergulhar no universo da arte portuguesa. O convite foi para recriar obras de pintores de renome como Fernando Lanhas, António Costa Pinheiro, Emília Nadal, José de Guimarães e Noronha da Costa.
Com inspiração nas obras originais, estes jovens artistas demonstraram uma notável capacidade de captar e reproduzir a essência de cada criação, reinterpretando-a à sua maneira. O resultado deste processo criativo culminou numa exposição que deu a conhecer os talentos dos seguintes artistas aprendizes: Leonardo Teixeira, Marcelo Silva, Letícia Garcia, Nuno Guimarães, Gabriel Rodrigues, Tiago Costa, Afonso Mendes, Daniel Marques, Luna Pereira, Mara Garcia, Edna Santos, Fábio Mendes, Kayki Ribeiro, Luís Fonseca, Rafaela Alves e Solange Sousa.
Esta iniciativa não só promoveu o desenvolvimento de competências artísticas, como também proporcionou aos alunos uma oportunidade única de explorar o património cultural português e expressar a sua criatividade.

Ver fotos
Concurso de Poesia Interescolas de Gaia |JI e 1ºciclo
Parabéns aos mais jovens premiados do Concurso de Poesia 2025 Fase 1.

Grupo JI2 da Escola Básica de Aldeia Nova e Joana Multini do 3ºano da Escola Básica do Sardão. Ambos obtiveram o 1º lugar no Escalão A e B respetivamente.
As professoras Susana Alves e Isabel Carneiro, também estão de parabéns!

A equipa da BE-ESGN

Concurso de Fotografia 2025 |Premiados
Os premiados do Concurso de Fotografia 2025 - Diversidade de OLHARES, foram os seguintes:

🥇1º Lugar - Ângela Maria da Silva Grangeia Carvalho - fotografia 9 - Céu e Terra unidos num só corpo.

🥈2º Lugar - Gabriel Gomes - fotografia 7 - Entre o Céu e o Mar: a Capela do Senhor da Pedra ao Anoitecer.

🥉3º Lugar - Sarah Mikaela da Silva Almeida - fotografia 22 - Paz.

Parabéns a todos os participantes !!

Ver as fotografias vencedoras
Concurso de Poesia Interescolas de Gaia |Entrega de prémios
No dia 11 de junho, decorreu a entrega dos prémios do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2025, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, onde os premiados dos diferentes escalões tiveram oportunidade de ler os seus poemas.
O evento que já tem 26 anos de existência contou com a presença de elementos das várias comunidades educativas e foi considerado por um dos alunos premiados como “A Festa da Poesia”.

A equipa da BE-ESGN agradece a todos os participantes e deixa um elogio à qualidade dos poemas levados a concurso.

Registo de imagens
Arte, Ciência e Educação Ambiental
No passado dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, inaugurou na Praça Central – Piso 0, a exposição dos trabalhos escolares integrados no projeto Mar’Arte. A exposição integra trabalhos de várias escolas de Vila Nova de Gaia e estará patente até 19 de junho. Esta mostra une arte, ciência e educação ambiental em torno da proteção dos oceanos.
A nossa peça é uma chamada de atenção para a emergência em que os oceanos se encontram: por baixo das águas outrora cristalinas, uma massa informe de detritos e de resíduos produzidos pelos humanos contaminam e ameaçam a vida marinha.
Que este trabalho torne possível que possamos refletir e perceber que a Natureza não é uma fonte inesgotável de recursos nem a lixeira comum.
Participaram neste trabalho: alunos do 10º e do 12º ano de escolaridade do Curso de Línguas e Humanidades no âmbito dos projetos Eco - escolas, Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e do Clube Ciência Viva.

Ver fotos
A ilustração na 11.ª Semana da Educação Artística - UNESCO
No passado dia 27 de maio, pelas 14.15, a nossa colega e professora Helena Veloso abrilhantou a 11ª Semana da Educação Artística da UNESCO, que decorreu na Biblioteca da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (ESDJGFA) com uma palestra sobre a sua vasta experiência profissional na ilustração de livros infantis.

O Certame decorreu com a participação de outros artistas desde as artes plásticas à Animação e integrou-se no PNA daquele estabelecimento de ensino do nosso concelho.

Ver fotos
Clube Europeu EBACO 2024/25
O Clube Europeu da EBACO manteve-se, ao longo deste ano letivo, como um espaço dinâmico de aprendizagem ativa e cidadania participativa, onde os alunos aprofundaram o seu conhecimento sobre a União Europeia e fortaleceram laços com jovens de outros países, através da colaboração em projetos internacionais. Com uma abordagem centrada no desenvolvimento de competências interculturais e na construção de uma consciência europeia, o clube envolveu-se em diversas atividades educativas e culturais, destacando-se a participação em projetos eTwinning, a realização de eventos escolares e a promoção de valores como a paz, a cooperação e a diversidade.

Durante o primeiro semestre, os alunos participaram ativamente em dois projetos eTwinning com parceiros de vários países, incluindo da Palestina, contribuindo com ideias, materiais e criatividade para os temas propostos. As principais atividades foram:
- Comemoração do Dia Internacional das Linguas - “Languages for Peace”: Promoção da diversidade linguística e da paz através da comunicação intercultural, com referencia à guerra e ao “Cessar fogo”.
- Projeto eTwinning “Herbs Around”: Exploração da utilização de ervas aromáticas nas culturas dos países envolvidos.
- Projeto eTwinning “Our Olives Are Our History”: Investigação e partilha de tradições relacionadas com a oliveira e o azeite como património cultural comum.
- Organização de uma atividade temática - Halloween - com destaque para tradições europeias e apresentação de trabalhos alusivos à data.
- Criação de um vídeo informativo sobre a viagem a França, explorando aspetos históricos, culturais e linguísticos.
- Participação ativa dos alunos nas sessões escolares do Parlamento dos Jovens, refletindo sobre temas da atualidade e preparando propostas.
- Dinamização de um mercado de Natal solidário, com produtos feitos pelos alunos e receitas destinadas a causas sociais.

