ERASMUS+ | +Sucesso + Emprego
A Escola Secundária Gaia Nascente encontra-se a implementar o projeto +Sucesso +Emprego, no âmbito do Programa ERASMUS+, Ação Cheve I: Mobilidade individual para fins de aprendizagem".
São objetivos deste programa:
  • Aumentar a motivação dos formandos, permitindo-lhes terminar o seu percurso formativo com aproveitamento, diminuindo o abandono escolar precoce que, juntamente com o insucesso, se situa nos 60%.
  • Apesar da taxa de colocação no mercado de trabalho rondar os 80%, pretendemos aumentar a taxa de colocação em empresas da área da formação profissional lecionada que se encontra atualmente nos 30%.
  • Promover as softskills dos alunos para que, quando ingressem no mundo do trabalho, os empregadores atribuam níveis de satisfação do seu desempenho para valores superiores a 3,6 (numa escala de 1 a 4).
  • Proporcionar novos objetivos de vida a alunos com contextos desfavorecidos (alunos cujos agregados familiares se encontram em situação de desemprego - 21% e/ou com baixos rendimentos - 38%).
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre as mais variadas questões, tornando-os cidadãos ativos, reforçando a identidade europeia e a participação dos jovens nos processos democráticos.
O projeto envolveu as três turma do ensino profissional do 12ºano e permitiu que 9 alunos do Curso Profissional de Multimédia, 6 alunos do Curso Profissional de Cozinha/pastelaria e 9 alunos do Curso Profissional de Desporto, façam parte da sua Formação em Contexto de Trabalho (estágio) numa empresa da área em Milão.

A duração da mobilidade foi de 44 dias, o equivalente a 200h de estágio.

A mobilidade foi realizada no período de 10 de abril a 21 de maio.


ERASMUS+: +Sucesso +Emprego - Balanço
10 - 07 - 2022

Após a mobilidade, os alunos responderam a um inquérito de satisfação relativo aos seguintes aspetos: verba atribuída e sua gestão, alojamento, apoio em Milão da entidade acolhedora e da escola e avaliação geral do programa.
Os resultados podem ser consultados no documento - Satisfação com a Mobilidade ERASMUS+

ERASMUS+ Avaliação da Formação em Contexto de Trabalho
10 - 07 - 2022

Antes da mobilidade, os alunos responderam a um inquérito sobre questões que versavam o cumprimento de horários, a gestão e higiene doméstica, a orientação na cidade, a sua proatividade e a gestão de financeira. AS questões voltaram a ser colocadas aos alunos após a mobilidade.

No documento Após Mobilidade ERASMUS+ são apresentados quadros e gráficos sobre as respostas dadas nesses dois momentos.
ERASMUS+: Avaliação da Formação em Contexto de Trabalho
10 - 07 - 2022

Após a mobilidade, todos os intervenientes na Formação em Contexto de Trabalho registaram o seu grau de satisfação, através da resposta a um inquérito. A entidade enquadradora mediu o seu grau de satisfação em relação ao envolvimento da escola na Formação em Contexto de Trabalho, avaliando o desempenho do aluno e do professor orientador , os alunos em relação ao envolvimento da escola e da entidade enquadradora na Formação em Contexto de Trabalho e o professor orientador em relação à entidade enquadradora na Formação em Contexto de Trabalho .

Os resultados podem ser consultados no documento - Avaliação da Formação em Contexto de Trabalho

ERASMUS+: +Sucesso +Emprego
14 - 06 - 2022

E assim, de repente, passaram 6 semanas… e a aventura chegou ao fim.

Graças ao projeto de Mobilidade do programa Erasmus +, ”+Sucesso +Emprego”, 24 alunos do 12º ano dos três cursos profissionais da nossa escola tiveram oportunidade de fazer 200 horas de Formação em Contexto de Trabalho em empresas da sua área de estudo na cidade de Milão, em Itália.
Na bagagem, para além de todos os seus artigos pessoais, trazem novas competências profissionais e pessoais, horizontes mais abrangentes, sensações inimagináveis, sentimentos levados ao limite, experiências para contar, a descoberta de um mundo que nem imaginavam existir e novos sonhos para realizar.

