Plano Nacional das Artes
O Agrupamento de Escolas Gaia Nascente aderiu ao Plano Nacional das Artes em 2-8-2023.

Iniciativa conjunta dos ministérios da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes pretende torná-las mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens em formação. Assim, no âmbito de TODA a COMUNIDADE EDUCATIVA, pretende-se DINAMIZAR e INCREMENTAR o LAZER, a PARTICIPAÇÃO e a CRIAÇÃO ARTÍSTICA e CULTURAL, enquanto APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, numa perspetiva INCLUSIVA de CIDADANIA e de SUCESSO.

Cria-se o Projeto Cultural de Escola (PCE) , que parte de um desejo comum a explorar no Agrupamento e se manifesta em iniciativas que cruzam as artes, a cultura e o património com a formação, fomentando parcerias com entidades públicas/privadas da região e trabalhando em articulação com os planos, programas, projetos e redes já existentes.
Equipa responsável pelo Projeto Cultural de Escola

Coordenadora: Célia Costa
    celiacosta@aegaianascente.pt coord_atividades@aegaianascente.pt
Restantes elementos:
  • Alda Ferreira
  • Ana Maria Cruz
  • Celeste Fraga
  • Dyrce Teixeira
  • Elsa Soares
  • Fernando Figueiredo
  • Helena Veloso
  • Isabel Aragão
  • Isabel Henriques
  • Leonilde Teixeira
  • Maria Alice Pereira
  • Maria de Lurdes Ferreira
  • Maximina Miranda
  • Nuno Monteiro
  • Paula Santos
  • Rafael Tormenta
  • Rui Melo
  • Telma Rodrigues
Projeto Cultural de Escola AEGN
Este projeto, nascido no ano letivo 2023-2024, foi construido a partir de um inquérito aplicado à comunidade escolar onde se constatou a ausência de hábitos culturais regulares.

Há mais de 50 anos que cientistas e investigadores concluíram que o ato artístico inclui como condição os atos de conhecimento racional, a compreensão, o reconhecimento, a associação e outros. Por outro lado, o crescente interesse dos jovens pelas várias formas de arte, na maior parte das vezes de forma interdisciplinar e integrada exige que o sistema educativo português proporcione aos jovens esta dimensão das expressões artísticas, que deve integrar a formação básica de qualquer cidadão.
Rafael Tormenta

Assim, o Projeto Cultural de Escola AEGN coloca AS ARTES AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO para responder a uma necessidade da comunidade, ambicionando EDUCAR PARA A CULTURA E PARA AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS, definindo-se ANUALMENTE UM MOTE/TEMA, de caráter transversal, a explorar num CONJUNTO DE INICIATIVAS ALARGADAS AO AGRUPAMENTO e que serão o ponto de partida do Plano Anual de Atividades.

Agente capaz de originar um processo de transformação; que produz mudança; que faz crescer.
PCE AEGN |Mote 2024/25
julho 2024

Como previsto no Projeto Cultural de Escola AEGN, a escolha do mote/tema a explorar de forma transversal no ano letivo 2024-2025 é submetida a votação de toda a comunidade. Encontra-se disponível até 27 de julho.

Para votar, aceder aqui .
PCE AEGN 2023/24
julho 2024
O primeiro ano de escola aderente ao Plano Nacional das Artes foi também o da construção de um Projeto Cultural de Escola AEGN.
Tendo por base os documentos estruturantes do agrupamento, assim como os clubes e projetos já existentes, a equipa de trabalho procedeu ao mapeamento cultural e artístico da região, identificando-se equipamentos/sítios/edifícios, instituições/associações culturais e sociais, artistas/personalidades e tradições relevantes para o projeto. Foi também criado e aplicado a toda a comunidade educativa um questionário sobre os hábitos culturais e de auscultação sobre questões pertinentes ou sugestões a explorar no âmbito do Projeto Cultural de Escola AEGN. O resultado deste inquérito revelou uma lacuna na comunidade - ausência de hábitos culturais regulares - e criou uma vontade de a ver preenchida. Como disse Sophia de Mello Breyner, a cultura não é um luxo, mas uma necessidade fundamental de todos os homens e comunidades, não existe para enfeitar a vida, mas sim para a transformar, para que o homem possa construir e construir-se em consciência, em verdade e liberdade. (intervenção na Assembleia Constituinte; 2 de setembro de 1975)
Assim, colocando as artes ao serviço da formação, a equipa de trabalho definiu para o Projeto Cultural de Escola um conjunto de iniciativas alargadas ao agrupamento e abertas à comunidade, de cadência anual e com base num mote, criando parcerias e envolvendo o património cultural e artístico da região.
Ambicionando ser um agente capaz de originar um processo de transformação, produzir mudança, fazer "crescer" a comunidade na Cultura e na Arte, deu-se o nome de
FERMENTO ao Projeto Cultural de Escola AEGN.