No segundo semestre, o Clube Europeu continuou a sua missão educativa, alargando o seu impacto através de novas atividades e do desenvolvimento de mais um projeto eTwinning, reforçando os laços com outros países europeus:
- Projeto eTwinning “Alan Turing”: Exploração da vida e legado do matemático Alan Turing, com produção de conteúdos digitais em colaboração com escolas europeias.
- Organização de um peddy-paper temático sobre a Segunda Guerra Mundial, inserido nas comemorações do Dia do Patrono e no projeto Alan Turing.
- Comemoração de São Valentim, numa Iniciativa para a promoção da amizade e dos valores de solidariedade entre os alunos. - Comemoração do 25 de Abril, destacando os valores da liberdade e da democracia em Portugal e na Europa, participando na iniciativa “Portas que Abril abriu”. “Portas que Abril abriu”.
- História de Vida de Jean Paul: Partilha da história de vida de um cidadão europeu, como forma de sensibilização para os direitos humanos e a diversidade.
- Celebração do Dia da Europa (9 de maio) com atividades lúdico-pedagógicas, trabalhos colaborativos e momentos de reflexão.
- Exposição Final: Apresentação pública dos trabalhos realizados ao longo do ano letivo, dando visibilidade ao empenho e criatividade dos alunos.

O Clube Europeu revelou-se, mais uma vez, um espaço essencial de formação para a cidadania europeia, onde os alunos participaram como coautores ativos de uma comunidade internacional de aprendizagem. Através das diversas iniciativas, promoveram valores de cooperação, respeito e consciência cívica, integrando-se em espaços comuns de construção do presente e do futuro europeu.
Agradecemos a todos os alunos, professores e parceiros que contribuíram para o sucesso deste ano letivo e incentivamos a continuidade deste trabalho no próximo ano.
Clube Europeu e CRBE
“A Vida de Jean Paul Thomas” – Um testemunho de resistência e coragem que inspirou os nossos alunos na Semana da Interculturalidade.
No contexto das comemorações dos 80 anos do Dia D, realizadas em Caumont, França, os alunos do Clube Europeu tiveram a oportunidade de visitar um memorial muito especial, erguido em honra dos pais de Jean Paul Thomas, conhecido como o “bebé da Resistência”. Este momento tocante marcou profundamente os alunos portugueses, que puderam compreender de forma mais viva e humana o impacto da guerra na vida de milhões de europeus.
Jean Paul nasceu na prisão, filho de dois resistentes franceses capturados pelas forças nazis. A sua história de vida – marcada por coragem, risco e luta pela liberdade – foi o ponto de partida para uma representação dramatizada realizada no CRBE (Centro de Recursos da Biblioteca Escolar), durante a Semana da Interculturalidade.
A apresentação foi baseada em documentos e cartas trazidos de França, cedidos pelo Collège Sources d’Aure e pela professora Bénédicte Desfeux, e retratou os momentos-chave da história deste bebé: o nascimento em cativeiro, os esforços clandestinos para o retirar da prisão, a constante ameaça à vida da sua família e o papel fundamental da resistência francesa.
Durante a atividade, os alunos integraram também um enquadramento histórico essencial, utilizando imagens selecionadas do filme “A Lista de Schindler”, estabelecendo paralelos com o contexto português da época e promovendo uma reflexão crítica sobre os regimes autoritários, os direitos humanos e a importância da resistência.
A representação foi não só um momento de evocação histórica, mas também uma forma de vivenciar os valores europeus da liberdade, solidariedade e memória coletiva, pilares fundamentais para a formação de uma cidadania ativa e consciente.
Justiça para Tod@s no Tribunal de Gaia
No passado dia 29 de maio, os alunos da turma do 7º B, da escola Anes de Cernache, o Diretor do Agrupamento Gaia Nascente, Rui VanZZeler, a Coordenadora da Escola Anes de Cernache, Alzira Cunha, assim como as professoras Paula Moreira, Helena Fernandes e Alda Ferreira participaram numa simulação de júri no tribunal de Gaia, numa sessão presidida pela Juíza Cristiana Jorge, pelo Drº Diogo Coutinho, Procurador do Ministério Público, e pelas advogadas tutoras, Sara Mendonça e Inês do Adro, da Abreu Advogados promotora do projeto Justiça para Tod@s.
O caso escolhido pelos alunos reportava um comentário racista e xenófobo, nas redes sociais, sobre uma minoria étnica. A turma foi dividida por todos os intervenientes de um processo, o que incluía três arguidos, cinco testemunhas e três acusadores. Apesar de terem feito um treino exaustivo com a sua Diretora de Turma, Paula Moreira e pelas advogadas tutoras, os alunos foram surpreendidos em tribunal pelo grau de seriedade por que se constitui esta simulação. Alguns confessaram que se sentiram um pouco nervosos com as intervenções da Juíza que quis saber tudo sobre as suas vidas, salvaguardando sempre que esta situação só aconteceria se os arguidos tivessem mais de 16 anos, o que não era o caso. Os alunos, simulando que tinham mais do que essa idade, estiveram à altura deste grande desafio, simulando respostas válidas e até bastante imaginativas e ambiciosas. Tivemos um aluno que disse à juíza que era casado, vivia com a namorada e era estudante. Interrogado pela juíza sobre a sua condição económica, disse-lhe logo que tinha herdado umas casas e que as tinha arrendado, podendo assim ter rendimentos para sustentar uma casa, o que causou logo umas boas risadas na audiência, incluindo as da Juíza e do Procurador. Duas alunas da turma, que gostavam de ser advogadas, vestiram as togas, cedidas pelas advogadas, e fizeram intervenções muito válidas na inquirição aos arguidos. No final da audiência houve ainda tempo para uma reflexão sobre as consequências e os perigos de comentários e atos indevidos nas redes sociais. Tratou-se de uma experiência, certamente, marcante não só por terem entrado pela primeira vez num tribunal como ser membro integrante numa simulação de julgamento.

