Critérios de Avaliação

← Voltar aos critérios

Critérios da disciplina Cursos Científico-Humanísticos

Animação e Lazer · 12.º ano · Ano letivo 2026/2027

Domínios / PonderaçãoObjetivos de aprendizagemInstrumentos de avaliação
Atividades Físicas e Aptidão Física70% Executar e aperfeiçoar técnicas e procedimentos de Orientação, nomeadamente leitura e interpretação de mapas, identificação de símbolos e referências, utilização da bússola, orientação pelo mapa, escolha de itinerários, navegação entre pontos de controlo, estimativa de distâncias e execução de percursos, aplicando estratégias de orientação com autonomia, capacidade de decisão, controlo do esforço e cumprimento das normas de segurança. Observação direta e sistemática; grelhas de observação; avaliação prática; realização de percursos de orientação; registos de desempenho; autoavaliação e heteroavaliação.
Conhecimentos10% Compreender os princípios e técnicas fundamentais da orientação, interpretando mapas, escalas, simbologia e coordenadas, utilizando corretamente a bússola e identificando procedimentos de planeamento, segurança e preservação do meio natural. Questionamento oral; fichas de trabalho; testes escritos; exercícios de leitura e interpretação de mapas; trabalhos de pesquisa; resolução de situações-problema; análise de percursos.
Atitudes e Comportamentos20% Participar de forma ativa, autónoma e responsável, demonstrando cooperação, persistência, capacidade de decisão e respeito pelas regras de segurança, pelos colegas e pelo meio natural. Observação direta e sistemática; grelhas de observação; registos de participação, empenho e comportamento; cumprimento das regras de segurança; autoavaliação e heteroavaliação.