Este foi também o ano de inicio das atividades do nosso Clube de Teatro O Pórtico, absolutamente enquadrado no nosso projeto cultural, FERMENTO capaz de transformar alunos e professores e de fazer crescer o seu interesse pela Cultura e pelas Artes, assim como as suas competências e capacidades pessoais, estreando-se com a participação no projeto Visitações: Revolução, do Teatro Nacional São João, brilhantemente orientados pela atriz residente Catarina Luís, abrindo as portas a parcerias que muito nos acrescentam.

Este ano de reflexão e construção do Projeto Cultural de Escola AEGN foi também o de comemoração do 50º aniversário do 25 de abril, um mote que se impôs naturalmente para explorar os valores da LIBERDADE e da DEMOCRACIA, que foram sendo desvendados em inúmeras iniciativas culturais e artísticas em todo o agrupamento, num desejado processo de transformação, produzindo mudança de mentalidades e fazendo "crescer" a comunidade na História, no Conhecimento, na Cultura, nas Artes e na Liberdade de pensamento, enquadrando-se assim no nosso projeto e, por isso, merecedoras de destaque.

- Concurso de Concurso de Fotografia |Cravos de Abril - Onde vês a Liberdade
- Instalação artística "Viver Abril" na ES Gaia Nascente
- Clube Ubuntu a comemorar o 25 de abril
- Comemorar a Liberdade, SEMPRE! pelo curso de Técnico de Multimédia
- ES Gaia Nascente na Assembleia da República
- Encontro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu |Democracia e Eleições Europeias: Jovens em ação Dia 1 e Dia 2
- Sarau |Democracia e Diversidade Cultural
- Vamos lembrar os 50 anos de Abril |Constrói o teu Cravo
- 50.º aniversário do 25 de Abril na EB2/3 Adriano Correia de Oliveira
- Mural alusivo ao 25 de abril na EB2/3 Adriano Correia de Oliveira
- Marcha de Tomada da Radio AC
- A cada um o seu cravo, na EB2/3 Anes de Cernache
- Mural alusivo aos 50 anos do 25 de abril na EB2/3 Anes de Cernache
- Encontros e Leituras de Abril na BE Anes de Cernache
- 25 de abril na EB de Fernando Guedes
- 50º aniversário do 25 de abril na EB de Aldeia Nova
- 25 de Abril na EB do Sardão
Resultado do Inquérito sobre Hábitos Culturais AEGN
março de 2024


Disponibilizam-se os resultados do inquérito sobre hábitos culturais
aplicado a toda a comunidade educativa.
Inquérito sobre Hábitos Culturais AEGN
janeiro de 2024


No âmbito da adesão do AEGN ao Plano Nacional das Artes, com implícita elaboração de um Projeto Cultural de Escola (PCE), torna-se necessária a recolha de informação sobre os hábitos culturais de TODA a comunidade educativa.

Assim, a equipa de trabalho responsável pela elaboração do PCE agradece, desde já, a colaboração na resposta ao questionário (link), disponibilizado por diferentes vias, e que estará disponível até 31 de janeiro.
Apresentação do PNA/PCE pelo Coordenador Intermunicipal
outubro de 2023
No dia 4 de outubro, no Auditório da Escola Secundária Gaia Nascente, teve lugar a reunião de arranque do trabalho de parceria a desenvolver com o coordenador intermunicipal, César Paulo, no âmbito das medidas afetas ao Plano Nacional das Artes (PNA), nomeadamente a construção do Projeto Cultural de Escola (PCE), a implementar em todas as escolas do agrupamento.
Estiveram presentes o Diretor, o Presidente do Conselho Geral, os Coordenadores de Departamento, os Coordenadores de Estabelecimento, as Professoras Bibliotecárias, Coordenadores de projetos/clubes relevantes para o trabalho colaborativo a desenvolver e alguns professores que manifestaram interesse em participar.

A construção de um PCE enquadra-se na medida 1 do PNA - programa "Indisciplinar a Escola" – Eixo C - Educação e Acesso e obriga à constituição de uma equipa de trabalho, que será constituída a partir desta reunião, sob a coordenação da professora Célia Costa. Pretende-se que as linguagens das expressões artísticas, do património e da cultura, contaminem o currículo e a comunidade, tornando-se veículo para múltiplas aprendizagens e novas soluções. Na elaboração do PCE tenta-se responder à pergunta: Como podem as artes, a cultura e o património, ajudar a compreender e a resolver a questão, o problema, o desejo ou o tema agregador do Projeto Cultural de Escola AEGN ?

Mais informação:
Site PNA
Instagram PNA
Facebook PNA