Registo do momento
✈️ Projeto de Matemática: Férias de Sonho |5.ºE e 5.ºI
Durante o 2º semestre, os alunos das turmas 5.ºE e 5.ºI embarcaram numa verdadeira viagem... de conhecimento! No âmbito da disciplina de Matemática, desenvolveram o projeto “Férias de Sonho”, orientado pela professora Vera Leandro, com a colaboração das Diretoras de Turma das respetivas turmas.
Este projeto desafiou os alunos a planear uma viagem com um orçamento fictício, aplicando conceitos matemáticos à vida real: cálculo de despesas, planeamento financeiro, elaboração de itinerários, entre outros. O projeto evidenciou como a Matemática está presente nas decisões do dia a dia e contribui para uma literacia financeira consciente e responsável.
Este projeto envolveu ainda conteúdos de História e Geografia de Portugual, Inglês, Educação Visual e Cidadania. Os alunos exploraram o destino escolhido em termos culturais, climáticos e geográficos e criaram postais ilustrados, desenvolvendo a sua criatividade, competências de comunicação e valorização da multiculturalidade.
A professora Vera Leandro agradece, de forma especial, a colaboração da professora Isabel Costa, que apoiou ativamente o desenvolvimento do projeto, contribuindo para o sucesso desta iniciativa pedagógica.

Fotos
🐝Apicultura na EB de Vilar
Dia 6 de junho, na escola de Vilar, tivemos um workshop sobre apicultura, dinamizado pelo professor Tiago Silva.
Nesta atividade foram abordados diversos temas como a vida das abelhas nas colmeias, os componentes de uma colmeia, os vários tipos de abelhas e a sua enorme importância para a manutenção dos ecossistemas. Também referiu como se extrai o mel de um favo.
O professor elucidou as crianças sobre as diferenças entre abelhas e vespas, mostrando vários ninhos de vespas asiáticas, assim como fotos. Os alunos puderam também observar o funcionamento de uma colmeia ao vivo, através de um vidro, ficaram maravilhados a observar o trabalho das abelhas obreiras! Por fim, alguns alunos vestiram um fato de apicultor.
Foi mais uma atividade dedicada à natureza promovendo o conhecimento de que as abelhas são fundamentais para a vida no planeta, pelo que devem ser respeitadas e protegidas.

Ver imagens
Animais Felizes na EB de Vilar
No dia 5 de junho tivemos uma visita especial na escola de Vilar. Uma equipa do Parque Biológico veio realizar uma atividade que foi muito do agrado das crianças. Esta iniciou-se com uma ação explicativa onde se abordou o trabalho realizado pela equipa de veterinários do Parque Biológico de Gaia na recuperação de animais selvagem que foram alvo de acidentes ou se encontravam em cativeiro indevidamente.
Posteriormente, já no recreio da escola, os alunos assistiram à libertação de dois melros!
Foi uma atividade importante para sensibilizar as crianças para a preservação da natureza e os cuidados a ter com os animais.
Não há idade para ser ecologista e defender o que importa!

Fotos
Visita à Magikland |EB Fernando Guedes
No âmbito das atividades pedagógicas do 1.ºciclo do ensino básico, realizou-se uma visita de estudo ao Parque de Diversões Magikland, com a participação dos alunos das turmas do 2.º ao 4.ºano, no dia 09/06/25.
A atividade teve como propósito proporcionar às crianças uma experiência lúdica e educativa, promovendo momentos de convívio, diversão e reforço das relações interpessoais num ambiente diferente do contexto escolar habitual. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de participar em diversas atrações adequadas à sua faixa etária, sempre acompanhados pelos professores e auxiliares de ação educativa.

Fotos
Teatro de Robertos na EB Fernando Guedes
No dia 2 de junho, a Escola Básica Fernando Guedes recebeu com entusiasmo a visita de um grupo de alunos do 10.ºano, da Escola Secundária do Agrupamento, que apresentaram uma encantadora peça de teatro de Robertos intitulada "A Lenda do Rei Ramiro". Esta atividade, destinada aos alunos do 1.ºciclo, proporcionou um momento cultural e educativo, despertando o interesse pelas tradições orais e pelo património histórico português.
A encenação, cuidadosamente preparada pelos alunos mais velhos do Agrupamento, recriou de forma cativante e acessível a conhecida lenda medieval, envolvendo os mais pequenos num ambiente de fantasia, aprendizagem e diversão. Através desta encenação foi possível transmitir valores como a coragem, a justiça e a importância da memória histórica.

Fotos
Demonstração de meios - GNR - 1º ciclo
EB Fernando Guedes
2 de junho

Os alunos tiveram a GNR na escola. Vieram agentes fazer a demonstração de alguns dos serviços que esta força de proteção e segurança tem para nos oferecer.
Eles trouxeram cavalos, cães e uma mota.
Os alunos puderam tocar nos animais e sentaram-se em cima da mota.
No final da demonstração assistimos a algumas habilidades dos cavalos.

(Texto elaborado pela turma T4FG)

Fotos
🚨"Heróis em ação” na EBACO | 6ºE e 6ºF
A coordenadora do PES e em articulação com a equipa da Saúde Escolar da UCC Margem, a coordenadora do estabelecimento e a coordenadora dos Diretores de Turma, organizaram uma atividade de sensibilização/treino de Suporte Básico de Vida (SBV), para os alunos das turmas E e F do 6º ano, da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira.
Mais uma vez, os Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia estiveram presentes e explicaram aos nossos alunos a posição lateral de segurança e como proceder em caso de obstrução de via aérea. A atividade foi exigente mas motivadora. Estes conhecimentos adquiridos in loco podem fazer a diferença, em caso de emergência.

Ver fotos
A EBACO foi à EB Fernando Guedes
No passado dia 30 de maio, a Sala do Centro de Apoio à Aprendizagem 1 (CAA1) da EB Adriano Correia de Oliveira levou à EB Fernando Guedes a encantadora história do 'Ratinho Pianista', partilhando-a com os colegas do 1.º ciclo, que beneficiam do apoio das valências, num momento de salutar troca de emoções e experiências.
Este encontro promoveu um valioso momento de interação, essencial para o fortalecimento dos laços entre alunos, professores e assistentes operacionais. Foi um momento de verdadeira troca de experiências e aprendizagem conjunta.
No final da atividade, os alunos do CAA1 foram presenteados com ilustrações da história, criadas com empenho e criatividade pelos colegas das valências, celebrando assim uma vivência enriquecedora para todos.

