Certificação EQAVET
A certificação EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) foi concebida para melhorar a Educação e Formação Profissional no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e das escolas ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes: numa forte articulação entre os decisores políticos, organismos reguladores, escolas, alunos/formandos, professores, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

No Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente o projeto de implementação do sistema de garantia da Qualidade EQAVET iniciou em setembro de 2019.

Os documentos referentes à sua implementação no agrupamento são os seguintes:

Documentos Base - [Documento]

Plano de Ação - [Documento]
Sucesso Escolar - Conclusão dos cursos
Out 2020
Curso Profissional de Multimédia
A taxa de sucesso no curso é de 70%, se não tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores. Concluíram o curso 14 alunos, dos 20 alunos da turma.



A taxa de sucesso no curso é de 52%, se tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores.


Curso Profissional de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria
A taxa de sucesso no curso é de 76%, se não tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores. Concluíram o curso 13 alunos, dos 17 alunos da turma.



A taxa de sucesso no curso é de 37%, se tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores.


Informações mais detalhadas podem ser consultadas no documento de Balanço do Sucesso Escolar [Documento].
Cerimónia de assinatura dos contratos de formação - 10ºano - Ensino Profissional
03 - 10 - 2020

A cerimónia de assinatura dos contratos de formação do Ensino profissional decorreu nos dias 15,16 e 17 de setembro.

Respeitando as regras impostas pela situação epidemiológica que se vive no pais, foram realizadas três sessões, uma para cada uma das turmas do 10ºano, e os professores de cada turma participaram na cerimónia por vídeo conferência.

A receção aos alunos e aos seus encarregados de educação foi conduzida pelo diretor de turma, diretor de curso, subdiretora do agrupamento e a coordenadora do ensino profissional do agrupamento. Estiveram ainda presentes alunos do 12ºano - embaixadores do curso - que partilharam a sua experiência e aconselharam os novos alunos.

Na cerimónia foram esclarecidos vários aspetos importantes e diferenciadores do ensino profissional, também foi referido que, ainda durante o primeiro trimestre deste ano letivo, terminará o processo de certificação EQAVET, iniciado em setembro de 2019.

Sucesso Escolar - Conclusão dos cursos
Julho 2020
Curso Profissional de Multimédia
A taxa de sucesso no curso é de 65%, se não tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores. Concluíram o curso 13 alunos, dos 20 alunos da turma.



A taxa de sucesso no curso é de 48%, se tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores.


Curso Profissional de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria
A taxa de sucesso no curso é de 53%, se não tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores. Concluíram o curso 9 alunos, dos 17 alunos da turma.



A taxa de sucesso no curso é de 26%, se tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores.


Informações mais detalhadas podem ser consultadas no documento de Balanço do Sucesso Escolar [Documento].
Avaliação da disciplina e das práticas pedagógicas
2019/2020


No final do ano letivo de 2019/2020 foi realizado um inquérito de satisfação aos alunos do ensino profissional, sobre a sua percepção acerca do seu desempenho, da avaliação das disciplinas e a avaliação do desempenho dos professores.
Escala de 1 a 4, em que 1 avaliação mais baixa/discordo e 4 avaliação mais alta/concordo.

Os resultados desse inquérito foram os seguintes:






Certificação EQAVET
20 - 02 - 2020


No dia 19 de fevereiro, a equipa EQAVET reuniu, em duas sessões distintas, entidades internas e externas aos cursos profissionais.
A atividade que decorreu sob a forma de um focus group, teve como objetivo auscultar todos os envolvidos. A primeira sessão foi realizada para os intervenientes internos: alunos, docentes e o serviço de psicologia e orientação. A segunda sessão contou com a presença de encarregados de educação, empresas que recebem alunos no âmbito da formação em contexto de trabalho, empregadores e instituições parceiras.
As conclusões destas sessões serão agora trabalhadas pela equipa EQAVET e serão tidas em conta no plano de ação.
Certificação EQAVET
30 - 01 - 2020

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.
O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.
Em Portugal, a implementação de sistemas de garantia da qualidade pelas escolas profissionais foi uma das condições ex-ante do Portugal 2020 - Acordo de Parceria 2014-2020 firmado entre o Estado Português e a Comissão Europeia, no âmbito do Programa Operacional Capital Humano, e deu origem à publicação de um diploma legal (decreto-lei n.º 92/2014, de 20 de junho). Neste diploma, é referido que as escolas profissionais devem implementar sistemas de garantia da qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos seus alunos, em articulação com o quadro EQAVET.
É dada a possibilidade de as escolas adotarem o modelo proposto ou de o adaptarem, considerando as práticas que já possam ter vigentes. O site em si tem sobretudo a preocupação de garantir a transparência, e de divulgar os instrumentos e as atividades de acompanhamento, verificação e publicação do processo, sempre na linha do que é e deve ser o EQAVET enquanto "cimento da «triangulação» dos instrumentos europeus" (Quadro Europeu de Qualificações, Europass e Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais).

No Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente o projeto de implementação do sistema de garantia da Qualidade EQAVET iniciou em setembro de 2019 e está a ser acompanhado pela Equipa de trabalho constituída por: Paula Lobo, Sónia Sousa, Lúcia Neves, José Avelino e Isilda Moura.
Para que seja garantido o sucesso neste projeto convidamos toda a comunidade educativa, docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação, ex-alunos, parceiros da comunidade a participar ativamente nele. Procuramos melhorar ao encontro das Vossas expetativas.
Certificação EQAVET
17 - 10 - 2019
Certificação EQAVET
16 - 10 - 2019

Gaia Nascente em processo de certificação EQAVET?
Porquê?
Porque queremos o melhor para os nossos alunos.