Clube Ciência Viva na Escola
O Clube Ciência Viva na Escola, CCVnE_Ciência 100 barreiras, do AE Gaia Nascente, foi criado no início do ano letivo 2022/2023 e irá estender-se até ao final do ano letivo de 2025/2026.

O Clube colabora com outros projetos escolares tais como o Clube Eco Escolas, o Clube de Robótica, o Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde e as Bibliotecas Escolares.

A implementação do projeto Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento Gaia Nascente, pretende dinamizar atividades que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagens diversas, relacionadas com vários domínios e que poderão ser exploradas no âmbito de várias áreas temáticas, de forma a motivar as crianças/alunos, ao facilitar a promoção do sucesso dos mesmos, na exploração de atividades de natureza científico-experimental, quer em contexto da sala do Clube CVnE, quer no espaço exterior envolvente, do 2º ciclo ao ensino secundário, em articulação com o ensino pré-escolar e o 1o ciclo, através da promoção da literacia científica, motivadora da curiosidade, da observação, da autonomia e do desempenho dos alunos/crianças, em situações práticas.
Será possível a deslocação dos alunos aos laboratórios/salas de ciências, para a realização de atividades experimentais e laboratoriais, do trabalho colaborativo entre pares e entre professores/alunos, com investigadores, instituições do ensino superior e outras realidades, ou seja, a partilha do conhecimento e transmissão da literacia científica, junto de um público abrangente, alunos, famílias comunidade local, sensibilizando-o para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia.
Concurso de ideias para criação do logótipo CCVnE
2023-2024

Terminou o concurso de ideias para a criação do logótipo do CLUBE DE CIÊNCIA VIVA na ESCOLA (CCVnE), no qual participaram alunos do 5º ao 12º ano do nosso agrupamento.
O júri vai agora reunir e escolher o logótipo vencedor.

Daremos notícias do vencedor!

Fotos
Oficinas da Biodiversidade
2023-2024
No dia 25 de janeiro, numa iniciativa do Ecoescolas, Clube de Ciência Viva na Escola, projeto Recibosk e em colaboração com o Parque Biológico de Gaia, alunos das turmas 10ºC e 11ºB participaram na oficina da Biodiversidade.
No Parque da Lavandeira, com a ajuda de um monitor, os alunos tiveram a oportunidade de construir ninhos para pássaros, os quais irão ser colocados na parte florestal da nossa escola, de modo a que aves que se alimentam de insetos se possam reproduzir, contribuindo assim para o se aumento populacional.
Posteriormente, o grupo de alunos deslocou-se para o Parque Biológico de Gaia onde realizou, com a ajuda do mesmo monitor, a plantação de árvores autóctones e a eliminação de espécies invasoras, ajudando assim na reflorestação de uma nova área deste parque de Vila Nova de Gaia.

Fotos
Workshop “Faz o teu sabonete” (Clube Ciência Viva)
2023-2024

No dia 17 de janeiro o Clube Ciência Viva na Escola proporcionou aos alunos do 10ºC e do 11ºF, um workshop onde estes colocaram as mãos na massa e fizeram sabonetes de glicerina. O entusiasmo foi grande e o resultado final foi muito colorido e cheiroso. Atividade a repetir no futuro!!! Fica atento a mais informação e participa!!

Fotos
Química e Poesia
2023-2024
Em semana de comemoração do dia Mundial das ciências (24 de novembro), o grupo disciplinar de Física e Química em colaboração com o Clube Ciência Viva na escola, convidou o Professor João Paiva, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, para vir à nossa escola dar uma palestra cujo tema foi “Química e poesia”.
Assim, no dia 22 de novembro, o professor João Paiva presenteou-nos com uma palestra bastante interessante, que teve como base um dos seus livros publicados “quase poesia quase química" (2012) - disponível online, onde este mistura a poesia com a química, abordando assim uma forma diferente de comunicar ciência.
À palestra assistiram de forma entusiástica todos os alunos do curso de Ciências tecnologias do 10 e 11º ano e uma turma do curso de humanidades do 10º ano, tendo alguns alunos desta turma recitado para a plateia, alguns poemas do professor João Paiva.
A sua presença ficará registada com a colocação de uma placa com um dos seus poemas, no jardim da ciência e da poesia da nossa escola.
Fotos .
Festival de Ciência
2022-2023