Ver fotos
Grupo 520/PES – Suporte Básico de Vida – 9ºanos
No mês de maio, na EB Adriano Correia de Oliveira, EB Anes de Cernache e Escola Secundária Gaia Nascente, em todas as turmas do 9ºano foram realizadas sessões práticas de Suporte Básico de Vida (SBV), conteúdos que são lecionados nas aulas de ciências naturais.
O SBV é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida à vítima, sendo vital até a chegada do transporte até o hospital. É um dos elos da Cadeia de Sobrevivência e o seu objetivo principal é não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões, proporcionando maior probabilidade de sobrevivência. Estes conhecimentos adquiridos podem fazer a diferença, em caso de emergência.
Mais uma vez, os Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia foram responsáveis por esta atividade, os nossos alunos adoraram a experiência.

Ver fotos
“Piratas do Plástico” em nova missão no Areinho de Avintes
No passado dia 4 de junho, os “Piratas do Plástico” voltaram a zarpar rumo ao Areinho de Avintes, numa nova incursão em defesa do ambiente. Desta vez, os alunos das escolas Anes de Cernache e Secundária Gaia Nascente, membros do Clube Ciência Viva, acompanhados pelos professores Gabriel Gomes e Marina Correia, saíram para o terreno com uma missão clara: combater o lixo nas margens do rio Douro.
Esta foi a 2ª fase do projeto “Piratas do Plástico” - iniciativa conjunta do Clube Ciência Viva na Escola e do programa Eco-Escolas, que integra uma campanha europeia de monitorização da distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce. Através da recolha e análise de resíduos, os alunos contribuem ativamente para a investigação científica sobre a poluição dos recursos hídricos, nomeadamente do rio Douro.
Durante a atividade, os alunos organizaram-se em grupos de trabalho, cada um com tarefas e metodologias distintas, mas com um objetivo comum: recolher, identificar e classificar os resíduos plásticos encontrados ao longo da margem do rio.
Além da componente prática de limpeza, os estudantes foram desafiados a refletir sobre questões essenciais:
👉Quais as fontes dos resíduos?
👉Que trajetos percorrem até chegar ao rio?
👉Como pode a sociedade enfrentar/solucionar este problema?
A experiência revelou-se bastante enriquecedora, tendo os alunos demonstrado grande entusiasmo e sentido de responsabilidade ambiental.
Para encerrar a jornada houve ainda tempo para realizar um merecido convívio, acompanhado por um piquenique partilhado junto ao rio, celebrando o esforço coletivo em mais uma batalha vencida pelos “Piratas do Plástico”.

Fotos
A Melhor Lição de Sempre
No passado dia 22 de maio, as turmas do 11ºB e do 12ºB tiveram a oportunidade de assistir a várias sessões de julgamento no Tribunal de Gaia, nomeadamente o que dizia respeito a injúrias proferidas a uma enfermeira do Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia. Cumprindo as regras previamente definidas para se estar na presença de uma juíza e de um Procurador do Ministério Público, numa sessão de julgamento em tribunal, os alunos estiveram à altura do desafio permanecendo todo o tempo em silêncio e atentos aos depoimentos dos arguidos e das testemunhas. Dos vários casos presenciados, o que mais surpreendeu os alunos foi o depoimento de um arguido, que com apenas 23 anos, já se encontrava referenciado por sete vezes em tribunal. Desta vez tinha sido apanhado a conduzir sem carta de condução. Relativamente ao caso da alegada agressão contra uma enfermeira, e apesar de não se ter proferido a sentença, marcada para outro dia, fica a certeza da importância da confissão e da humildade perante um ato de agressão contra uma profissional, no exercício da sua função. Os alunos ficaram particularmente impressionados com a forma gentil, delicada e compreensiva com que a Juíza se dirigiu a cada um dos arguidos e testemunhas, dos vários casos presentes, tentando perceber sempre os seus contextos socioculturais e financeiros.
No final da sessão a Juíza e o Procurador do Ministério Público tiveram a gentileza de ficar a conversar com os alunos, disponibilizando-se para responder a eventuais dúvidas sobre os diversos processos em julgamento. Numa época de juízos gratuitos e posições radicais, poder observar uma abertura verdadeiramente humanista por parte de um órgão de soberania nacional, como é o tribunal, penso que será a melhor lição de sempre a dar às futuras gerações.

Registo do momento
Sarau Desportivo AEGN |Diversidade em Movimento
O Sarau Desportivo AEGN 2025, sob o mote 2024/25 do Plano Cultural de Escola - Diversidade - celebrou a inclusão, a expressão corporal e o respeito pelas diferenças através do movimento e da atividade física.
Com atuações dinâmicas e criativas, envolvendo alunos de diferentes níveis de ensino, promoveu-se a valorização da diversidade cultural, artística e motora, reforçando os valores de cooperação, partilha e cidadania ativa no contexto escolar.

Ver fotos aqui e também aqui
EB Cabanões - Visita a SEA LIFE + Pavilhão da Água
No dia 3 de junho, a EB Cabanões foi numa visita de estudo ao Parque da Cidade do Porto. Após o lanche, fizemos uma caminhada até ao Sea Life (ou Mar vivo, como queiram). Pelo caminho, encontramos uma bola de ténis que usamos para umas partidas amadoras de andebol. Quando finalmente chegamos ao Sea Life, por um motivo super estranho, fomos deixados à porta a enfrentar ventos gigantes que faziam os nossos chapéus voarem. Felizmente todos foram resgatados com sucesso. Quando entramos explicaram-nos as regras: não fazer barulho, não correr, não meter a mão nos aquários e não tirar fotos com flash. A visita ao Sea Life foi a parte mais divertida do dia. Sem dúvida, o animal mais apreciado foi a raia focinho de vaca.
Após o almoço, alguns rebolaram na relva, outros jogaram futebol e tiro ao alvo e outros ainda brincaram ao minecraft. Ainda tivemos tempo para visitar o pavilhão da água onde vimos algumas experiências e curiosidades sobre a água.
Foi um dia espetacular, todos adoraram a experiência e será uma boa memória para quem lá esteve.