Será, sem dúvida, uma aventura para mais tarde recordar!
ERASMUS+ | Reunião com Encarregados de Educação
01 - 04 - 2022

No passado dia 31 de março, às 18.30, no auditório da escola secundária, teve lugar a 2ª reunião dos alunos do 12ºano do Ensino Profissional que vão fazer a sua Formação em Contexto de Trabalho em Milão – usufruindo assim da mobilidade proporcionada pelo programa Erasmus+ – com os respetivos Encarregados de Educação e professores envolvidos no projeto. Esteve ainda presente por videoconferência o parceiro da empresa de acolhimento em Milão, Dr Antonio Corigliano.
Os intervenientes assinaram toda a documentação inerente a este processo, foram informados dos últimos pormenores relativamente à viagem, alojamento, empresas onde irão estagiar e todos os aspetos oficiais referentes ao processo e tiveram oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas, sentindo-se assim mais confortáveis e confiantes na participação neste projeto.
ERASMUS + | MILÃO
03 - 03 - 2022

Entre os dias 14 e 17 de Fevereiro realizou-se a viagem preparatória da mobilidade Erasmus destinada aos alunos do 12° ano do Ensino Profissional.

Os Diretores de Curso das três turmas existentes no Agrupamento e a Coordenadora do Ensino Profissional deslocaram-se a Milão para conhecerem presencialmente a pessoa que ficará responsável pelos alunos, o local onde estes vão ficar alojados e os diferentes locais onde será realizada a Formação em Contexto de Trabalho.
Os professores envolvidos reconheceram a importância desta atividade uma vez que, assim, após esclarecerem várias questões e vivenciarem determinadas experiências, podem passar todas as informações de uma forma mais fidedigna aos alunos e respetivos Encarregados de Educação.
SESSÕES DE ESCLARECIMENTO PARA A ASSINATURA DIGITAL
19 - 11 - 2021


Para oficializarem a sua candidatura ao programa ‘Erasmus +’ – que os levará a realizarem 200horas da Formação em Contexto de Trabalho em Milão, Itália – os alunos das turmas do 12ºano do Ensino Profissional tiveram de preencher um contrato prévio, redigido em Inglês, onde tinham de colocar a sua assinatura digital.
Para isso, alguns professores das turmas prontificaram-se a explicar aos alunos todos os dados que teriam de ter em seu poder e os passos que teriam de seguir para assinarem digitalmente os seus contratos.
Todos os envolvidos neste processo se congratularam com o sucesso alcançado uma vez que a grande maioria dos alunos interessados nesta iniciática conseguiram de uma forma autónoma submeter o referido documento atempadamente com todos os requisitos exigidos.
Sessão de Apresentação aos EE
10 - 11 - 2021


No dia 9 de novembro de 2021 decorreu a sessão de apresentação do programa "+Sucesso +Emprego" aos encarregados de educação das turmas do 12ºano do Ensino Profissional.
Com sala cheia, foram apresentados os objetivos do programa, assim como as condições para a mobilidade.
Os presentes tiveram acesso ao conteúdo multimédia criado para apresentação do programa e que pode ser consultado no link: Apresentação do programa
Webinar "Contas & Poupanças para Jovens Consumidores"
30 - 10 - 2021


A DECOJovem convidou as escolas a participarem, no dia 29 de outubro de 2021, na aula aberta "Contas & Poupanças para Jovens Consumidores", está aula foi dinamizada no âmbito da semana da Formação Financeira 2021.
Uma iniciativa integrada no Plano Nacional de Formação Financeira 2021, cujo objetivo principal foi o de sensibilizar os alunos para a importância de aprendem a poupar, a fazer escolhas no presente para que possam pensar num objetivo, ainda maior, no futuro.
Assim devem ser capazes de organizar um orçamento de acordo com as suas possibilidades e os seus objetivos, estabelecendo prioridades para fazerem melhores escolhas.
Fazer boas opções de consumo e adotar comportamentos mais críticos e responsáveis são fundamentais para efetuar poupanças e que influenciam o bem-estar financeiro de cada um de nós.
Consideramos que este webinar foi ainda mais importante se tivermos em consideração que os alunos do 12ºano irão muito em breve ter de gerir o seu orçamento para fazer face às despesas da mobilidade ERASMUS.
ERASMUS+
30 - 09 - 2021


No passado dia 27 de setembro, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação comunicou ao agrupamento a aprovação da candidatura da Escola Secundária Gaia Nascente ao programa ERASMUS+, permitindo assim que os alunos do 12º ano dos Cursos Profissionais possam vir a desenvolver os seus estágios profissionais (Formação em Contexto de Trabalho) em Itália.
Foi com enorme satisfação que recebemos esta comunicação, que consideramos ser uma enorme mais valia para os nossos alunos.