Exposição dos trabalhos produzidos

O Parque Biológico de Gaia publicou na sua página e organizou a exposição pública dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da articulação com o CCVnE e o grupo disciplinar de Ciências Naturais/Biologia/Geologia.
Os afetos dão saúde
2022-2023
Sessões (in)formativas e de capacitação
A Coordenadora PES e a Equipa de Saúde Escolar do ACES Gaia VII, principalmente através de sessões (in)formativas de capacitação para alunos e professores, criaram as condições para que os alunos e os docentes pudessem conhecer, identificar e agir em situações de sofrimento mental.
Os docentes participaram em palestras que permitiram sensibilizar para o equilíbrio emocional e a saúde mental; Promover a literacia e capacitação dos docentes na área da saúde mental; Sensibilizar os docentes para a identificação precoce de sinais e sintomas de sofrimento mental em ambiente escolar e para a atuação perante uma possível situação. Os alunos realizaram/participaram em atividades de sensibilização para o equilíbrio emocional e a saúde mental e para a promoção do desenvolvimento de competências sócio emocionais.
Sempre a aprender
2022-2023
Encontros com a ciência
STEAM – uma nova forma de aprender
Acção de Capacitação para docentes

21 docentes do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais do nosso agrupamento, deslocaram-se à Fábrica-Centro Ciência Viva, Aveiro, onde participaram numa ação de formação na área das STEAM.
A Fábrica- Centro de Ciência Viva, através do seu Programa Formativo para docentes, criou as condições para que os docentes pudessem conhecer e experienciar metodologias STEAM, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, e para posterior aplicação em contexto de sala de aula, abrangendo áreas temáticas das Ciências Naturais, Biologia/Geologia, Física/Química, Matemática, TIC, Saúde, Ambiente, Sustentabilidade.
Vamos conhecer o que é nosso
2022-2023

Projeto “Dê aulas na natureza”

A valorização do desporto contribui para a integração e inclusão da comunidade escolar, criando motivação extra para a prática desportiva, a saúde, a harmonia e bem-estar ...o sucesso educativo.
Vídeo conferência realizada no dia 6 de Dezembro um espaço de comunicação e encontro para a aprendizagem colaborativa entre alunos europeus mediados pelos respetivos professores.
Vamos conhecer o que é nosso
2022-2023

Projeto “Hotel dos insetos”

Em colaboração com o Parque Biológico de Gaia, através do seu Programa Educativo, os alunos do 5º ano da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, construíram um abrigo para insetos num espaço exterior da escola com materiais recicláveis.
Vamos conhecer o que é nosso
2022-2023
Projeto “Do magma ao plástico”

Os alunos de 10 turmas do 7º ano e 3 turmas do ensino secundário de Ciências e Tecnologias, participaram em saídas de campo para observação e contacto com o património natural local como ação de conhecimento e motivação para, em contexto de sala de aula, desenvolver trabalhos integrados nas áreas temáticas das Ciências Naturais, Biologia/Geologia, Física/Química, Geografia, Artes, Ambiente, Sustentabilidade.
A saída de campo permitiu dar a conhecer aos alunos o património geológico local: Geossítio de Lavadores, Parque de Dunas da Aguda, Centro de Interpretação do Património da Afurada, Reserva Natural Local do Estuário do Douro.
Workshops lúdico-pedagógicos
2022-2023

“Podemos salvar o planeta?” e “Laboratório de bioinspiração”

Eco-Escolas e Associação Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, Porto, através do seu Programa Educativo, criou na escola as condições para que os alunos pudessem participar em workshops participados integrados nas áreas temáticas como Biologia/Geologia, Física/Química, Matemática, Geografia, Artes, Saúde, Ambiente, Sustentabilidade.
Vou onde se faz ciência
2022-2023

"Visita de Estudo à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro"

Os alunos do 9º ano de todo o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, fizeram uma visita de estudo à fábrica da Ciência Viva em Aveiro.
Os alunos puderam participar em várias atividades práticas e experimentais interativas ligadas a áreas disciplinares como as Ciências Naturais, Biologia/Geologia, Física e Química, Matemática, Geografia, Ed. Visual, História.