( Manuel David Silva – 4C )

Fotos
Gabinete de Mediação | Partilha nas Redes Sociais
O Gabinete de Mediação dinamizou duas sessões muito especiais com os/as docentes das escolas Adriano Correia de Oliveira e Anes de Cernache. Foram momentos de pausa, escuta interior e partilha — porque também é importante parar para cuidar de quem cuida. 💛
Falamos sobre mindfulness, praticamos técnicas simples para ajudar a recentrar e a respirar com mais consciência. Na última sessão, contámos com a presença inspiradora de uma professora de yoga, que nos guiou numa aula cheia de leveza, movimento e conexão.
Obrigada a todos/as os/as docentes que participaram com tanto entusiasmo e entrega. Continuamos juntos/as neste caminho de mais presença e bem-estar nas nossas escolas!

Fotos
🚴‍ Toca a Pedalar!
Nos meses de maio e junho, a Escola Básica Adriano Correia de Oliveira encheu-se de energia e movimento!
Diariamente, durante o intervalo grande da manhã, os alunos puderam pedalar à vontade num espaço preparado especialmente para eles.
Uma atividade divertida, saudável e cheia de boa disposição!

Fotos
Premiados do Concurso de Poesia | Fase 1 e Fase 2
Publicam-se as listas de premiados do Concurso de Poesia Interescolas:

  • Fase 1 (Concurso Interno)
  • Fase 2 (Concurso Externo)
  • 🎈 Dia da Criança na EB de Vilar
    Dia 3 de junho, a EB1 de Vilar foi palco de Festa e Alegria! A Associação de Pais proporcionou a todas as crianças um dia espetacular!
    Os insufláveis, trampolim, "colour party", algodão doce, pipocas e outras doçarias, fizeram parte desta festa inesquecível.
    Sem o apoio da Associação de Pais nada disto seria possível, daí o nosso agradecimento.

    “O sorriso de uma criança tem uma magia tão intensa, que é capaz de transformar um simples gesto num majestoso espetáculo.”
    Guibson Medeiros

    Ver vídeo
    Semana da Interculturalidade - Gabinete de Mediação
    Durante a Semana da Interculturalidade, as nossas escolas foram palco de uma verdadeira celebração da diversidade! Promovida pelo Gabinete de Mediação, a ação teve como objetivo fortalecer o respeito mútuo e o diálogo entre diferentes culturas.
    Alunos, alunas e restante comunidade educativa participaram com entusiasmo da pintura de bancos, bebedouros e murais, transformando os espaços escolares em expressões vivas de inclusão, identidade e convivência pacífica.
    🖌️ Cada cor e traço contaram histórias, aproximaram realidades e reforçaram o nosso compromisso com uma escola mais acolhedora e plural.
    Parabéns a todos os envolvidos nesta jornada de criatividade e empatia!

    Fotos
    PES/UCC Margem 4ºano |Heróis em Ação!
    No âmbito do PES, organizado pela coordenadora e em articulação com a equipa da Saúde Escolar da UCC Margem, os alunos das turmas do 4º ano das Escolas Básicas Fernando Guedes, Sardão, Freixieiro, Cabanões e Aldeia Nova realizaram a atividade "Herois em Ação". Esta atividade teve o auxílio imprescindível dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia. Os alunos aprenderam procedimentos base de Suporte Básico de Vida (SBV), como agir em situações de emergência, por exemplo, como agir caso alguém esteja inconsciente e, seguidamente, experimentaram/treinaram os procedimentos a efetuar em caso de emergência.
    Esta atividade foi fantástica, os nossos alunos receberam diplomas, pelo interesse demonstrado.
    Os nossos agradecimentos aos Bombeiros e às enfermeiras da UCC Margem que foram (e são…) incansáveis.

    Ver fotos
    Inauguração da Sala Multimédia na EB de Cabanões
    Na tarde de 27 de maio, a EB de Cabanões viveu um momento especial com a inauguração da sua nova biblioteca e sala multimédia. Este espaço ficou mais moderno, bonito e acolhedor, mas ainda precisa de uns últimos retoques, para poder funcionar em pleno. Neste momento solene, contamos com a presença de toda a comunidade educativa e de alguns ilustres convidados: o professor Sérgio Afonso, Diretor Municipal das Políticas Sociais e Educativas; a Dr.ª Ana Gabriela, Diretora de Departamento de Gestão Escolar e Recursos Educativos; o Dr. Eduardo da Silva Ribeiro, em representação da Junta de Freguesia de Avintes; o professor Rui Campos, Diretor do nosso Agrupamento; a Dr.ª Diana Costa, presidente da Associação de Pais da Escola Básica de Cabanões.
    Os alunos agradeceram a todos quanto tornaram este sonho possível, enaltecendo o empenho da nossa Associação de Pais. Os professores realçaram a importância da leitura e reforçaram o seu compromisso com a educação de qualidade e com a formação de cidadãos mais críticos, curiosos e preparados para os desafios do mundo…
    “Cada livro é uma aventura à espera de começar.”
    Este foi mais um dia que ficará gravado na memória de Cabanões…!

    Fotos
    Há música nos números!
    Os alunos da turma 9ºH da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, no âmbito das disciplinas de Música e Educação Visual, participaram na atividade "Há música nos números", na Casa da Música.
    A Matemática e a Música revelam-se disciplinas complementares, estudar a ligação entre ambas permite desenvolver o pensamento crítico, a sensibilidade estética e o gosto pelo conhecimento integrado.
    Durante a visita, os alunos passaram também pelo o Museu 3D Fun Art, onde interagiram com conceitos como ilusão ótica e imagens 3D, mergulhando no fascinante mundo da ilusão visual.

