Serviço de Psicologia e Orientação
O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) constitui uma unidade especializada de apoio. Sediado no Agrupamento, desenvolve a sua ação ao longo do processo educativo, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário. Procura contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e alunos, nos domínios social e emocional, linguístico e da comunicação, cognitivo, vocacional, comportamental, e globalmente, para o bem-estar e saúde psicológica.

Tendo subjacente um Plano de Atividades elaborado anualmente, a intervenção psicológica desenvolve-se numa base colaborativa com outros serviços e profissionais, de modo intencional e organizado. O serviço desenvolve a sua ação em três grandes áreas: o apoio ao sistema de relações da comunidade educativa; o apoio ao desenvolvimento vocacional e de carreira; e o apoio e aconselhamento psicológico. As ações implementadas são complementares, podendo ocorrer em diferentes níveis de intervenção, priorizando-se intervenções de caráter preventivo e promocional, tal como indicado nos documentos que a nível nacional, e localmente, orientam os serviços a prestar.

Documentos de Referência para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar:
Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar
Perfil do Psicólogo da Educação
Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Atos dos Psicólogos
Serviços de Psicologia e Orientação no âmbito do Ministério da Educação – 1991

(Fontes: (DGE) Direção Geral de Educação e (OPP) Ordem dos Psicólogos Portugueses)





Horário

Todos os dias, de segunda a sexta-feira.


Local

Escolas do Agrupamento


Contacto


Email: spo@aegaianascente.pt
Telefone: 22 7823119
Apoio Psicopedagógico
O serviço desenvolve atividades nos domínios académico, socioemocional e comportamental, que visam o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens que frequentam as escolas deste agrupamento.
Estas atividades envolvem intervenção psicológica e psicopedagógica junto dos alunos, dos pais e encarregados de educação, dos docentes e de outros elementos da comunidade, através de práticas de consulta psicológica, consultoria, colaboração, formação e investigação-ação.
O apoio psicopedagógico assume um caráter sobretudo preventivo, podendo incluir intervenções de caráter individual, de grupo ou ações dirigidas a toda a organização escolar.
Apoio às redes de relações
O serviço promove ações alargadas que pretendem mobilizar os diferentes agentes educativos, entidades e serviços da comunidade para o desenvolvimento das respostas educativas a prestar na Escola.
Através de esforços conjuntos, complementares e continuados dos diferentes agentes, procuram-se criar respostas adequadas às necessidades dos alunos, bem como promover ambientes de aprendizagem mais positivos, seguros e saudáveis.
Apoio ao desenvolvimento vocacional
O serviço promove um conjunto de ações de capacitação dos jovens no sentido de identificarem o seu potencial e de mobilizarem os recursos pessoais e da comunidade nas tomadas de decisão, a nível educativo e formativo, e na gestão da trajetória pessoal.
Estas atividades são desenvolvidas junto dos alunos, em articulação com os pais e encarregados de educação, os docentes e outros elementos da comunidade.