Plano Cultural de Escola (PCE) 2024/25
Fermento: A Diversidade como motor de crescimento
Ao longo deste ano letivo, o PCE AEGN, sob o mote “Diversidade”, foi fiel à sua essência: ser fermento — agente de transformação, mudança e crescimento.
Multiplicaram-se as iniciativas em todos os níveis de ensino, envolvendo alunos, professores, assistentes operacionais, famílias e parceiros externos. A diversidade foi celebrada, refletida e vivida em múltiplas dimensões: culturais, artísticas, patrimoniais, ambientais, linguísticas, desportivas e humanas, que foram sendo divulgados nas redes sociais, site e newsletter mensal do agrupamento
As Culturas, as Artes e os Patrimónios foram alavancas de aprendizagem e integração, cruzando-se com os saberes disciplinares para uma educação integral e significativa dos nossos alunos, educando-os para uma vivência sociocultural proativa.
Este trabalho de articulação fez-se também com recurso a parcerias estratégicas, ferramentas de educação e inclusão que permitiram diversificar práticas e espaços de ensino-aprendizagem, proporcionando inúmeras oportunidades de fruição, participação e produção artística e cultural, assim como a outros planos, clubes e redes escolares, reforçando-se sinergias e ampliando-se horizontes..
Porque fermento é isso mesmo: faz crescer. Na diversidade, cresceram os nossos alunos, cresceu a escola e cresceu a comunidade: na Música, na Poesia, no Teatro, no Cinema, nas artes do Desenho, Pintura, Escultura e Gravura, na Fotografia, na Dança/Movimento Corporal, nas Culturas, Patrimónios e Inclusão.
O balanço é claramente positivo e aponta para um futuro em que a cultura e as expressões artísticas continuam a ser fermento vivo na escola — espaço de encontro, criação e cidadania.
O AEGN reforça o seu compromisso com o Plano Nacional das Arte e com o programa ESCOLAS-POLOS CULTURAIS. No horizonte do novo ano letivo, despontam sonhos e projetos — e é a cultura que continuará a dar-lhes cor, forma e sentido.
Disponibiliza-se o
Relatório anual 2024/25 do Plano Cultural de Escola AEGN, com referência a ações implementadas, balanço e projeção para o próximo ano letivo.