    Fotos
    Desmistificar Dádiva de Células (PES - IPO Porto)
    PES – Sessões de Sensibilização (19 de fevereiro) e Visitas Imersivas (11 e 14 de março) ao Serviço de Terapia Celular do IPO-Porto

    No passado dia 19 de fevereiro, a Escola Secundária Gaia Nascente recebeu, no polivalente, uma sessão de sensibilização para a doação de medula óssea, dirigida às turmas do ensino secundário, regular e profissional. A sessão foi dinamizada pelo Serviço de Terapia Celular do IPO-Porto, e nela os alunos puderam compreender a importância da doação de medula e os critérios essenciais para se ser dador: ter entre 18 e 35 anos, pesar no mínimo 50 kg, medir pelo menos 1,50 m, ser saudável e não ter recebido transfusões desde 1980.
    Durante a sessão, ficámos a saber que, no IPO-Porto, 7 em cada 10 crianças e jovens têm Cancro do sangue, e que 4 em cada 10 não têm um dador compatível, o que reforça a urgência de sensibilizar para este gesto solidário.
    Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral, foi lançado um desafio criativo aos alunos: produzir materiais de sensibilização, como vídeos para redes sociais, cartazes, panfletos, páginas online e podcasts. A resposta dos alunos foi muito expressiva.
    Entre os trabalhos produzidos, destacam-se:
    - O podcast "Entre medulas – Duas histórias de amor e coragem", das alunas Alina Khismatullina e Luana Cardoso dos Reis (11.º A), divulgado pela nossa Associação de Estudantes e partilhado na Rádio Escolar.
    - O podcast "Desmistificar o medo – Doar medula óssea", da autoria de Beatriz Souto e Daniela Silva (12.º A), orientado pela professora Sofia Pereira.
    - A criação de diversos sites informativos, como o projeto de Lucas Dourado, Mafalda Sousa e Susana Costa (11.º C), acessível aqui

    Nos dias 11 e 14 de março, várias turmas participaram em visitas imersivas ao Serviço de Terapia Celular do IPO-Porto, com o intuito de conhecer de perto o processo de transplantação de medula óssea. Estas visitas foram um momento marcante, permitindo aos alunos uma experiência concreta e sensibilizadora. Os participantes tiveram ainda oportunidade de registar o momento com uma fotografia na moldura oficial #doemedulaIPOPorto.
    O transporte foi gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Gaia, e o dia foi ainda assinalado com um lanche oferecido pelas voluntárias da Liga Portuguesa Contra o Cancro, num gesto de acolhimento que muito agradecemos.
    A concretização desta atividade do Projeto de Educação para a Saúde (PES), em articulação com o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente (AEGN), não teria sido possível sem o envolvimento e empenho dos docentes acompanhantes. Um agradecimento especial à Professora Helena Veloso, que acompanhou duas visitas com grupos distintos de alunos do curso de Artes.

    Contactos úteis:
    Serviço de Terapia Celular do IPO-Porto: Página oficial
    Email: celterdep@ipoporto.min-saude.pt

    Ver fotos
    7 Dias com os Media CRBE Adriano Correia de Oliveira
    Entre os dias 3 e 9 de maio, a nossa escola assinalou a Semana 7 Dias com os Media com várias atividades dinamizadas em torno da literacia mediática e digital.
    No âmbito da criação de podcasts pelas turmas E, G, H e I, os alunos visitaram a biblioteca escolar acompanhados pelo professor de TIC, onde exploraram o projeto NewStories Channel — uma iniciativa que tem marcado presença ativa na escola desde 2022.
    Recordou-se a história do projeto, a sua organização, os conteúdos criados por e com os alunos, e reviveram-se momentos emblemáticos das sessões de streaming anuais.
    Durante a visita, os alunos participaram ainda num jogo interativo, experimentaram uma nova ferramenta digital, avaliaram a experiência e deixaram o seu feedback sobre a sessão.
    Mais do que uma semana de atividades, foi uma celebração do poder dos media na educação, da criatividade dos nossos alunos e da importância do pensamento crítico na era digital. Registo de imagens
    Mobilidade Erasmus+ Alunos |Itália |20 a 27 de maio
    Erasmus + |Mobilidade alunos |Roma - Cecina - Pisa - Florença: vídeo de apresentação
    Cursos Científico - Humanísticos

    Dia 1 e 2
    Chegámos ao aeroporto do Porto por volta das 13h com destino à tão esperada Roma. O embarque foi por volta das 15h e a viagem, tranquila, durou cerca de três horas. Aterrámos por volta das 19h no aeroporto de Fiumicino, seguimos viagem até à estação de comboios Termini, aqui aproveitámos para comprar os bilhetes para a viagem com destino a Cecina.
    Depois disso, fomos ao hotel apenas para deixar a bagagem e saímos para um pequeno passeio noturno. Passámos por alguns pontos, como a Basílica de Santa Maria Maggiore, Praça da República e algumas fontes. Caiu uma chuva, que ajudou a refrescar o final do dia e por fim regressámos ao hotel e fomos descansar para o dia seguinte.
    No segundo dia em Roma tomámos o pequeno almoço e seguimos de autocarro para o Vaticano, onde vimos o Papa, Leão XIV e ainda assistimos a um bocadinho da missa. Depois seguimos para o Museu do Vaticano onde nos deslumbrámos com várias obras, salas e artefactos lindíssimos incluindo a Capela Sistina. De tarde, percorremos as ruas de Roma, fomos ao Panteão, à Fontana di Trevi, ao Coliseu, passámos no Fórum Romano, entre outros sítios incríveis, pelo meio saboreámos um “gelato”.
    Terminámos o dia no famoso bairro Trastevere onde jantámos e passeámos um pouco.
    (Notícia escrita pelas alunas Lara Azevedo, Luna Portela e Inês Leite.)
    Ver fotos

    Dia 3 e 4
    Começámos o nosso 3º dia bem cedo, pelas 6h apanhámos o comboio em direção a Cecina. Chegados à estação de Cecina, fomos muito bem recebidos por uma professora e pela Diretora da escola I.S.I.S.S. Marco Polo.
    De seguida, fomos de autocarro para o New Camping Le Tamerici conhecer as nossas casas e deixar as nossas malas.
    Durante a tarde fomos para a escola, onde fomos recebidos com comida tradicional de Cecina. Fomos apresentados aos alunos e professores, ainda tivemos tempo para conhecer alguns espaços e salas de aula da escola.
    No dia seguinte, fomos para uma outra escola, Instituto Técnico – Agraria agroalimentar. Nesta escola participamos nas aulas em duas experiências de medição/produção de dióxido de carbono, de oxigénio e PH. Fizemos traduções de vocabulário relacionado com a agropecuária e apresentamos aos nossos colegas italianos.
    De tarde fomos de autocarro até Livorno, estivemos acompanhados por dois professores que nos fizeram uma visita guiada por esta bela cidade litoral. Por fim, regressamos ao New Camping Le Tamerici para descansar e repor energias.
    (Notícia escrita pelos alunos Afonso Fernandes, Martim Pereira e Simão Baptista.)
    Ver fotos

    Dia 5 e 6
    No dia 24 fomos para a escola I.S.I.S. Marco Polo, em Cecina (LI). Fomos divididos em 2 grupos de alunos, um foi para uma aula de Desenho e outro para uma aula de Design Gráfico, onde utilizámos uma plataforma digital para criar um marcador de livros personalizado. Na aula de desenho, o professor explicou conceitos básicos sobre uma BD italiana que foi a inspiração para o trabalho que realizamos. De seguida, visitámos o atelier de moda da moda, onde os alunos apresentaram os seus projetos.
    Depois do almoço apanhámos o comboio em direção a Pisa, fomos acompanhados por alunos e professores da escola italiana.
    Durante a visita, vimos dois exemplares de arte urbana, um da autoria do artista Pop, Keith Haring, e outro, sobre Galileu, do artista brasileiro Kobra.
    Passámos ainda pela zona chamada Virgo Stretto, pelo rio Arno e por duas faculdades: uma de Línguas (de Ibiza) e outra de Matemática, chamada Normale.
    Finalmente, chegamos à famosa Torre de Pisa onde fotografamos e fomos fotografados.
    Terminámos o dia com uma nova passagem pela praia, para ver o pôr do sol e regressamos ao Camping Tamerici.
    No dia 25, apanhámos o comboio com destino a Florença, mais uma vez acompanhados por alunos e professores da escola italiana.
    Em Florença visitámos a Igreja de Santa Maria Novella, primeira basílica de Florença, exemplo marcante da arquitetura e arte existentes por toda a cidade. De seguida, dirigimo-nos à Catedral de Santa Maria del Fiore, mais conhecida como o Duomo, um dos símbolos mais icónicos de Florença, com a sua grande cúpula desenhada por Filippo Brunelleschi. Seguimos para a Piazza della Signoria, uma das praças mais importantes de Florença, rodeada por esculturas e edifícios históricos. Terminámos a manhã com a manhã com a vista ao Museu Galleria Degli Uffizi.
    Após o almoço visitámos a famosa Ponte Vecchio. No regresso a Cecina visitámos a Marina, onde aproveitámos para dar um mergulho.
    (Notícia escrita pelos alunos Anne Linhares, Guilherme Nóbrega, Sofia Ferreira e Débora Gonçalves.)
    Ver fotos

    Dia 7 e 8
    No dia 26 de manhã fomos para a escola I.S.I.S Marco Polo, Cecina (Instituto Tecnico - Settore Economico). Realizamos um escape room no Laboratório Linguístico sobre Matemática. De seguida fomos entrevistados pelos nossos colegas italianos, tivemos a oportunidade de partilhar a nossa experiência Erasmus+. Terminamos a manhã com a apresentação do famoso escritor “Carlo Cassola”, a sua biografia e o seu livro “Tempi Memorabli”.
    Após o almoço, fomos visitar a Riserva Naturale Tomboli di Cecina, onde nos contaram a sua história, em grupo, com os alunos italianos, procuramos identificar as árvores propostas pelos professores. No final desta atividade houve a despedida dos alunos e professores com a entrega dos diplomas.
    O resto da tarde foi para desfrutar do sol na praia e na piscina do camping. O nosso dia terminou com emoção, fizemos jantar de grupo no Ristorante do Camping le Tamerici.
    E chegou o último dia da nossa experiência. Malas feitas, partimos em direção à estação de comboios de Cecina e seguimos para Roma Termini. Levantámos voo do aeroporto Fiumicino às 20h e a chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi repleta de emoção!
    E assim acabou a nossa experiência Erasmus, que por sinal foi incrível!
    (Notícia escrita pelos alunos Diogo Ribeiro, Guilherme Martins e Hugo Marinho.)
    Ver fotos
    Dia da criança na EB Freixieiro
    No dia 30 de maio comemorou-se o Dia da Criança na EB do Freixieiro com uma visita ao Feijão Verde Fun Park.
    Foi uma manhã divertida em que os alunos puderam fazer diversas atividades, andaram de barco, fizeram slide, jogaram mini-golf. Os mais pequeninos saltaram no trampolim, piscinas de bolas, dançaram...
    Como é bom ser criança!!!

    Fotos
    Dia Mundial da Criança na EB de Cabanões
    No dia 30 de maio, a Escola Básica de Cabanões celebrou o “Dia Mundial da Criança”, que se comemora a 1 de junho.
    A criançada não se cansou de brincar no recreio, de saltar nos insufláveis gigantescos, de dançar músicas divertidas, de comer pipocas deliciosas e estaladiças e até houve tempo para uma banhoca refrescante, porque o calor estava intenso.
    Até o almoço foi especial…batatinhas fritas, panadinhos e um geladinho de baunilha para a sobremesa…Estava tudo super delicioso…!
    Foi um dia fabulástico e inesquecível!!!
    (Texto coletivo – Turma 4C)

    Fotos
    Medida Cheque-Oferta | Ano Letivo 2025/2026
    ✈️Erasmus+ Jobshadowing | Vale de Aosta | 13 a 17 de maio
    Dia 1
    Foi com entusiasmo e muitas expectativas que deixamos o aeroporto do Porto com destino a Bergamo.
    O percurso entre Bergamo e o Vale D’Aosta foi realizado numa carrinha alugada, o que nos permitiu parar para uns lanchinhos saudáveis.
    Chegados a Aosta, deparamo-nos com uma das paisagens mais deslumbrantes já alguma vez vistas- a Fortaleza de Bard, envolvida pelas majestosas montanhas dos Alpes.
    Ver fotos

    Dia 2
    Iniciamos o dia com a visita à escola ÉCOLE HÔTELIÈRE DE LA VALLEE D’AOSTE. Tivemos uma recepção incrível pela equipa diretiva da escola, pelos alunos e professores das várias disciplinas.
    Foi-nos oferecido um coffee break com delícias realizadas pelos alunos e com mensagens de boas vindas em português. Seguidamente, o nosso diretor apresentou a oferta educativa da nossa escola e o coordenador pedagógico da escola de hotelaria também apresentou as características dos seus cursos. Os alunos apresentaram exemplos de sucesso de antigos alunos que agora são MasterChef em vários países do mundo.
    De seguida tivemos uma visita guiada à escola, a salas de aula, ao ginásio, a espaços exteriores, à cozinha, à zona de alojamento e lazer. A escola está muito bem equipada, o ambiente escolar demonstrou muito profissionalismo e responsabilidade. Os formandos demonstraram uma enorme simpatia e desempenho exemplar.
    Depois de terminada a manhã, foi-nos servido, pelos alunos e professor Chef, um almoço maravilhoso com um excelente serviço.
    Durante a tarde fomos visitar o Forte di Bard repleto de História e Arte, com uma visita privilegiada sobre o vale e uma multiplicidade de paisagens de cortar a respiração, toda a região parece um conto de fadas de rara beleza. A nossa tarde continuou com a visita à Cidade de Aosta, situada no vale, rodeada pelas montanhas com os seus cumes brancos e quedas de água em direção ao fundo do Vale. Na cidade visitámos a Catedral e as ruínas romanas, as ruas e lojas repletas de artesanato e de cor.
    O dia finalizou com um jantar numa típica pizzaria da cidade.
    Ver fotos

    Dia 3
    O dia começou com a visita ao Polo 2 da ÉCOLE HÔTELIÈRE DE LA VALLEE D'AOSTE, onde fomos recebidos pela Coordenadora Didático-Educativa e dois alunos que nos fizeram uma visita guiada perlas instalações da escola.
    Depois o grupo foi dividido para assistir a aulas de Inglês, História e Geografia. Os docentes tiveram oportunidade de interagir e responder a várias questões, colocadas pelos alunos, em Inglês. O Diretor e a sua Adjunta tiveram oportunidade de trocar ideias com a equipa diretiva da escola.
    De seguida tivemos o prazer de degustar um menu preparado pelos alunos de cozinha e servido pelos discentes de restauração e bar na Sala Ristorante.
    No período da tarde, duas turmas de alunos italianos participaram num Kahoot sobre cultura portuguesa de forma entusiástica e competitiva. Os três melhores classificados foram premiados com pequenas lembranças.
    Posteriormente, visitámos o Castelo de Gamba, acompanhados por alunos e professores italianos, de onde tínhamos uma vista magnífica sobre o Vale de Aosta e os picos montanhosos da Cordilheira dos Alpes.
    Por fim, e para terminar o dia, os participantes na mobilidade tiveram o seu momento de descontração nas Terme di Saint-Vicent.
    Ver fotos

    Dia 4
    Repleto de boa disposição, o grupo rumou até ao famoso Monte Branco, na Cordilheira dos Alpes, na fronteira entre a França e a Itália. O dia era dedicado a conhecer melhor a cultura alpina, a biodiversidade e apreciar os rios formados pela água azul glaciar proveniente das cascatas.
    A primeira paragem foi em Courmayeur, vila que parece saída de um conto de fadas, com os chalés rendilhados e emoldurados pelo Monte Branco. Houve ainda tempo para fazermos uma pausa e deliciarmo-nos com um cremoso e saboroso gelado italiano.
    Seguidamente rumámos ao túnel do Monte Branco, e num piscar de olhos estávamos a almoçar em Chamonix-Mont-Blanc, França.
    Regressados a Aosta, o grupo voltou a reunir com a professora Chantal, responsável pela mobilidade de Erasmus+. Aproveitamos para trocar as últimas impressões e agradecer a disponibilidade e o cuidado que revelou, para com o nosso grupo, ao longo desta mobilidade, tendo ficado a possibilidade de continuar a estabelecer futuras parcerias.
    Ver fotos

    Dia 5
    No último dia da mobilidade, o grupo teve oportunidade de visitar os monumentos mais emblemáticos da cidade de Milão, permitindo um contato direto com o património histórico, artístico e arquitetónico da cidade; melhorar as competências linguísticas em situações reais e reforçar o sentido de pertença europeia.
    Ver fotos
    Job shadowing |Acolhimento de grupo de professores
    Entre 5 e 9 de maio, recebemos um grupo de professoras de três escolas espanholas — IES Ángel de Saavedra (Córdova), IES San Roque e IESO Colonos (Badajós) — numa experiência de job shadowing que promoveu partilhas muito enriquecedoras e inspiradoras.
    A estadia do grupo espanhol foi marcada por um programa de atividades educativas e encontros com vários elementos da comunidade escolar. Esta oportunidade permitiu aos professores visitantes conhecer de perto o sistema educativo português, as características, o funcionamento e as práticas pedagógicas da nossa escola, com especial foco no ensino do português e das tecnologias emergentes, assim como o trabalho consistente que tem vindo a ser desenvolvidos no âmbito de projetos como a UAARE, Eco-Escolas, Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, Plano Cultural de Escola, Erasmus+, eTwinning, entre outros.
    As professoras participaram em algumas aulas e atividades dinamizadas por alunos e visitaram a Sala Aprende+ e a Sala Simbiose, onde foram recebidas pelos respetivos coordenadores e puderam observar o trabalho aí realizado no âmbito do desenvolvimento pessoal e da inclusão.
    Acompanhadas por professores da escola e alunos do curso profissional de multimédia, tiveram ainda a oportunidade de realizar uma visita cultural guiada ao Porto e provar algumas das nossas especialidades gastronómicas.
    Uma experiência muito positiva, que reforçou laços, permitiu a partilha de boas práticas, a reflexão, fomentou ideias e abriu portas a futuras colaborações.

    Ver fotos